Photo of12° dia Caminho da Fé: Pousada Barão Montes-SP (Bairro Campista) x Nosso Cantinho Hostel com atrativos(Campos do Jordão/SP) Photo of12° dia Caminho da Fé: Pousada Barão Montes-SP (Bairro Campista) x Nosso Cantinho Hostel com atrativos(Campos do Jordão/SP) Photo of12° dia Caminho da Fé: Pousada Barão Montes-SP (Bairro Campista) x Nosso Cantinho Hostel com atrativos(Campos do Jordão/SP)

September 20, 2021
September 2021

near Bairro Campista, São Paulo (Brazil)

Decimo segundo dia no Caminho da Fé: 20/09/21

Qd cheguei em Campos do Jordão-SP visitei o Mosteiro de São João (Monjas Beneditinas) que tbm agora em 2022 hospeda (ligue e antecipe sua estadia - o lugar é incrível) e a Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus. Esta tudo no wikiloc.

Desafio do dia:
Continuando o trecho em asfalto, após o Barão Montes, cuidado qd começa a descer a serra ainda no asfalto, pois vc só terá os barracos altos para se encostar e os carros não te atropelarem no trecho final para chegar na entrada da Vila Campista.
Esse trecho é MUITO perigoso!

Ponto de atrativos levantados:

* Parque dos lagos na entrada da Vila Campista antes do restaurante araucária - entrada gratuita - tem banheiro e vários lagos com belas estátuas em mármore e um lindo jardim. Tem uma area de lanchonete e restaurante na estrada atrás de onde se entra. Nao fui ver. Ao que parece aqui tem pousada, mas nao sei sobre - fica no km 4.91 andado desse dia. Pousada dos Lagos: 12-99662-2808.

* Cachoeira do Vale encantado - que na verdade é um ótimo poço pra banho, descansar - nao vi cachoeira - 17,55km

* Igreja N.S. da Saúde – 20.33km

Após deixar o mochilao no Hostel, fui ao mosteiro e a igreja - foram 4km total para conhecer os 2 atrativos e voltar para o hostel:

* Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - lojinha, lindo jardim - 23.51km.
O mosteiro em 2022 se tornou um local para hospedagem de peregrinos.
É possível se hospedar no mosteiro com pacote completo: cama, janta e café da manhã (março 2022 - R$ 120,00).
O mosteiro é um local sagrado com amplo espaço e lugares cheio de muitas orações, silencio e reflexão, entao exige um comportamento de mais respeito e educação, pois nao é igual um hostel ou uma pousada.
Pra quem gosta de um local mais reservado, delicado e muito lindo, o local é perfeito para ficar. Eu ficaria aqui com certeza, pois amo lugares assim de muita paz e bela construção envolvida com um perfeito jardim.
Ligue com muita antecedência para reserva.
Mosteiro de São João: Fone: (12) 3673-1060 /Celular: (12) 9.9715-9535

* Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus - 24.25km

* Se atentar que geralmente as igrejas fecham as 17h. *

Em Campos do Jordao é possivel fazer passeio de trem ou bonde. Segue o link para pesquisa:

Dentro de Campos do Jordão, no alto da serra da Mantiqueira, dois percursos são feitos por três linhas:

Bonde Turístico — de Emílio Ribas ao portal de Campos do Jordão;

Bonde Turístico Urbano — de Emílio Ribas à Vila Abernéssia; e

Maria Fumaça — de Emílio Ribas à Vila Abernéssia.

Esta no maps: Estação Emílio Ribas (Abernéssia)
012-3663-1531

Resumo de pontos importantes no meio do caminho em setembro período de seca:

1° - Restaurante Araucária - Lanches, almoço e bebidas em geral - 6,08km;

2° - Logo a frente do Restaurante Araucária, tem a casa de apoio de Dona Rose com pouso e lanches. Abasteça aqui ou no restaurante Araucaria, pois o próximo ponto será a 7,7km a frente na Paradinha do Pita (um quiosque com lanches);

3° - Paradinha do Pita - Oralina Goncalves - Lanches e bebidas em geral - 13.76km;

4° - Bella Pães Padaria - Lanches, banheiro e bebidas em geral – 21,06km;

Pra início de caminhada fiquei hospedada na:

Pousada e Restaurante Barão Montês (Bruna / Ricardo)
Contato: 12-99741-9986
Fornece janta e cafe da manha

E pro pernoite desse dia:

Nosso Cantinho Hostel (Beth e familia)
Campos do Jordao-SP
Contato: 12-99646-5851
Fornece janta e cafe da manha

Pra se deslocar de condução em Campos do Jordao ate o horto florestal onde começa a estrada de terra de pedrinhas para Gomeral, o Ronaldo que é cunhado de Beth do hostel nosso cantinho, faz esse deslocamento. Do Hostel ate a entrada e inicio de caminhada no Horto Florestal, foi 14,36km.

