Photo of13° dia Caminho da Fé: Campos do Jordão-SP: Horto Florestal-SP (Guaratingueta-Pedrinhas) x Gomeral-SP Photo of13° dia Caminho da Fé: Campos do Jordão-SP: Horto Florestal-SP (Guaratingueta-Pedrinhas) x Gomeral-SP Photo of13° dia Caminho da Fé: Campos do Jordão-SP: Horto Florestal-SP (Guaratingueta-Pedrinhas) x Gomeral-SP

September 21, 2021
September 2021

near Rancho Alegre, São Paulo (Brazil)

Décimo terceiro dia no Caminho da Fé: 21/09/21

Regiao de Campos do Jordao faz bastante frio.

Via escolhida para chegar a Aparecida-SP:
Por Guaratingueta (Pedrinhas)
Ate o pernoite na Pousada Alem das Nuvens em Gomeral.

Do nosso cantinho hostel em Campos do Jordão ate o Horto florestal fui de carro com Ronaldo as 5h da manha - 14,37km.

Realmente um trecho em asfalto muito perigoso e sem acostamento, com curvas fechadas que se vier um veiculo praticamente te atropela...
Todos indicam fazer esse trecho de carro ou ônibus, ainda mais que vc andara uma quilometragem alta dependendo de onde for se hospedar nesse dia em Gomeral.

Pra se deslocar de carro em Campos do Jordao ate o horto, o
Ronaldo que é cunhado de Beth do hostel nosso cantinho, faz esse deslocamento.
Geralmente o uber nao faz de madrugada e de dia tbm é a maior dificuldade de alguém te atender.

Nao espere por uber ou onibus - acione o Ronaldo - carro pequeno de passeio:

12 99642-0751 - Ronaldo – Valor de R$ 30,00 - por pessoa em setembro 2021

Ou verifique onde for dormir em Campos do Jordao algum transporte que faça esse translado de madrugada pra vc.

Uma opção tbm é acionar o translado @transtourexecutivo
Segue contato: Ana Paula: 12-98264-2769.
Ela faz esse deslocamento e tour na cidade.

O Anderson tbm faz esse translado, transporte de mochila ou qualquer outro apoio no caminho da fé: 12-99718-1682
@andersoncastrobikeamarela

Se precisar de uma van, acione o Zé: 12-99640-4168

Fiquei sabendo que tem um onibus que sai as 6:30h sentido horto florestal no ponto de onibus ao lado do Emporio suiço na Rua Brg. Jordao.

O inicio de caminhada foi as 5:39h na estrada de terra " Pedrinhas ".

A entrada e inicio da estrada de terra pra continuar o caminho da fé, esta no maps descrito dessa forma: " Estrada Pedrinhas Caminho da Fé "
A estrada: " Estrada das Pedrinhas "

Desafio do dia:

* uma longa subida logo de cara qd inicia a caminhada de 5,73km intercalando com alguns pontos de respiro - trecho com mata e bem sombreado - chega a fazer frio;

*Uma descida forte após o km 12,40 da capelinha num barranco.
O total dessa descida é de 12,8km. Termina em frente a entrada para a Pousada Monte Verde. Intercala vez ou outra com pontos em plano, mas logo a descida de novo.
As pedrinhas do caminho nao te deixa firmar o pé direito. Tem q ficar bem atento na pisada para nao virar o pé. O esforço nessa longa descida é bem maior.
Após dias de caminhada e um acumulo de quilometragem nas pernas, nao tem joelho que aguente essa descida e esforço físico.
Mas a verdade é que tudo valera a pena desse sacrifício de estar onde realmente vale estar.
Nessa descida vc poderá ver esquilos se estiver em silencio, fora a 1° imagem mesmo que de longe, da Basílica de Nossa Senhora Aparecida na regiao de Gomeral e tbm a bela e enorme cachoeira veu de noiva nas serra de gomeral.

Foco, Força e Fé.

Hospedagens no caminho:

Pousada Santa Maria da Serra: 012-99715-8154
Trutaria Bela Vista Gomeral: 012-99792-0054
Pousada Dona Ana Gomeral: 012-99778-6099
Além das Nuvens Pousada e Restaurante: 012-99777-0535
eu fiquei aqui e foi maravilhoso!!!
Cafe da manha com uma moldura de frente a serra com a paisagem mudando o tempo todo!!! Foi Surreal.... Ficaria aqui por horas sem fim...

