1° dia Caminho de Nhã Chica: Inconfidentes x Borda da Mata/MG

Photo of1° dia Caminho de Nhã Chica: Inconfidentes x Borda da Mata/MG Photo of1° dia Caminho de Nhã Chica: Inconfidentes x Borda da Mata/MG Photo of1° dia Caminho de Nhã Chica: Inconfidentes x Borda da Mata/MG

December 25, 2022
December 2022

near Inconfidentes, Minas Gerais (Brazil)

( A experiência não tem substituo )

Site do Caminho de Nha Chica:

Responsável pelo caminho Eraldo José Sarapu: (35) 99804-9003

Não confiar totalmente no site que esta desatualizado.

Olhe esse mapa onde coloquei as novas vias de acesso e novas hospedagens.
Cole e copiar no campo de pesquisa do seu navegar.
Não é possivel seguir pelo my maps:

Caminhada solo, sem carro de apoio.

Fiz de Inconfidentes x Cristina final de ano de 2022 agora e constatei que em alguns pontos do caminho mudaram as setas e nao atualizaram o mapa do site, dando a opção de escolha de alguns trechos favoráveis ao período proposto com chuva ou estiagem sendo mais seguro para quem percorre. Tem cidade que tem 2 opções de chegada ou saída... Fique atento nas dicas que dou...

Vou deixar umas dicas no meu ponto de vista q poderá te ajudar:

1°) é fazer um planejamento de distancia, altimetria e pousada onde vai dormir;
2°) tentar ir com uma mochila o mais leve possível, pois o caminho é bem mais exigente q se comparando ao caminho da fé. Vc vai subir e descer pirâmides;
3°) Nao fazer em períodos de chuva, pois as estradas de terra viram imensos atoleiros e o esforço físico é triplicado. O gasto de energia é bem maior, pois o barro escorrega muito correndo o risco de lesões e quedas. Experiência própria!!!
4°) leve lanche e agua, pois nem todo caminho tem pontos de apoio e comercio.
5°) Purifique a agua para beber. No caminho tem locais com mangueira com agua corrente, córrego, riachos. Não beba qualquer agua, pois vc pode por tudo a perder com uma disenteria.

Uma recomendação é ter o “Mini Filtro De Água Sawyer Portátil” para purificar a água para beber.

Veja sobre potabilizar a água para beber:

Agora vou dar dicas sobre o que vi no caminho e nao esta atualizado no site e mapa, que vc pode fazer em modo mais seguro, na minha opinião de caminhante e ciclista:

1°) Saindo de Borda da Mata ir por dentro como fiz e nao pela Rodovia. As rotas vao se encontrar dentro de um bairro em frente uma igreja e vc seguira o caminho de Nha Chica normal depois.

2°) Chegando em Espírito Santo do Dourado, vai ter uma bifurcação que tira uma subida e descida forte. Siga as setas a direita saindo dessa subida que vc vera ela de frente uma ladeira muita inclinada.
Os 2 caminhos se encontra dentro da cidade de frente a igreja do Divino Espírito Santo no centro. Marquei no waypoint que fiz do caminho p/ vc nao seguir como fiz subindo a ladeira da "misericordia".

3°) De Espirito Santo do Dourado x Silvianopolis, assim que vc vai começar a entrar na cidade tem uma bifurcação: no meu tracklog esta bifurcação esta no waypont 18.64km. Aqui vc decide ir por bx pela esquerda ou seguindo as setas vai dar uma volta pra entrar na cidade indo por cima, mas vale ressaltar q indo por baixo é uma ladeira inclinada para descer e depois outra ladeira que vc engatinha para subir e chegar na igreja e pousada da Luciana. A volta por cima vc vai andar 1km a mais com uma leve subida na estrada da rodovia. Recomendo seguir as setas, pois essa ladeira em formato de "U" é terrível.

4°) De Silvianopolis x Careaçu, vai ter uma bifurcação que aumentou em 4,6km dando uma volta pra chegar em Careaçu percorrendo em estradinhas rurais ao lado de fazendas, sem pontos de apoio, comercio e capelas que nao tem agua. O Eraldo diz que essa rota foi criada pra tirar da estrada mestre q tem muito transito de veiculos.

