(1/5) 3000 IBONES - MODALIDADE SARRIO (FABRÈGES-REF. DE MIGOUÉLOU)

Photo of(1/5) 3000 IBONES - MODALIDADE SARRIO (FABRÈGES-REF. DE MIGOUÉLOU) Photo of(1/5) 3000 IBONES - MODALIDADE SARRIO (FABRÈGES-REF. DE MIGOUÉLOU) Photo of(1/5) 3000 IBONES - MODALIDADE SARRIO (FABRÈGES-REF. DE MIGOUÉLOU)

September 11, 2020
September 2020

near Gabas, Nouvelle-Aquitaine (France)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

TREKKING 3000 IBONES - SARRIO

3000 IBONES é um trekking circular nos Pirenéus, transfronteiriço e em etapas, que abrange um território montanhoso espetacular: o vale de Tena (Sallent e Panticosa) e o Circo del Ara nos Pirenéus Aragoneses e os vales Ossau e Arrens, Marcadau e Gaube no lado Francês. O circuito integral, de 7 etapas, 102kms e um acumulado positivo de 6715m, leva-nos a descobrir o espetacular território protegido dos Pirenéus com uma das maiores concentrações de lagos de montanha (Ibones), sob grandes picos como o Balaïtous ou o Vignemale.

Existem diferentes modalidades o que nos permite optar por um circuito à “medida” da disponibilidade e/ou preparação física dos participantes. Há modalidades circulares de 6, 5, 4 ou 3 dias para conhecer uma parte desse fantástico território repleto de grandes picos e ibones, podendo o ponto de partida variar em função da modalidade escolhida: Lac de Fabrèges, Soques ou Baños de Panticosa.

No nosso caso, em que aos dias do circuito, temos de acrescentar dois dias da viagem, e como tínhamos realizado a ”MODALIDADE MARMOTA" em julho, selecionamos desta feita a modalidade SARRIO que com o 3000 IBONES - MARMOTA, já realizado, completa o trekking INTEGRAL DOS 3000 IBONES. O circuito oficial está proposto em cinco etapas, mas é possível realiza-lo em quatro etapas, juntando a quarta e quinta etapa à semelhança da última etapa da modalidade integral dos 3000 Ibones. E foi o que fizemos, circuito em quatro etapas, com inicio em Fabrègés, em autonomia, devido às restrições nos refúgios pelo Covid-19. O circuito requer uma boa preparação física, devido à sua extensão e acumulado, principalmente se realizado em autonomia. Ter sempre em consideração as condições meteorológicas do dia, pois em alta montanha as mudanças são rápidas.

A modalidade SARRIO dos 3000 Ibones é um trekking de alta montanha, em 5 etapas, com saída de Fabrèges (Laruns, França), tem 50,5kms e um acumulado de 6906m (+3122m/-3784m). É uma espetacular travessia circular pelos domínios do Gran Balaïtous (Pico Moros), percorrendo os Valles de Ossau e Azun e o espetacular território de Respomuso e Arrémoulit cheio de grandes picos e ibones (lagos de montanha).

TRILHAS DAS ETAPAS
(1/5) EL VALLE DE OSSAU (FABRÈGES-MIGOUÉLOU)
(2/5) ARRENS Y LARRIBET (MIGOUÉLOU-LARRIBET)
(3/5) RESPOMUSO Y SUS IBONES (LARRIBET-RESPOMUSO)
(4/5) LOS IBONES DE ARRIEL (RESPOMUSO-ARRÉMOULIT)
(5/5) RUISSEAU D`ARRIOUS (ARRÉMOULIT-FABRÈGES)

TRILHA COMPLETA
3000 IBONES - SARRIO (4 DÍAS EN AUTONOMIA)

SITE OFICIAL
3000 IBONES TREKKING PIRINEOS

ETAPA 1
EL VALLE DE OSSAU (FABRÈGES-MIGOUÉLOU)

Saímos de Portugal no dia anterior, são aproximadamente 10 horas de viagem entre Paredes (Porto) e Fabrèges (Laruns-França), esta noite optamos por pernoitar no Formigal (Sallent de Gállego-Espanha) que fica a 30 minutos de Fabrèges, por apresentar melhores opções de alojamento. Ficamos nos Apartamentos Formigal, reserva realizada em Booking.com, alojamento que recomendamos pela boa relação qualidade/preço.

Vamos agora tentar mostrar como três caminhantes realizaram em quatro dias os 3000 Ibones - Sarrio, em autonomia (para quem não sabe o caracol é o melhor exemplo… ou seja com tudo as costas, casa, cama, comida, roupa, etc.). Sem ser complicado pode ser um percurso duro do ponto de vista físico para quem não estiver habituado devido ao peso das mochilas e à distância a percorrer, principalmente devido ao forte acumulado.

Saímos cedo do Apartamento Formigal, seguimos de carro para o Vale de Ossau, França. Deixamos o carro no estacionamento Fabrèges (Estação Artouste), local de inicio deste circuito. Um início do mais original possível, com uma aproximação no "Le Petit Train d'Artouste" e com uma vista para o Grand Midi d'Ossau, um extinto vulcão dos Pirenéus, que não podemos desfrutar devido à neblina deste dia.

O bilhete para o "Le Petit Train d'Artouste" inclui o teleférico que nos faz vencer 700 metros de desnível, em 10 minutos, até à Estação d`Artouste onde seguimos no famoso Petit Train d'Artouste, por 8,5kms em aproximadamente 55 minutos.

Le Petit Train d'Artouste

Este antigo comboio mineiro e o seu impressionante percurso a quase 2.000 metros de altitude é um dos espetáculos mais emblemáticos dos Pirenéus. Durante o percurso é possível observar marmotas e a incrível paisagem do vale do Soussouéou. No final da viagem de comboio, na Gare du Lac, começa nosso verdadeiro trekking, com uma etapa de aclimatação e um confortável trilho de duração média.

Da Gare du Lac (1915m) subimos até ao enorme Lac d'Artouste, daqui seguimos o caminho com vista para Carnau e seus lagos, um canto selvagem pouco percorrido. Fomos ganhando altura, o caminho leva-nos aos Lacs de Carnau (2221m) sob a crista de La Lie. Nos lagos começa a subida ao Col d'Artouste, que embora tenha algumas partes íngremes, é alcançado rapidamente. Chegamos ao Col d'Artouste (2472m) com as suas impressionantes vistas, onde desfrutamos da imensa panorâmica do Lac de Migouélou e seu refúgio.

Do Col d'Artouste descemos confortavelmente em zigue-zague até ao Lac de Migouélou por uma paisagem de erosão nitidamente glaciar. Depois de contornar, pela margem direita, o enorme lago chegamos ao Refúgio Migouélou (2278m), objetivo do dia, e que domina o lago e seus arredores sobre um pequeno promontório.

Acampamento e Refúgio de Migouélou

Esta etapa, considerando apenas o percurso a pé, é curta, são aproximadamente 7kms pelo que aproveitamos o refugio para beber uma "caña" e descansar um pouco, ao fim da tarde montamos tenda ao fundo do refúgio para a pernoita.

FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Realização: setembro 2020
Percurso: Fabrèges - Le Petit train d`Artouste - Lac d`Artouste - Col d`Artouste - Refúgio de Migouélou
Distancia: 6,8 km (trekking); 17,3 km (teleférico+comboio+trekking)
Duração: 4h04min
Tempo em movimento: 2h28min
Tempo parado: 1h36min
Movimento médio: 2,78km/h
Acumulado positivo: 757m
Acumulado negativo: 392m

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.