Tem outras opções de hospedagens em Gomeral.
Verifique pelo maps.

Ponto de atrativos levantados:

* Mirante do Pau arcado - no km 3.91

* Capelinhas no caminho

* Linda vista do vale e serras em Gomeral - no km 18,43
se vc reparar bem na serra a sua frente vera a cachoeira Véu de Noiva caindo do mais alto da serra!!! O lugar é incrível!!! Tem como ver tbm a basílica longe se estiver um dia sem fumaça por conta das queimadas.

Resumo de pontos importantes no meio do caminho em setembro período de seca:

1° - Pousada St Maria estava fechada, mas geralmente fica aberta. Se ela estiver fechada, logo a frente a Esq tem um galpao onde fica um funcionário q vende bebidas e paçoca de amendoim. Rafael - 12.13km

2° - Trutaria e pousada - Hospedagem, almoço, lanches e bebidas em geral. Se vc for comer aqui, tem como atravessar por la e chegar na estrada de trás sem ter q dar uma volta por onde vc entrou -15,01km

3° - tem algumas capelas com agua e um riacho que desce a serra.
Tem que potabilizar a agua pra beber.

4° - Encanto da montanha Restaurante e Hospedaria (Fran) - Almoço, lanches, bebidas em geral e banheiro – linda vista do vale de Gomeral - 19,84km

5° - café no Caminho fica ao lado do Encanto da montanha Restaurante.

Pra início de caminhada fiquei hospedada no:

Nosso Cantinho Hostel
Campos do Jordao-SP
Contato: 12-99646-5851
Fornece janta e cafe da manha

E pro pernoite desse dia:
Pousada e Restaurante Além das Nuvens
Gomeral-SP
Contato: 12-99777-0535
Fornece janta e cafe da manha

Dica:
Vale ficar um dia ou mais aqui no bairro do Gomeral que está encravado na parede da Serra da Mantiqueira, um local repleto de vales, mirantes, montanhas, pássaros, subir ao Cume da Pedra Grande e conhecer as cachoeiras Onça, Véu e mais outras duas.
O filho da Alice da Pousada e Restaurante Além das Nuvens é guia e conhece tudo da região. Guia Wanderson Chiaradia.

OBS:

1° No caminho tem muita cortesia de moradores que colocam canos ou mangueiras disponibilizando agua. Somente beba diretamente da fonte onde estiver escrito AGUA POTAVEL. Mesmo assim algumas ainda fiquei na duvida e filtrei para tomar e nao me arriscar.
Leve um filtro sawyer ou clorin para potabilizar a agua e nao pegar uma infecção.
Tem varios relatos de agua contaminada e pessoas que passaram mal.

2° Nos Waypoint tem algumas informaçoes de quilometragem e horário que passei naquele local. É uma forma de fazer um diário de bordo pessoal. Favor ignorar.

Photo of5.39h início de caminhada em estrada de terra após o carro me deixar aqui. Ainda estava um pouco escuro Photo of5.39h início de caminhada em estrada de terra após o carro me deixar aqui. Ainda estava um pouco escuro Photo of5.39h início de caminhada em estrada de terra após o carro me deixar aqui. Ainda estava um pouco escuro

Estrada das pedrinhas. Vai faltar 45km ate Aparecida. Regiao bem fria. A Pousada santa Maria fica a 11km. Estrada tranquila e com pouco fluxo de carros - cuidado com os bikers. Ande sempre pelo lado esquerdo de forma que possa ver os veiculos de frente e as bicicletas terem livre acesso pela direita.

Photo ofMirante pau arcado. Vê a pedra do baú. Pousada Santa Maria distante 7,5km - 3.91km 6.52h Photo ofMirante pau arcado. Vê a pedra do baú. Pousada Santa Maria distante 7,5km - 3.91km 6.52h Photo ofMirante pau arcado. Vê a pedra do baú. Pousada Santa Maria distante 7,5km - 3.91km 6.52h

na Pousada santa maria tem pouso, lanches... qd nao esta fechada

5.77km só de subida até aqui.