Acabei desistindo dessa rota e voltei para via mestre pra chegar em Careaçu logo, pois estava fazendo 2 trechos em um único dia:
Espirito Santo do Dourado x Silvianopolis 20km
Silvianopolis x Careaçu - 20km (era assim antes e agora mudou as setas).

Vamos a minha experiência: fui pela direita seguindo as setas e a estradinha rural com o fluxo de veículos das fazendas, leiteiro de caminhão, tratores e motos, em período de chuva, criaram muitos atoleiros impossibilitando percorrer o caminho, voltei a estrada mestre p/ finalizar e a estrada mestre nao tinha tanto fluxo assim de veículos e estava mais acessível mesmo com chuva.
Entao, indico que se for fazer em épocas de chuva, vai pela estrada mestre que chega direto em Careaçu, sem essa volta de 4,6km. Quer andar mais?
Faz a volta de 4,6km, pois nao consegui saber direito qual era o percurso dessa volta no dia.
O Eraldo disse: “que em período chuvoso a alternativa da estrada mestre é considerável. Em compensação no período seco na estrada mestre o pó é insuportável, fora o fluxo de veículos. Que o roteiro oficial é seguir as setas.”

Certo. Mas se tem a opção de ter 2 alternativas, igual tem no mapa no trecho de Cristina p/ Carmo de Minas, tem que ser explicito isso a quem for fazer o caminho pra q na hora nao fique perdido sem saber a quilometragem a ser percorrida. Como estava fazendo 2 trechos no mesmo dia, 39km conseguia fazer dosando minhas energias, mas 45km ou mais ai já era muito, no meu caso. Ainda mais com a estrada puro barro (um gasto de energia triplicado), sem ponto de apoio, sem ponto com agua encanada...

De Silvianópolis para Careaçu sem a volta de 4km, vc podera fazer seguindo esse tracklog:

De Silvianópolis para Careaçu com a volta de mais uns 4km, vc podera fazer seguindo esse tracklog:

5°) De Careaçu x Heliodora
Minha opiniao... vai de cada um...
Vc pode fazer caminhando.
A estrada de terra nao tem nada de atração e os ultimos 7km de asfalto sem acostamento é muito arriscado.
Tbm tem dois meios de saida de Careaçu para Heliodora.
Uma por cima e outra por baixo.
Estude meu mapa atualizado do My Maps. La coloco todas as rotas.
Considerei esse trecho igual ao de Campos do Jordao ao Horto Florestal que entra na estrada de Pedrinhas, que todo mundo recomenda ir de veiculo e nao andar esse trecho, pois é muito perigoso os ultimos 7km de asfalto. Principalmente com chuva conforme foi no meu caso.
Entao recomendo ir de onibus, como fiz de Careaçu a Heliodora.
Na rodoviária de Careaçu tem 4 horarios para Heliodora: 10:45, 14:45h, 19:15h e 20:45h. Sera 30 minutos de ônibus e indo pela via de Lambari, vc vai passar na estrada que iria percorrer e vai ver de perto, estando dentro do ônibus o quanto é extremamente perigoso esse trecho, principalmente em épocas de chuva.

6°) tem 2 opções de Pousada em Conceição das Pedras.
Fiquei na epoca na Pousada Velha Diamante de Dona Ana Maria e Junior.
Fica 3km após Conceição das Pedras, em uma fazenda rural onde fornece cafe da manha. Nao tem janta. Tem cozinha comunitária. Contato da pousada: 35-99925-4378

Ou vc pode dormir na nova hospedagem em cima da padaria Santo Expedito em Conceição das Pedras da Dona Lucia (pousada do Ginho: 35-99857-1838).
Ela fornece cafe da manha e janta.

7°) no Bairro Vargem Alegre fiquei na Fazenda Vargem Alegre do guia Rafael de Cristina. Nao fornece cafe e janta. No bairro Vargem Alegre tem 2 comércios e tbm a Pousada Ze Toco que fornece janta e cafe.
2 pontos de pernoite: Pousada Ze Toco: 035-9972-93914 ou Fazenda Vargem Alegre: Rafael 35-99960-3331

8°) na rodoviária de Cristina tem o bar: Estação Bar e tem chuveiro para tomar banho quente, se caso vc for pegar ônibus assim como aconteceu comigo.
Tem lanches, espetinho e bebidas em geral.

