Activity

08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral

Download

Trail photos

Photo of08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral Photo of08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral Photo of08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral

Author

Trail stats

Distance
17.5 mi
Elevation gain
748 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
745 ft
Max elevation
403 ft
TrailRank 
27
Min elevation
97 ft
Trail type
One Way
Coordinates
371
Uploaded
May 18, 2022
Recorded
May 2022
Be the first to clap
Share

near Torres Vedras, Lisboa (Portugal)

Viewed 24 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo of08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral Photo of08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral Photo of08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral

Itinerary description

08-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 3ª Etapa, Torres Vedras Bombarral

Depois da saída de Torres Vedras ainda pelo fresco da manhã e após efectuar uma zona de asfalto, eis que entro em estradões de macadame e até com alguma sombra, algo muito apropriado pois o sol, mais uma vez, manifestava todo o seu esplendor verdadeiramente digno de Agosto...

Ao longe, de quando em vez, era tenuamente audível alguma circulação do que parecia ser motos tipo cross, prenunciando que mais tarde ou mais cedo as iria encontrar, o que aconteceu até bastante mais cedo do que esperava, um pouco mais tarde ao efectuar uma curva vislumbro a uns metros à frente uma fita amarela atravessada no estradão em que seguia que nesse ponto desembocava noutro, vedando a fita a a passagem.
Uns ciclistas por ali parados informaram tratar-se de uma prova desportiva com motos mas, até ao momento, ainda nada por lá tinha passado.
Resolvi seguir e pouco depois comecei a ver algum público que certamente esperava pelo início da prova, felizmente o meu percurso foi curta duração e em pouco tempo saí do troço por onde passava a prova.
Com poucos metros percorridos após essa saída passou a primeira moto…

A minha interação com esta prova, que mais tarde soube tratar-se da “Baja Oeste Portugal 2022” desenrolou-se ao longo vários “episódios” e com algum custo quilométrico pois num deles fui mesmo “obrigado” a sair do trajecto previsto e seguir por um alternativo que alguns locais me aconselharam.
Esta opção foi tomada não tanto pelo perigo que constituíam, dado serem bem audíveis e ter tempo para me colocar em segurança, mas sim pela gigantesca nuvem de poeira que levantavam á sua passagem que de todo desaconselhava essa circulação.

Para “ajudar”, ainda hoje sem perceber muito bem o porquê, finou-se o par de pilhas de reserva que puco antes colocara no GPS, algo inédito pois em inúmeras ocasiões anteriores quase nunca foi necessário usar o segundo par e as raras exepções ocorreram sempre ao final da tarde em dias com muitas horas de execução.
Facto foi que fiquei sem GPS.
Decidi abandonar o caminho previsto para executar e perguntando aqui e ali segui rumo a Outeiro da Cabeça, que para alem de ser a caminho do Bombarral era também a melhor hipótese de adquirir as necessárias pilhas.
Já com Outeiro à vista ainda tive necessidade de solicitar informações sobre qual o melhor caminho para ir para o centro dado entre o local onde me encontrava e a localidade existir a via-férrea num vale ainda profundo onde não era visível nenhuma passagem..
Informado quer estava no caminho correcto, o atravessamento existe, aproveitei e perguntei onde seria provável poder adquirir pilhas, a resposta foi demolidora, hoje é domingo, está tudo fechado… e quase de imediato questiona o porquê da necessidade das pilhas, depois minha explicação pediu para aguardar e foi a casa buscar um par de pilhas que me ofereceu.
Agradecimentos efectuados e “a caminho”, muito embora de pouca duração pois descobri um café e a fome apertava.
Reconfortado e mesmo com GPS operacional para seguir o caminho programado optei pelo seguro e resolvi continuar pela N8 até ao Bombarral onde cheguei já ao final da tarde, depois de umas compras rápidas, amanhã necessitaria novamente de águas e pilhas para o GPS, segui para o alojamento, situado no final de Bombarral.


Tempo total, 7:45:33
Tempo em movimento 6:12:55
Velocidade média de deslocação 4,6 km/h
Velocidade média 3,7 km/h

S.I.

Comments

    You can or this trail