Geralmente o uber nao faz de madrugada e de dia tbm é a maior dificuldade de alguem te atender.
Nao espere por uber ou onibus - acione o Ronaldo:

12 99642-0751 - Ronaldo – Valor de R$ 30,00 - por pessoa em setembro 2021
(carro de passeio)

Tem tbm o @transtourexecutivo que faz esse deslocamento e outros.
Veja com Ana Paula: 12-98264-2769

Se precisar de uma van, acione o Zé: 12-99640-4168

Ou verifique onde ficar hospedado alguém que possa fazer o translado do dia seguinte, pois a via de acesso realmente é muito perigosa e arriscado, além do que vc ira andar muito pela estrada de pedrinhas, que é bem exigente.
Nao deixe para ir de onibus ou uber.
Arrume algum meio de transporte particular para nao ficar na mao.

Pontos de atrativos que visitei em Campos do Jordão:

Pesquise sobre:

* Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas

* Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus - Campos do Jordão

Pedra do baú: Os 3 irmãos segundo a lenda.
Pesquise sobre depois:

OBS: nos Waypoints tem algumas informações de quilometragem e horário que passei naquele local. É uma forma de fazer um diário de bordo pessoal. Favor ignorar.

🚯 Seja consciente! Não jogue lixo na natureza.
Traga todo resíduo que você produzir até o descarte em local apropriado na cidade.

PictographMountain hut Altitude 5,679 ft

6.55h saida do Barao Montes

Tenha cuidado nesse trecho de asfalto a seguir, pois não tem acostamento e é muito perigoso. Andei mais pelo lado esquerdo, qd as vias não tinha meio de caminhar com maior cuidado. Vendo o veículo de frente, vc pára e o deixa passar.

Photo ofEsq entrada para o pq dos lagos - gratuito e muito lindo - na entrada tem uma bifurcação - 7.57h 4.91km /5.91 Photo ofEsq entrada para o pq dos lagos - gratuito e muito lindo - na entrada tem uma bifurcação - 7.57h 4.91km /5.91 Photo ofEsq entrada para o pq dos lagos - gratuito e muito lindo - na entrada tem uma bifurcação - 7.57h 4.91km /5.91

nessa bifurcação assim q entra no parque, a esq vai para uma area onde fica a lanchonete, restaurante e chales onde pode se hospeda. Não fui nessa parte detrás. Andei 1km dentro do pq pra ver as estatuas e os lagos. Aqui tbm é pousada: Pousada dos Lagos: 12-99662-2808

Photo ofala das estátuas de mármore - 5.60km Photo ofala das estátuas de mármore - 5.60km Photo ofala das estátuas de mármore - 5.60km

ala das estátuas de mármore - 5.60km

Photo ofEntrando na Vila campista - logo a frente vire a dir no Rest araucaria e tenha cuidado com abordagens! Photo ofEntrando na Vila campista - logo a frente vire a dir no Rest araucaria e tenha cuidado com abordagens!

Photo ofDir - aqui restaurante araucária-abasteça aqui no restaurante ou na Rose a frent, pois por 7,7km nao tem nada - 8.31h 6.08km Photo ofDir - aqui restaurante araucária-abasteça aqui no restaurante ou na Rose a frent, pois por 7,7km nao tem nada - 8.31h 6.08km

Aqui na vila campista após passar a direita do restaurante araucária onde tem uma placa com alguns telefones, vc vai passar pelo ponto de apoio da dona Rose onde tem pouso, almoço, bebidas e adentrar um local meio cauteloso, onde tbm tem uma mercearia mais a frente - nao fale com estranhos se te abordar... Alguns contatos: Restaurante e pousada araucária: 12-99678-1402 / Pousada e lanchonete da Aline: 12-99788-1034 / pousada refugio São José a 500m do restaurante araucária: 12-99754-4924