______________________________________________________________________

recomendo ficar na Pousada da Luciana
4° dia: Silvianopolis x Careaçu - 19,75km
Pousada Castelo - Fernando e Mateus
5° dia: Careaçu x Heliodora - 24,20km - (fazer de ônibus)
Pousada Vilarejo - Sheila
6° dia: Heliodora x Natercia x Conceição das Pedras - 28,86km
Pousada Velha Diamante - Ana Maria e Junior
7° dia: Conceição das Pedras x Bairro Vargem Alegre - 15,35km
Pousada Fazenda Vargem Alegre - Guia Rafael e Fátima (preta)
8° dia: Bairro Vargem Alegre x Cristina (rodoviária) - 18,85km

No trecho de Inconfidentes para Borda da Mata, tbm é o Caminho da fé.
Entao nao se preocupe com as setas amarelas.
Depois de Borda da Mata é que começa a seguir somente as setas de cor salmão e as placas do Caminho de Nha Chica. Algumas plaquinhas são pequenas e outras grandes.
Tem a demarcação de redução de quilometragem igual o caminho da fé, em modo regressivo.

Eu peguei um ônibus de Campinas-SP x Borda da Mata e o motorista me deixou descer no trevo de Inconfidentes para começar o Caminho de Nha Chica que tem seu ponto de partida na Capela de Nha Chica no Bairro Romas (Marco inicial do Caminho dela) onde vc em breve vai passar no km 4,12 desde o trevo de Inconfidentes.
Na bifurcação onde vc vira para ir na capela de Nha Chica esta a placa inicial de 270km junto a placa do caminho da fé de numero 230km.

Pontos importantes nesse trecho de Inconfidentes para Borda da Mata:

2,22km - comercio no Bairros Romas;
4,12km - Capela e casa de apoio da Nha Chica e Lanchonete em frente a capela
5,65km - Pousada Morada do Sol - Pouso e vende bebidas tbm;
8,69km - Casa de apoio do Sr Joaquim onde tem uma area de descanso, banheiro e torneira com agua;
9,49km - Pousada Santa Rita com Capelinha a Direita - 035-99733-9612
10,42km - Parada do Kiko que faz pastel frito na hora, vende doces, tem caldo de cana, agua de coco, bebidas, banheiro e area de descanso - casal: Tereza e Kiko;
13,08km - Bar e pesqueiro, vende bebidas, faz pastel e petisco de peixes;
17,48km - Pousada São Pedro: 35-99906-9347/99802-0124 um pouco antes de chegar na cidade de Borda da Mata.

Finalizei o percurso do dia dormindo na Pousada Bordao da Mata que fica do ladinho da Igreja N.S do Carmo (imperdível conhecer a igreja por dentro) no centro:
35-99836-5573 - Marli
35-99760-5406 - Poli
35-3424-1500 - Fixo
Fornece janta e café da manha
Marli, Poli, Rodrigo e "Mariana" (artista, vende lindos desenhos).

Como recomendo fazer:

1° dia: Inconfidentes x Borda da Mata - 20,28km
Pousada Bordao da mata - Marli, Poli, Rodrigo e Mariana

2° dia: Borda da Mata x Congonhal - 25,94km
Hotel JC - Tiago (filho) e José Carlos (pai)

3° dia: Congonhal x Espirito Santo do Dourado - 25,26km
Pousada do João Peru e Rita - fica ao lado da padaria central da cidade

4° dia: Espirito Santo do Dourado x Silvianopolis - 20,24
recomendo ficar na Pousada da Luciana e Luiz seu esposo

5° dia: Silvianopolis x Careaçu - 19,75km ou 24,32km (vai depender da rota escolhida)
Pousada Castelo - Fernando e Mateus

6° dia: Careaçu x Heliodora - 24,20km - (fiz de ônibus)
Pousada Vilarejo - Sheila

7° dia: Heliodora x Natercia x Conceição das Pedras - 28,86km
Pousada Velha Diamante - Ana Maria e Junior ou Pousada do Ginho em cima da Padaria Santo Expedito - Lucia: 35-99857-1838

8° dia: Conceição das Pedras x Bairro Vargem Alegre - 15,35km
Pousada Ze Toco ou Pousada Fazenda Vargem Alegre

9° dia: Bairro Vargem Alegre x Cristina (rodoviária) - 18,85km
O restante do caminho ainda nao fiz.

