Photo of1/2 SERRA DO GERÊS (XERTELO - LAJE DOS BOIS - LAMALONGA - MATANÇA - CURRAL DAS NEGRAS - PICO DA NEVOSA - CARRIS) Photo of1/2 SERRA DO GERÊS (XERTELO - LAJE DOS BOIS - LAMALONGA - MATANÇA - CURRAL DAS NEGRAS - PICO DA NEVOSA - CARRIS) Photo of1/2 SERRA DO GERÊS (XERTELO - LAJE DOS BOIS - LAMALONGA - MATANÇA - CURRAL DAS NEGRAS - PICO DA NEVOSA - CARRIS)

April 19, 2021
April 2021

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

SERRA DO GERÊS, DOIS DIAS EM AUTONOMIA

Voltamos à Serra do Gerês, desta vez com o intuito de realizar, em dois dias, um trilho circular com inicio e fim na pequena localidade de Xertelo. Trata-se de um percurso não homologado que em alguns troços coincide com PR`s sinalizados e mariolas, mas deve-se prestar atenção porque levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS. Sem ser complicado é um percurso duro do ponto de vista físico e mental pelas subidas e descidas íngremes, distancia a percorrer e, no nosso caso, o peso da mochila para a autonomia.

O trilho percorre o complexo montanhoso do Gerês por caminhos antigos que dinamizam um ecossistema de montanha de diferentes contrastes, às vezes suave e bucólico, outras vezes imponente e agreste com paisagens simplesmente deslumbrantes e panorâmicas de 360º de encher a alma.

1ª ETAPA
XERTELO - PICO DA NEVOSA - LAGOA DOS CARRIS

Deixamos o carro na entrada da aldeia de Xertelo. Seguimos a estrada e, sem entrar na aldeia, cortamos à esquerda em direção ao Cruzeiro, passamos pelo Moinho do Cubo Vertical e seguimos pela levada. Agora o trilho segue um caminho de pé posto muito bem definido até ao Poço do Ribeiro do Penedo onde iniciamos subida para a Laje dos Bois. Subida dificultada pela indefinição do caminho de pé-posto, mas lá fomos progredindo, tentando escolher o melhor caminho até à cumeada onde iriamos encontrar o trilho que vem da Laje dos Infernos à Laje dos Bois. Aqui, subimos ao Alto da Laje dos Bois e daqui continuamos até Sesta de Lamalonga onde a paisagem muda simplesmente pois passamos de uma paisagem de Picos e Corgas para uma paisagem de Vales e Prados. Continuamos pelo trilho até ao Abrigo do Curral de Lamalonga.

Em Lamalonga fizemos a pausa de almoço enquanto apreciávamos o imenso prado que nos rodeia… Já com a forças restauradas continuamos o trilho rodando a Este, em direção do Curral da Matança, que atravessamos para, pouco depois, rodar a Norte em direção ao Curral das Negras. Aqui, começa a subida por caminho mal definido até ao Pico da Nevosa, que contornamos pela esquerda para assim fazer a clássica ascensão pela face norte até ao seu cume com 1548 metros de altitude. Desde o cume a vista é fantástica! Ao longe podemos vislumbrar serras tão distantes como a noroeste as serras do Suido, Paradanta e Faro de Avión na Galiza, a nordeste as serras de S. Mamede e de Manzaneda habitualmente nevadas no inverno, e a este a Peña Trevinca, Segundeira, Gamoneda (onde a neve é ainda mais frequente) que se erguem entre as províncias de Ourense e Zamora e se prolongam para sul nas serras de Montezinho, Coroa e Nogueira já em território português.

Depois de apreciar a imensidão das panorâmicas de 360º chega a hora de descer, e retomar o trilho ao longo da linha da fronteira em direção à Lagoa dos Carris, espelho de água de média dimensão que ali metido na serra, acaba por dar uma nota de agradável surpresa à agreste imensidão de pedra do entorno. Este foi o local escolhido para o termino desta etapa. Aproveitamos as ruínas do edifício adjacente à lagoa para pernoitar, abrigados do vento e do frio que se fazia sentir depois do pôr-do-sol.

FICHA TÉCNICA
Realização: abril de 2021
Percurso: Xertelo - Poço do Ribeiro do Penedo - Laje dos Bois - Curral de Lamalonga - Curral da Matança - Curral das Negras - Pico da Nevosa (1548m) - Lagoa dos Carris
Distancia: 16,2 km
Acumulado negativo: 339m

TRILHAS DA ROTA
1º ETAPA
XERTELO - LAJE DOS BOIS - CURRAL DE LAMALONGA - CURRAL DA MATANÇA - CURRAL DAS NEGRAS - PICO DA NEVOSA - LAGOA DOS CARRIS

2º ETAPA
MINAS DOS CARRIS - OUTEIRO DO PASSÁRO - BORRAGEIRO - CURRAL DO SARGAÇO - ABRIGO DA LAGOA - LAGOA DO MARINHO - XERTELO

TRILHA COMPLETA
SERRA DO GERÊS, DOIS DIAS EM AUTONOMIA

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PERNOITA (RUÍNAS EDIFÍCIO)

• Photo of M. MOREIRA AZEVEDO
    M. MOREIRA AZEVEDO Apr 21, 2021

Mais uma grande aventura à Joaquim Moreira. Parabéns e um grande abraço para o grupo.

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Apr 22, 2021

Olá Moreira!
    Saudades da montanha.
    Grande abraço.

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jun 8, 2021

Magnifica envolvência! O que o PNPG tem de melhor!

• Photo of Flávio Nuno Silva
    Flávio Nuno Silva Feb 20, 2023

Trilho fantástico. Dois dias em autonomia com estadia no Hotel de Minas dos Carris :)
    Só um apontamento a vossa avaliação. Apontar este trilho como de dificuldade moderada é extremamente otimista.
    Não sou nenhum montanhista experiente mas também não sou montanhista de sofá, penso que uma avaliação mais correta seria de nível difícil.
    Os trilhos são difícil acesso, muitas das vezes inexistentes o que me obrigou a subir de descer montanhas com uma inclinação assinalável (tive que confiar e muito nas minhas solas). A progressão é muito lenta, contem pelo menos com 8 a 9 horas para estes 17,5 Km.
    E recomendo fortemente não fazer este trilho com condições de chuva.
    Atenção que este comentário não é uma critica, apenas uma opinião sobre o nivel de dificuldade desta caminhada.
    Comentário final........trilho absolutamente brutal, paisagens fantásticas. Recomendo fortemente, mas preparem-se bem.