PictographMountain hut Altitude 4,703 ft
Photo ofCasa de Apoio da Dona Rose - pouso, almoço marcado com antecedência, lanches, bebidas e carimbo Photo ofCasa de Apoio da Dona Rose - pouso, almoço marcado com antecedência, lanches, bebidas e carimbo Photo ofCasa de Apoio da Dona Rose - pouso, almoço marcado com antecedência, lanches, bebidas e carimbo

serve almoço

Photo ofEsq - inicio de estrada d terra agora - aqui tem um mercado - me senti muito insegura neste local, por isso nao parei - 6.54k Photo ofEsq - inicio de estrada d terra agora - aqui tem um mercado - me senti muito insegura neste local, por isso nao parei - 6.54k Photo ofEsq - inicio de estrada d terra agora - aqui tem um mercado - me senti muito insegura neste local, por isso nao parei - 6.54k

Cuidado com estranhos.... abordagem.... ignore quem seja

Uma vegetação bem diferente da região de Minas. Estrada estreita com pouco movimento até começar a adentrar a periferia de campos do Jordão.

Não sei se é potavel

Photo ofMirante a dir - ve a pedra do bau, ana chata e bauzinho - 11.54km 10.09h Photo ofMirante a dir - ve a pedra do bau, ana chata e bauzinho - 11.54km 10.09h Photo ofMirante a dir - ve a pedra do bau, ana chata e bauzinho - 11.54km 10.09h

Mirante a dir - ve a pedra do bau, ana chata e bauzinho - 11.54km 10.09h

Sabendo que podemos ver a pedra do baú desse ponto, ande um pouco mais e olhe em sua direção até poder ver um pico de cada vez. A pedra do baú tem um formato mais quadrado desse ponto, o pico a sua esquerda é Ana chata e o da direita o bauzinho. Os 3 irmãos segundo a lenda. Pesquise sobre depois: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/inverno/2016/noticia/2016/06/maldicao-transformou-tres-irmaos-no-complexo-da-pedra-do-bau-diz-lenda.html

Photo ofEsq - aqui varias placas - tem como ir pra pedra do bau por aqui tbm - 13.06km 10.31h Photo ofEsq - aqui varias placas - tem como ir pra pedra do bau por aqui tbm - 13.06km 10.31h

Photo ofAqui o quiosque Paradinha do Pita - Ótimos lanches, bebidas, sorvete, wifi e seguir a Esq o C.F. - 13.76km 10.44h Photo ofAqui o quiosque Paradinha do Pita - Ótimos lanches, bebidas, sorvete, wifi e seguir a Esq o C.F. - 13.76km 10.44h Photo ofAqui o quiosque Paradinha do Pita - Ótimos lanches, bebidas, sorvete, wifi e seguir a Esq o C.F. - 13.76km 10.44h

Nao coloque limites em seus sonhos, coloque fé. (frase do local) proprietaria: Oralina Goncalves e amiga

Daqui pra frente vc já está entrando na zona de periferia de campos do Jordão. Tem mais fluxo de veículos e gente. Tenha mais cautela e cuidado. Continue andando pelo lado esquerdo

Photo ofEstava fechado. Pizzaria talismã. Açaí, bolos...- ver - 14.91km Photo ofEstava fechado. Pizzaria talismã. Açaí, bolos...- ver - 14.91km

Estava fechado. Pizzaria talismã. Açaí, bolos...- ver - 14.91km

Photo ofSeguir reto - placa indica pousada Ninho verde a 3,5km - 16.13km 12h Photo ofSeguir reto - placa indica pousada Ninho verde a 3,5km - 16.13km 12h

Seguir reto - placa indica pousada Ninho verde a 3,5km - 16.13km 12h

Photo ofEsq entrada de trilha pra cachoeira vale encantado - acessar um ótimo poço pra banho - Nao achei a cachoeira - 17.55km Photo ofEsq entrada de trilha pra cachoeira vale encantado - acessar um ótimo poço pra banho - Nao achei a cachoeira - 17.55km Photo ofEsq entrada de trilha pra cachoeira vale encantado - acessar um ótimo poço pra banho - Nao achei a cachoeira - 17.55km

Aqui vc pode descansar um pouco e molhar os pés num lindo poço pequeno. Vi muito lixo e incidência de fogueira. Parece um local mal frequentado. Não explorei o local e as trilhas pra achar a cachoeira. nao sei se realmente tem a cachoeira.