*Dicas de vídeo que retrata bem sobre o caminho.
Desse video pra frente:

Photo of12:15h - início no trevo de Inconfidentes do posto de combustivel Vale do Mogi Photo of12:15h - início no trevo de Inconfidentes do posto de combustivel Vale do Mogi Photo of12:15h - início no trevo de Inconfidentes do posto de combustivel Vale do Mogi

12:15h - início no trevo de Inconfidentes do posto de combustivel Vale do Mogi

Vim de Campinas-SP pela viação Gardenia que ia em direção a Borda da Mata. O motorista parou no trevo p/ descer e iniciar o caminho de Nha Chica.

Photo ofVira a esq nas placas e pousada do Juninho - 890m 12.30h Photo ofVira a esq nas placas e pousada do Juninho - 890m 12.30h Photo ofVira a esq nas placas e pousada do Juninho - 890m 12.30h

Vira a esq nas placas e pousada do Juninho - 890m 12.30h

Photo ofaqui painel e logo a frente vire a esq - siga as setas amarelas e de cor salmao - 1.98km Photo ofaqui painel e logo a frente vire a esq - siga as setas amarelas e de cor salmao - 1.98km Photo ofaqui painel e logo a frente vire a esq - siga as setas amarelas e de cor salmao - 1.98km

Photo ofcomercio de bebidas e lanches aqui e logo a frente no Bar do Tonho tem uma torneira p/ uso - 2.22km Photo ofcomercio de bebidas e lanches aqui e logo a frente no Bar do Tonho tem uma torneira p/ uso - 2.22km Photo ofcomercio de bebidas e lanches aqui e logo a frente no Bar do Tonho tem uma torneira p/ uso - 2.22km

nao sei se é agua potavel. Na duvida, tem que purificar para beber ou so molhar, se lavar.

Photo ofse manter a direita - veja placas - 2.33km Photo ofse manter a direita - veja placas - 2.33km Photo ofse manter a direita - veja placas - 2.33km

se manter a direita - veja placas - 2.33km

PictographReligious site Altitude 2,896 ft
Photo ofpainel com os caminhos e capela sagrado coração de Jesus trancada ao lado - 3.63km Photo ofpainel com os caminhos e capela sagrado coração de Jesus trancada ao lado - 3.63km Photo ofpainel com os caminhos e capela sagrado coração de Jesus trancada ao lado - 3.63km

Photo ofBif importante - aqui vire a esq rumo a Capela de Nha Chica - o ponto de partida do caminho dela - 4.02km 13.22h Photo ofBif importante - aqui vire a esq rumo a Capela de Nha Chica - o ponto de partida do caminho dela - 4.02km 13.22h Photo ofBif importante - aqui vire a esq rumo a Capela de Nha Chica - o ponto de partida do caminho dela - 4.02km 13.22h

aqui tbm vai p/ a pousada aguas livres e ao lado da capela de Nha Chica, tem um ponto de lanches e a casa de apoio gratuito com banheiro e agua potavel do filtro de agua de barro. O caminho de Nha Chica, começa nessa placa com 270km p/ Baependi.

PictographReligious site Altitude 2,939 ft
Photo ofCapela de Nha Chica e casa de apoio logo ao lado com banheiro, agua e torneira - 4.12km 13.30h Photo ofCapela de Nha Chica e casa de apoio logo ao lado com banheiro, agua e torneira - 4.12km 13.30h Photo ofCapela de Nha Chica e casa de apoio logo ao lado com banheiro, agua e torneira - 4.12km 13.30h

tem um local do outro lado da estrada q faz pastel frito na hora e vende bebidas.

