Activity

1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade)

Download

Trail photos

Photo of1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade) Photo of1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade) Photo of1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade)

Author

Trail stats

Distance
9.89 mi
Elevation gain
1,775 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,821 ft
Max elevation
1,199 ft
TrailRank 
41
Min elevation
219 ft
Trail type
One Way
Moving time
4 hours 3 minutes
Time
5 hours 11 minutes
Coordinates
2835
Uploaded
March 20, 2023
Recorded
March 2023

near Arieiro, Coimbra (Portugal)

Viewed 210 times, downloaded 7 times

Trail photos

Photo of1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade) Photo of1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade) Photo of1a Etapa da GR do Ceira (Coimbra - Segade)

Itinerary description

https://cedas-veredas.blogspot.com/2023/03/1-etapa-grande-rota-do-ceira-coimbra.html

Com nascente localizada na Serra do Açor, por baixo do Pico (ou Cabeço) do Gondufo, junto à popular Aldeia de Xisto de Piódão, a mais de mil metros de altitude, o rio Ceira rasga a montanha ao longo dos seus quase 100 km, desaguando no rio Mondego, a montante de Coimbra. Ao longo dos tempos, este rio contribuiu para a fixação da população, incrementando a agricultura e a economia. No seu percurso vai regando terrenos, acionando engenhos, providenciando alimento, água e abrigo à vida selvagem, através das frondosas constituídas essencialmente por salgueiros, amieiros, freixos, choupos-negros, sanguinho-de-água, sabugueiros e feto-real, entre muitas outras espécies.
Decidimos iniciar esta Rota na foz, pelo que deixamos as viaturas junto ao Parque de Campismo e fomos em direção ao local em que o Ceira desagua no Mondego.
Passamos Ponte Pedonal do Rio Mondego e descemos até á sua margem esquerda onde os dois rios se encontram. Retornamos junto da EN 17, designada por Estrada da Beira, onde existe uma passagem pedonal para o futuro metro de superfície.
Seguimos em direção à Igreja Paroquial de Ceira e chegamos a Vendas do Ceira onde cruzamos o rio na ponte (EM 567), continuamos pela margem esquerda visualizando ao fundo a ponte do Cabouco da A13.
Continuamos pelas ruas estreitas e pelo Centro Cultural da Boiça e Eira-Velha, até à Ponte da Boiça.
Na sua passagem o rio Ceira ainda dá vida ao moinho de água que se mantém a funcionar, noutros tempos, as mulheres da povoação adquiriam aqui a farinha acabada de moer para fazerem a tradicional broa de milho, que acompanha a deliciosa chanfana (carne de cabra cozinhada em vinho no forno de lenha).
Mesmo em frente ao moinho, o rio oferece com a sua represa um local único que já serviu de palco a diversas atividades, desde jogos da água a encontros culturais. Dado a sua singularidade, os amantes da fauna fluvial poderão observar no final das tardes de Março/Abril um espetáculo único em que as bogas dão graciosos saltos fora de água.
Tentámos ir junto ao rio, por um antigo caminho entre hortas. Mas o pouco uso deu lugar a uma vegetação cerrada que fechou o trilho.
Tivemos de voltar atras e continuar pela estrada até entrar na localidade de Cabouco.
Esta aldeia é muito característica pelas casas que parecem “empoleiradas” ao longo da encosta. Neste lugar, devido à sua dimensão e à sua orografia, existem duas capelas, uma situada ao meio do lugar, a capela de Nossa Senhora da Saúde e outra no fundo do lugar, a capela de Santa Luzia.
Neste início de primavera é comum assistir à preparação dos campos para as sementeiras.
Prosseguindo pela estrada, designada por Av. Vale dos Mochos - um troço de alcatrão, com algum movimento e sem bermas, o que requer alguma atenção até à cortada para Foz do Mosteiro.
Já estamos no concelho de Miranda do Corvo.
O Ceira corre no vale profundo, e nós começamos a descer com a consciência de ter de subir novamente para chegar a Vale de Colmeias
Passamos por alguns viveiros de árvores, com a localidade de São Frutuoso na margem oposta do rio.
Atravessamos a povoação de Canas, com a sua singela capela e continuamos por um caminho alcatroado até à localidade de Vale de Colmeias.
Saímos da povoação junto ao campo de futebol abandonado, seguindo junto a umas estufas, entrando numa mata de eucaliptos
Após uma ingreme descida, cruzamos a estrada e entramos na localidade de Braços, avistando novamente o rio.
Descemos até junto do leito do Ceira, que passamos numa pequena ponte, continuando em direção a Segade. Caminhando ao longo do rio, com as margens cobertas de acácias, entramos na povoação. Avistamos a praia fluvial, que está localizada entre as localidades de Segade de Cá e Segade de Lá, pertencentes à freguesia de Semide.
Subimos pela povoação para reencontrar a Estrada da Beira, com a expectativa de petiscar as deliciosas iscas de fígado na Taberna Velharias, mas infelizmente estava fechada.
https://cedas-veredas.blogspot.com/2023/03/1-etapa-grande-rota-do-ceira-coimbra.html

View more external

Waypoints

PictographPhoto Altitude 251 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 346 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 281 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 315 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 253 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 309 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 686 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 528 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 807 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographReligious site Altitude 838 ft
Photo ofLocal religioso

Local religioso

PictographPhoto Altitude 1,118 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 608 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 584 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 419 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographRiver Altitude 424 ft
Photo ofRio

Rio

PictographPhoto Altitude 456 ft
Photo ofFoto

Foto

Comments  (2)

  • Photo of psalves (adetoco)
    psalves (adetoco) Jun 4, 2023

    Faço parte de uma direção de caminheiros que é ADETOCO em Coimbra em que sou o guia desta associação gostaria de saber se quando fez a 1° etapa do GR do Ceira, já era o percurso oficial. Ou fez parte de um grupo de desporto que esteve a marcar este GR do Ceira.

  • Photo of Jorge Costa Carvalho
    Jorge Costa Carvalho Jun 8, 2023

    Bom dia
    O percurso só está marcado após Serpins

You can or this trail