Activity

13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme

Download

Trail photos

Photo of13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme Photo of13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme Photo of13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme

Author

Trail stats

Distance
5.83 mi
Elevation gain
945 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
945 ft
Max elevation
686 ft
TrailRank 
34
Min elevation
686 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 54 minutes
Coordinates
1391
Uploaded
November 13, 2021
Recorded
August 2021
Be the first to clap
Share

near Ulgueira, Lisboa (Portugal)

Viewed 132 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo of13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme Photo of13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme Photo of13-11-2021, Ulgueira, Penedo, Colares e Almoçageme

Itinerary description

Segunda versão do caminho já efectuado denominado "quatro aldeias".
Dado ser um trilho muito agradável de fazer particularmente pelas vistas de excelência que nos acompanham um pouco por todo o traçado resolvi convidar dois amigos e na companhia da minha esposa lá fomos os quatro percorrer este belo trilho.
Com partida da aldeia da Ulgueira junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira, esta igreja de fundação quinhentista, destaca-se, no exterior, por um singular portal maneirista, datado de 1566. O pórtico constitui-se a partir de uma desenvolta “serliana”, cujo frontão recortado apresenta arrojada e erudita concepção, provavelmente da autoria de Francisco de Holanda, assim como a pia de água benta conservada no interior, representando uma pátera.
A primeira parte deste trilho efectuado em piso descendente de macadame muito degradado e solto, que aconselha a utilização de bastões de caminhada, certamente também uteis na subida posterior que se avizinha.
Cerca de 1600 m depois é efectuado o primeiro atravessamento da N247 para pouco depois passar o lugar de Casas Novas e daí, por um singular caminho, subir até à Capela de Santo António do Penedo.
A descida para Colares é efectuada pela Rua da Costa, refira-se mais trilho que Rua, porem também apresenta vistas de excelência, ao caso, para a Serra de Sintra.
Depois de sair da Rua da Costa e passar sob o arco da Quinta do Mazziotti, correspondente ao palácio onde viveu e trabalhou o sábio bacteriologista Carlos França (1877-1926) descemos ainda um pouco na Rua Cândido dos Reis, vulgo estrada do Penedo, para antes, do pelourinho e antiga escola primaria, (que merecem visita), virar para Rua da Quinta do Conde seguindo até ao belo portal da Quinta do Pompeiro, antiga propriedade do ex presidente da C.M.S. Comendador João Justino.
Entrado no Caminho do Corvo, depois de passar o arco da Quinta do Pompeiro seguimos por um caminho em macadame que mais à frente evidencia registos pontuais de calçada aparentando ser bastante antiga.
Posteriormente, depois da passagem por uma pequena ponte, alarga o caminho terminado com o segundo atravessamento da N 247 para entrar no caminho fronteiro que conduz até Almoçageme, localidade que é contornada para seguir para a Rua da Praia da Adraga, muito embora neste ponto tenhamos ido ao largo onde se realiza o mercado quinzenal.
Dada a elevada dificuldade do traçado final foi decidido que a minha esposa e a Isabel, ficariam neste ponto à nossa espera pois tínhamos deixado o carro na Ulgueira
Seguimos pela estrada da Adraga para pouco depois entrar para um desvio à nossa esquerda, a Estrada da Bica.
A partir deste ponto seguimos ainda em sentido descendente, porem pouco depois começa a penosa subida de aproximadamente 1500 m até ao destino, a Ulgueira
Esta parte do caminho pauta-se pela nobreza das vistas que nos propicia.

Comments

    You can or this trail