PictographMountain hut Altitude 2,996 ft
Photo ofPousada Morada do Sol - vende bebidas tbm - tem uma imagem de Nossa Senhora Aparecida enorme na porta - 5.65km 14.15h Photo ofPousada Morada do Sol - vende bebidas tbm - tem uma imagem de Nossa Senhora Aparecida enorme na porta - 5.65km 14.15h Photo ofPousada Morada do Sol - vende bebidas tbm - tem uma imagem de Nossa Senhora Aparecida enorme na porta - 5.65km 14.15h

Photo ofVire a direita nas placas e painel de madeira - 5.98km Photo ofVire a direita nas placas e painel de madeira - 5.98km Photo ofVire a direita nas placas e painel de madeira - 5.98km

Vire a direita nas placas e painel de madeira - 5.98km

Esquerda - tem placas - 7.24km

Photo ofCórrego da Onca p/ se molhar e banco p/ sentar - painel do caminho - 8.26km 14.54 Photo ofCórrego da Onca p/ se molhar e banco p/ sentar - painel do caminho - 8.26km 14.54 Photo ofCórrego da Onca p/ se molhar e banco p/ sentar - painel do caminho - 8.26km 14.54

placa diz faltar 10km p/ borda da mata

PictographReligious site Altitude 3,071 ft

Photo ofPonto de apoio gentileza Sr Joaquim - area grande com banheiro e agua nas torneiras - nao sei se é potavel - 8.69km - 15.07h Photo ofPonto de apoio gentileza Sr Joaquim - area grande com banheiro e agua nas torneiras - nao sei se é potavel - 8.69km - 15.07h Photo ofPonto de apoio gentileza Sr Joaquim - area grande com banheiro e agua nas torneiras - nao sei se é potavel - 8.69km - 15.07h

tem tomadas e pilastra para sentar - otimo local para descanso

Photo ofEsq rumo a ponte - parada do kiko logo a frente p/ lanchar, tomar agua de coco e caldo de cana- 10.13km Photo ofEsq rumo a ponte - parada do kiko logo a frente p/ lanchar, tomar agua de coco e caldo de cana- 10.13km Photo ofEsq rumo a ponte - parada do kiko logo a frente p/ lanchar, tomar agua de coco e caldo de cana- 10.13km

PictographProvisioning Altitude 3,249 ft
Photo ofParada do Kiko e sua esposa Tereza q nos acolhe com muito carinho - 10.42km - 15.36h sai 16.05h Photo ofParada do Kiko e sua esposa Tereza q nos acolhe com muito carinho - 10.42km - 15.36h sai 16.05h Photo ofParada do Kiko e sua esposa Tereza q nos acolhe com muito carinho - 10.42km - 15.36h sai 16.05h

aqui tem pastel frito na hora, doces, caldo de cana, agua de coco e outras bebidas. tem wifi gratuito, pois nao pega antena de celular na regiao. Tem banheiro e local para descansar.

PictographReligious site Altitude 3,274 ft

Esq - siga as setas com placas - 10.9km

Photo ofAqui apos o corrego, começa uma subida forte de 770m com mais inclinação - 11.22km Photo ofAqui apos o corrego, começa uma subida forte de 770m com mais inclinação - 11.22km

Photo ofvire a Direita e continua a subida forte - 11.60km Photo ofvire a Direita e continua a subida forte - 11.60km Photo ofvire a Direita e continua a subida forte - 11.60km

vire a Direita e continua a subida forte - 11.60km

PictographProvisioning Altitude 3,381 ft
Photo ofBar e pesqueiro - vende bebidas, pastel e porçao de peixe - 13.08km - 16.45h Photo ofBar e pesqueiro - vende bebidas, pastel e porçao de peixe - 13.08km - 16.45h

Bar e pesqueiro - vende bebidas, pastel e porçao de peixe - 13.08km - 16.45h

14.70 fim da imensa descida forte

Photo ofinício de subida forte dos eucaliptos - 15.96km - 17.31h Photo ofinício de subida forte dos eucaliptos - 15.96km - 17.31h

início de subida forte dos eucaliptos - 15.96km - 17.31h

Photo ofDireita - tem uma placa indicando uma nova pousada antes de chegar na cidade: Pousada Sao Pedro - 17.12km Photo ofDireita - tem uma placa indicando uma nova pousada antes de chegar na cidade: Pousada Sao Pedro - 17.12km Photo ofDireita - tem uma placa indicando uma nova pousada antes de chegar na cidade: Pousada Sao Pedro - 17.12km

Pousada Sao Pedro fica a 300m desse ponto: 35-99906-9347/99802-0124 - serve janta e cafe, tem piscina, local de lavar bike, escalda pes...

