15-01-2022, Maceira, Cascata do rio Mourão, Maceira

Photo of15-01-2022, Maceira, Cascata do rio Mourão, Maceira Photo of15-01-2022, Maceira, Cascata do rio Mourão, Maceira Photo of15-01-2022, Maceira, Cascata do rio Mourão, Maceira

January 15, 2022
January 2022

near Maceira, Lisboa (Portugal)

Com organização da recém criada Gotrekking Portugal, participei nesta manhã fria de Sábado, na companhia de alguns amigos, numa caminhada que teve como concentração e partida a localidade de Maceira.

Logo após a saída de Maceira visitamos o Campo de Lapiás da Granja dos Serrões, (1), que mereceu atenta observação de todos os participantes.
O Sítio Classificado da Granja dos Serrões e Negrais é uma área classificada de grande sensibilidade pelas suas características geomorfológicas, florísticas e paisagísticas.
Classificado como geomonumento foi identificado por Paul Choffat e mais tarde estudado pelo seu valor arqueológico, consistindo num conjunto de Mega lapiaz em calcários apinhoados do Cretácico Superior, com 95 milhões de anos, algo relevante a nível nacional.
Neste local existem vestígios de ocupação humana desde o neolítico.
Seguindo rumo ao destino principal a Cascata do rio Mourão, ou de Anços como é mais conhecida, depois de efectuar o atravessamento do rio Lizandro iniciamos a ascensão que nos leva à cascata.
Não obstante o inverno tenha sido parco em termos de pluviosidade a cascata aprestava um caudal vistoso com algum registo, muito embora minguo quando comparado com outras visitas em altura análoga.
Este bucólico cenário ainda não há muito tempo foi alvo de ampla divulgação quando integrou o genérico da telenovela Jardins Proibidos, da TVI, tendo na altura os seus acessos sido alvo de alguma beneficiação e identificação.