PictographMountain hut Altitude 5,362 ft

verifique onde ficar hospedado, alguém que possa fazer o translado do dia seguinte de Campos do Jordão até o início do caminho pedrinhas por Guaratinguetá, pois a via de acesso realmente é muito perigosa e arriscado, além do que vc ira andar muito pela estrada de pedrinhas, que é bem exigente. Nao deixe para ir de onibus ou uber. Arrume algum meio de transporte particular para nao ficar na mao. Sera uns 16km de carro a partir daqui dessa pousada. Possivelmente aqui lhe informe o transporte tbm.

Photo ofDir para a Pousada ninho verde e esq continua C.F. - 19.87km Photo ofDir para a Pousada ninho verde e esq continua C.F. - 19.87km

Dir para a Pousada ninho verde e esq continua C.F. - 19.87km

PictographProvisioning Altitude 5,300 ft
Photo ofcasa e cafe - ponto de apoio - estava fechado qd passei - 20.18km Photo ofcasa e cafe - ponto de apoio - estava fechado qd passei - 20.18km

casa e cafe - ponto de apoio - estava fechado qd passei - 20.18km

Photo ofDir na igreja Nossa Senhora da Saude - 20.33km 13.47h Photo ofDir na igreja Nossa Senhora da Saude - 20.33km 13.47h Photo ofDir na igreja Nossa Senhora da Saude - 20.33km 13.47h

Dir na igreja Nossa Senhora da Saude - 20.33km 13.47h

Entre na igreja estando aberta. É muito linda por dentro. Peça pela sua saúde e de quem vc gosta. Tem uma energia marcante...

PictographProvisioning Altitude 5,234 ft
Photo ofBella paes e Padaria - se consumir algo, pode usar o banheiro - 14.29h 21.06km Photo ofBella paes e Padaria - se consumir algo, pode usar o banheiro - 14.29h 21.06km

Bella paes e Padaria - se consumir algo, pode usar o banheiro - 14.29h 21.06km

Dir nesse ponto fui para o Hostel Nosso cantinho, onde deixei minha mochila pesada e fui fazer um tour - conhecer o Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas e a igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus que tem seus restos mortais. (Nesse ponto 21.07km)

PictographMountain hut Altitude 5,287 ft
Photo ofhostel nosso cantinho - Beth e familia - deixo mochilao e vou 1° ao mosteiro - sera ao todo 4km - 21.84km 15.13h Photo ofhostel nosso cantinho - Beth e familia - deixo mochilao e vou 1° ao mosteiro - sera ao todo 4km - 21.84km 15.13h Photo ofhostel nosso cantinho - Beth e familia - deixo mochilao e vou 1° ao mosteiro - sera ao todo 4km - 21.84km 15.13h

O tour foi de 4km total para conhecer o mosteiro e a igreja. 25.84km 17.16h fim

Aqui ao lado fica a Estação Emílio Ribas (Abernéssia) que tem passeio de trem e bonde - ligue e se informe: 012-3663-1531 - coloquei na descrição tbm site para ver sobre.

Photo ofDir entrada para o Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - 23.51km Photo ofDir entrada para o Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - 23.51km

Dir entrada para o Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - 23.51km

tem uma lojinha, lindo jardim - fazer o maximo de silencio veja sobre: https://mosteirosaojoao.org.br/

PictographMountain hut Altitude 5,300 ft
Photo ofno jardim do Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - hospedagem tbm em 2022 - 23.63km Photo ofno jardim do Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - hospedagem tbm em 2022 - 23.63km Photo ofno jardim do Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas - hospedagem tbm em 2022 - 23.63km

Aqui tbm tem hospedagem com pacote completo para peregrinos. Cama, janta e café da manhã. Ligue com antecedência pra verificar se tem disponibilidade. Fiquei sabendo em março de 2022 - o pacote foi R$ 120.00. Mosteiro de São João: Fone: (12) 3673-1060/ Celular: (12) 9.9715-9535

PictographReligious site Altitude 5,267 ft
Photo ofigreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus - 24.25km Photo ofigreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus - 24.25km Photo ofigreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus - 24.25km

igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus - 24.25km

na igreja tem uma urna mortuaria com os restos mortais de Santa Teresinha. Em 23 de Agosto de 1998, a paróquia recebeu a visita da Urna Mortuária de Santa Teresinha, com uma relíquia da Santa, um fragmento do osso fêmur da santa foi trazido. Essa Relíquia de Santa Teresinha encontra-se exposta aos pés da sua imagem, no interior da Igreja Matriz. http://www.psteresinhacj.com.br/ Se atentar que geralmente as igrejas fecham as 17h.