Photo ofEsq. - placa: mirante S.J. dos alpes a direita (olhe uma seta apontando) o mirante fica 1,4km de ida - 6.85km 7.41h Photo ofEsq. - placa: mirante S.J. dos alpes a direita (olhe uma seta apontando) o mirante fica 1,4km de ida - 6.85km 7.41h

ida e volta vai dar a mais 2,8km - o mirante parece muito lindo pelas fotos. Falta 8km ate Trutaria Bela Vista. Logo a frente fica o ponto mais alto do caminho da fe com altitude de 1.965m

Photo ofcapelinha, casa abandona e água sem acesso. 9.25km 8.15h Photo ofcapelinha, casa abandona e água sem acesso. 9.25km 8.15h Photo ofcapelinha, casa abandona e água sem acesso. 9.25km 8.15h

capelinha, casa abandona e água sem acesso. 9.25km 8.15h

Photo ofDir - nessa bif a esq vai para casa de madeira e em cima da serra com vista para gomeral - mirante - 10.70km 8.47h Photo ofDir - nessa bif a esq vai para casa de madeira e em cima da serra com vista para gomeral - mirante - 10.70km 8.47h

PictographMountain hut Altitude 6,161 ft
Photo ofPousada Santa Maria estava fechado qd passei. Logo a frente a Esq tem um funcionário q vende bebidas. 12.13km 9.09h Photo ofPousada Santa Maria estava fechado qd passei. Logo a frente a Esq tem um funcionário q vende bebidas. 12.13km 9.09h Photo ofPousada Santa Maria estava fechado qd passei. Logo a frente a Esq tem um funcionário q vende bebidas. 12.13km 9.09h

Na pousada tem variedade em lanches e bebidas. No galpão apenas bebidas e paçoca de amendoim. Banheiro nos 2 locais. No galpão fica a linda imagem de nossa senhora Aparecida e são bento numa capelinha.

PictographProvisioning Altitude 6,152 ft
Photo ofAqui o funcionário Rafael vende paçoca e bebidas. Tem banheiro e linda capelinha - 12.22km Photo ofAqui o funcionário Rafael vende paçoca e bebidas. Tem banheiro e linda capelinha - 12.22km Photo ofAqui o funcionário Rafael vende paçoca e bebidas. Tem banheiro e linda capelinha - 12.22km

PictographReligious site Altitude 6,171 ft
Photo ofcapela do barranco a Dir - logo começa uma forte descida a frente - 9.33h 12.40km Photo ofcapela do barranco a Dir - logo começa uma forte descida a frente - 9.33h 12.40km Photo ofcapela do barranco a Dir - logo começa uma forte descida a frente - 9.33h 12.40km

Essa descida de gomeral é longa e muito exigente.

Photo ofUma descida forte e exigente de 12,8km passando todo o gomeral ate a entrada da Pousada Monte verde / 9.39h 12.83km Photo ofUma descida forte e exigente de 12,8km passando todo o gomeral ate a entrada da Pousada Monte verde / 9.39h 12.83km

Será 12,8km de descida forte passando todo o gomeral ate a entrada da pousada e restaurante monte verde tendo alguns pontos de respiro com plano e de novo mais descida. Depois da pousada monte verde fica plano - graças a Deus

Photo ofMirante e capela no alto. Sobe esse mirante e veja o vale do outro lado da estrada - 13.41km 9.52h Photo ofMirante e capela no alto. Sobe esse mirante e veja o vale do outro lado da estrada - 13.41km 9.52h Photo ofMirante e capela no alto. Sobe esse mirante e veja o vale do outro lado da estrada - 13.41km 9.52h

Aqui começa o zig zag da interminável descida de gomeral. Esse trecho da estrada é muito engraçada.... a cada curva uma surpresa!!! Ou é mais descida, ou é uma bela paisagem, uma capela, a vista da Basilia ao longe, serras da Mantiqueira, cachoeira no paredão da serra, esquilo.... Que lugar incrivel!!! Mas aja joelho...

