1ª ETAPA - ANILLO VINDIO DESDE POSADA DE VALDEÓN

Photo of1ª ETAPA - ANILLO VINDIO DESDE POSADA DE VALDEÓN Photo of1ª ETAPA - ANILLO VINDIO DESDE POSADA DE VALDEÓN Photo of1ª ETAPA - ANILLO VINDIO DESDE POSADA DE VALDEÓN

1963
September 7, 2015
September 2015

•   4.7 2 Reviews

near Posada de Valdeón, Castilla y León (España)

El Anillo Vindio, é o percurso circular menos exigente das opções do Anillo de Picos, percorre o Maciço Ocidental ou El Cornión. TRILHA COMPLETA DO ANILLO VINDIO DESDE POSADA DE VALDEÓN external

A modalidade escolhida de “El Anillo Vindio” teve como ponto de partida e fim a localidade de Posada de Valdeón, junto ao restaurante Begaño e divide-se em quatro etapas com pernoitas nos refúgios de Veja de Ario, Vegarredonda e Vegabaño.
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10731728" target="_blank">ETAPA 1: POSADA VALDEÓN – VEGA DE ARIO (POR CANAL DE TREA) external
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10738833" target="_blank">ETAPA 2: VEGA DE ARIO – VEGARREDONDA (PELOS LAGOS) external
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10748024" target="_blank">ETAPA 3: VEGARREDONDA – VEGABAÑO (POR VEGA HUERTA) external
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10753828" target="_blank">ETAPA 4: VEGABAÑO – POSADA VALDEÓN (POR PUERTO DE DOBRES) external

ETAPA 1: POSADA VALDEÓN - VEGA DE ARIO (POR CANAL DE TREA)

Esta primeira etapa de “El Anillo Vindio de los Picos” é a aproximação ao “El Cornión”. Iniciamos a jornada em Posada de Valdeón, junto ao Restaurante Begoña, seguimos o caminho sinalizado (PR) e depois de atravessar o Rio de Cares viramos à direita e seguimos pelo vale do rio ao longo da sua margem esquerda. A partir de La Fuente de Teja Oscura todo o percurso até Caín (4,5 kms) faz-se por estrada alcatroada.
Em Caín, aproveitamos os bares e comércio local para fazer o reforço da manhã. O desfiladeiro del Cares já é muito visível. Depois de retemperar forças seguimos o percurso pela Ruta del Cares, 1,5 kms à frente, na saída da Puente Bolin, viramos à esquerda pelo Canal de Trea.
Iniciamos o troço de maior dificuldade da etapa – vencer um desnível de quase 1200 metros em menos de 2,5 kms. A chuva deixou um início muito difícil e perigoso devido à lama que nos impedia de progredir em segurança, lá subimos com cuidado os primeiros 200m, pouco depois o canal de Trea prossegue por entre um bosque de faias e por último, um caminho de pedras. À medida que subimos e apesar das condições meteorológicas do dia, chuva miudinha e nevoeiro, temos a perceção da magnitude do Rio de Cares nos Maciços dos Picos, tornando-se apenas uma fenda que separa as enormes massas rochosas de Los Urriellos y el Cornión. Chegamos à Fuente del Pueyu, mas a ascensão continua agora por um caminho estreito, aproveitamos uma pequena ladeira para fazer uma pausa e continuamos caminho, avistamos um grande poço que parece inacessível – Huerto del Rey.
Desde aqui o sentido do caminho vira para oeste e a ascensão do dia terminou em Collado de las Cruces. Continuamos para norte, a única dificuldade deste troço é a necessidade de caminhar sobre rochas que obriga a subir e descer constantemente, um quilómetro à frente estávamos no Refúgio de Veja de Ario.

FICHA TÉCNICA:

Data de realização: 3 de Setembro 2015
Percurso: Posada de Valdeón - Caín - Puente Bolín (Ruta del Cares) - Canal de Trea - Collado De Las Cruces - Refúgio Vega de Ario
Distancia: 16,6 km
Marcha efetiva: 5:40 horas
Alojamento: Refúgio de Veja de Ario (http://www.elanillodepicos.com/en/vega-de-ario)
Jantar: Refúgio

SANTIJÁN

• Photo of Helena Carvalho
    Helena Carvalho Sep 9, 2015

A repetir!... De preferência sem chuva e sem nevoeiro, que causam dificuldades num percurso já por si com dificuldade acrescida pelo desnível elevado. A Ruta del Cares é fabulosa!... :)

Caminhantes Sep 9, 2015

Obrigado pelo comentário Helena.
    Se não fosse o nevoeiro seria simplesmente fabuloso apreciar o desfiladeiro de Cares desde o Canal de Trea.

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Oct 27, 2015

Mais uma descrição que nos deixa um desejo enorme de ir e apreciar. Obrigado pela partilha.

Caminhantes Oct 27, 2015

Obrigado pelo comentário PicosAlpinos!
    Excelente rota com paisagens fascinantes.
    Boas caminhadas!

• Photo of BananaRuiz
    BananaRuiz Oct 27, 2016

Fuimos un poco descerebrados, no sabíamos que la canal requería semejante esfuerzo físico. Después de mucho sudar llegamos al refugio! =)

• Photo of miguelno
    miguelno Apr 21, 2019

Caminhantes quisiera saber si la comida que llevaste para hacer las cuatros ruta te la llevaste desde el principio o en los refugios te reponía muchas gracias de ante mano

Caminhantes Apr 21, 2019

Hola miguelno!
    Llevamos comida para los almuerzos, la cena y el desayuno se trataron en los refugios...