Activity

17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais.

Download

Trail photos

Photo of17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais. Photo of17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais. Photo of17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais.

Author

Trail stats

Distance
3.64 mi
Elevation gain
230 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
230 ft
Max elevation
551 ft
TrailRank 
38
Min elevation
303 ft
Trail type
Loop
Coordinates
249
Uploaded
April 17, 2022
Recorded
April 2022
Be the first to clap
Share

near Zambujeiro, Lisboa (Portugal)

Viewed 141 times, downloaded 10 times

Trail photos

Photo of17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais. Photo of17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais. Photo of17-04-2022, Quinta do Pisão - Cascais.

Itinerary description

Quinta do Pisão - Cascais.

O que fazer?

Ateliê e passeios nos burros lanudos:
Passeio onde as crianças montam nos burros lanudos e neles percorrem a Quinta do Pisão. Passam pelos vários mosaicos naturais da Quinta: prado, bosque, espaço agrícola, ribeira.
É uma oportunidade para os mais novos conhecerem, ao vivo e a cores, a Natureza, espécies de flora e árvores típicas desta área, e animais como ovelhas e cavalos que vivem no Pisão. Para além dos passeios, os burros lanudos ajudam na gestão das pastagens biodiversas e controlo de matos da Quinta, evitando que se recorra frequentemente a outras formas de controlo do espaço (por exemplo, meios mecânicos). É, assim, uma forma de gestão natural que está em perfeita harmonia com os restantes ecossistemas. Estes animais integram a raça portuguesa Asinina de Miranda, uma espécie que está em vias de extinção, pelo que a presença dos burros lanudos na Quinta do Pisão é uma forma de contribuir para a sua conservação.
Horta da Quinta:
Os produtos são biológicos e certificados da época. Os visitantes podem ainda colher diretamente da terra. Estão também à venda ervas aromáticas, mel, marmeladas, compotas caseiras e lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão. Os produtos são comercializados ao quilo ou à unidade de acordo com os valores de mercado dos produtos biológicos.
Animais:
Para além dos burros lanudos, a Quinta do Pisão tem também alguns cavalos e um núcleo de ovelhas e borregos da raça campaniça. Mas ali vive ainda toda uma fauna específica do espaço natural do Pisão. São animais em estado selvagem, na medida em que a sua vivência está em perfeita harmonia com a Natureza. Por isso, nem sempre estão à vista dos visitantes. No entanto, um passeio mais atento (e silencioso) pode permitir às pessoas avistarem águias-de-asa-redonda, coelhos-bravos, perdizes-vermelhas, peneireiros ou garças-reais.
Observação de aves:
Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação das espécies de aves mais importantes que podem ser vistas no local.
Identificação da flora:
Ao longo dos vários caminhos da Quinta do Pisão encontram-se painéis interpretativos com identificação da flora mais significativa. Periodicamente são organizados percursos guiados por especialistas para identificação de aspetos concretos de botânica, nomeadamente plantas comestíveis.
Passeio Interpretativo:
Este passeio pretende desafiá-lo a aventurar-se pelos caminhos do Pisão. Propomos que explore esta área menos conhecida do Parque Natural de Sintra-Cascais mas repleta de valores naturais de grande importância.
Passeios a pé ou de Bicicletas:
Todo o espaço da Quinta pode ser explorado através de trilhos existentes no local e apropriados para passeios a pé e de bicicleta. De notar que o espaço da Quinta está sempre aberto à visitação. Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto ao parque de estacionamento local, aberto entre as 9h30 e as 18h00, diariamente.
Aluguer de bicicletas e de segways:
Poderá ser feito por marcação para atividadesnatureza@cascaisambiente.pt.
Ligação a pequenas e grandes rotas:
A Quinta do Pisão é atravessada pela “Rota das Quintas” (PR1), assim como pelo caminho de Fátima.
Tempo 1:35:00

Tempo em movimento 1:22:19

Velocidade média 3,7 km/h

Velocidade média de deslocação 4,2 km/h


Fonte: https://ambiente.cascais.pt/pt/quinta-do-pisao/o-que-fazer
S.I.

Comments

    You can or this trail