PictographReligious site Altitude 5,722 ft
Photo ofcapela n.s. aparecida e torneira com água a frente dela - nao sei se é potavel - 13.80km 10h Photo ofcapela n.s. aparecida e torneira com água a frente dela - nao sei se é potavel - 13.80km 10h Photo ofcapela n.s. aparecida e torneira com água a frente dela - nao sei se é potavel - 13.80km 10h

Photo ofTrutaria a esq.almoço, bebidas e uma linda vista do vale de gomeral e da basilica em dias nao cinzentos- 15.01km 10.28h Photo ofTrutaria a esq.almoço, bebidas e uma linda vista do vale de gomeral e da basilica em dias nao cinzentos- 15.01km 10.28h Photo ofTrutaria a esq.almoço, bebidas e uma linda vista do vale de gomeral e da basilica em dias nao cinzentos- 15.01km 10.28h

Na Trutaria tbm tem hospedagem. Aqui ja ve a Basilica de longe estando no deck de madeira. Caso vc lanche aqui, tem uma rota aqui por dentro que sai em outro portao na estrada de baixo seguindo o caminho da fe. Ai vc nao tem q dar a volta por onde entrou.

PictographReligious site Altitude 4,360 ft
Photo ofgruta d são peregrino. Tem Água no cano. 17.02km 11.20h Photo ofgruta d são peregrino. Tem Água no cano. 17.02km 11.20h Photo ofgruta d são peregrino. Tem Água no cano. 17.02km 11.20h

gruta d são peregrino. Tem Água no cano. 17.02km 11.20h

PictographReligious site Altitude 4,150 ft
Photo ofCapela N.S. Aparecida. Fitinha gratuita. Torneira com agua - 17.76km Photo ofCapela N.S. Aparecida. Fitinha gratuita. Torneira com agua - 17.76km

Capela N.S. Aparecida. Fitinha gratuita. Torneira com agua - 17.76km

ao voltar a caminhar olhe a sua frente nessa serra e tente ver a cachoeira veu de noiva. Ela é imensa. Acesso gratuito mas muito dificil. Tem q tirar um dia inteiro para visitação. Tem um guia na pousada alem das nuvens q conhece todas elas. Nesse vale tem varias cachoeiras.

Qd cheguei no vale de gomeral é q tive a proporção de tudo. Não iria conseguir ir nas cachoeiras em meio período.

mercadinho Gomeral a 1.6km. 19.52km

Bloco sextavado

PictographProvisioning Altitude 3,481 ft
Photo ofEncanto da Montanha - Excelente almoço com bela vista. (Fran) O cafe do caminho fica aqui ao lado.19.84km 12.19h Photo ofEncanto da Montanha - Excelente almoço com bela vista. (Fran) O cafe do caminho fica aqui ao lado.19.84km 12.19h Photo ofEncanto da Montanha - Excelente almoço com bela vista. (Fran) O cafe do caminho fica aqui ao lado.19.84km 12.19h

tem banheiro. Recomendo o PF peregrino. Veja a foto. Podemos ver a basilica daqui em dias nao cinzentos, com fumaça. No cafe do caminho ao lado tem um binoculo.

PictographReligious site Altitude 3,497 ft
Photo ofCapelinha e torneira ao lado do café do caminhho - tem luneta para ver a basilica Photo ofCapelinha e torneira ao lado do café do caminhho - tem luneta para ver a basilica

14.30h início de novo

PictographReligious site Altitude 3,488 ft

gruta são José. 14.36h 20.25km

PictographMountain hut Altitude 3,533 ft

Pousada dona Ana. 20.34km

PictographMountain hut Altitude 3,422 ft
Photo ofPousada além das nuvens. Alice e seu filho que é guia Wanderson - cafe da manha diante de uma moldura magica - 20.75km 14.46h Photo ofPousada além das nuvens. Alice e seu filho que é guia Wanderson - cafe da manha diante de uma moldura magica - 20.75km 14.46h Photo ofPousada além das nuvens. Alice e seu filho que é guia Wanderson - cafe da manha diante de uma moldura magica - 20.75km 14.46h

pacote cama, janta e cafe - alem da bela paisagem do vale de gomeral e as serras. O filho da Alice é guia e conhece toda a regiao de Gomeral podendo levar vc as cachoeiras e a pedra grande de gomeral. Vale tirar um dia ou dois para conhecer tudo e ficar mais tempo nesse lindo vale. Levei um susto com tamanha beleza desse lugar. Eu deveria ter ficado aqui pelo menos uns dois dias e aproveitar mais. Tem uma bela capela com torneira na estrada.