PictographMountain hut Altitude 2,944 ft
Photo ofPousada Sao Pedro - 17.48km - 17.53h Photo ofPousada Sao Pedro - 17.48km - 17.53h Photo ofPousada Sao Pedro - 17.48km - 17.53h

Pousada Sao Pedro - 17.48km - 17.53h

Contato: 35-99906-9347/99802-0124 - serve janta e cafe, tem piscina, local de lavar bike, escalda pes...

Photo ofCapela Mae Rainha a esquerda - passe pela porteirinha e va a capela - 18.05km Photo ofCapela Mae Rainha a esquerda - passe pela porteirinha e va a capela - 18.05km

Capela Mae Rainha a esquerda - passe pela porteirinha e va a capela - 18.05km

PictographReligious site Altitude 2,864 ft
Photo ofcapela Santa Rita - 18.48km 18.12h - escutei os sinos da igreja as 18h: hora do angelus Photo ofcapela Santa Rita - 18.48km 18.12h - escutei os sinos da igreja as 18h: hora do angelus Photo ofcapela Santa Rita - 18.48km 18.12h - escutei os sinos da igreja as 18h: hora do angelus

A Hora do Angelus, mediante o Toque das Ave-Marias ou Toque das Trindades, corresponde às 6h, 12h e 18h, e relembra aos católicos o momento da Anunciação — feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria — da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original.

Photo ofAtravessa a rodovia e siga reto entrando dentro da cidade - tem imagem de N.S da Aparecida aqui na parede - 18.90km 18.19h Photo ofAtravessa a rodovia e siga reto entrando dentro da cidade - tem imagem de N.S da Aparecida aqui na parede - 18.90km 18.19h Photo ofAtravessa a rodovia e siga reto entrando dentro da cidade - tem imagem de N.S da Aparecida aqui na parede - 18.90km 18.19h

veja seta amarela no poste

PictographProvisioning Altitude 2,867 ft

PictographProvisioning Altitude 2,890 ft

Photo ofVirando a esquerda vai pro hotel vilage - pra igreja cont. seguindo reto - 19.76km Photo ofVirando a esquerda vai pro hotel vilage - pra igreja cont. seguindo reto - 19.76km

PictographReligious site Altitude 2,920 ft
Photo ofIgreja Nossa senhora do Carmo - muito linda por fora e por dentro - pousada Bordao da mata a esq da igreja - 20.11 Photo ofIgreja Nossa senhora do Carmo - muito linda por fora e por dentro - pousada Bordao da mata a esq da igreja - 20.11 Photo ofIgreja Nossa senhora do Carmo - muito linda por fora e por dentro - pousada Bordao da mata a esq da igreja - 20.11

PictographMountain hut Altitude 2,942 ft
Photo ofPousada Bordão da Mata fornece pouso, janta e cafe da manha, alem de muita musica e prosa - 20.27km 18.45h Photo ofPousada Bordão da Mata fornece pouso, janta e cafe da manha, alem de muita musica e prosa - 20.27km 18.45h Photo ofPousada Bordão da Mata fornece pouso, janta e cafe da manha, alem de muita musica e prosa - 20.27km 18.45h

Poli, Marli, Rodrigo e Mariana. Rodrigo e Mariana, sao os filhos do casal. Mariana faz art de colocar ima na geladeira. prestigie seu trabalho e o carinho de todos.

• Photo of Danilo & Fernandinha
    Danilo & Fernandinha Oct 17, 2023

Em setembro 2023 fizemos caminho da fé de Águas da prata até Aparecida e passamos neste trecho Inconfidentes, Borda da Mata , Tocos do Moji , Paraisópolis até Aparecida SP 🙏 🥾 🌧️ ☀️ 🙏