07-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 2ª Etapa, Mafra Torres Vedras

Photo of07-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 2ª Etapa, Mafra Torres Vedras Photo of07-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 2ª Etapa, Mafra Torres Vedras Photo of07-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 2ª Etapa, Mafra Torres Vedras

8 hours one minute
May 15, 2022
May 2022

near Mafra, Lisboa (Portugal)

07-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 2ª Etapa, Mafra Torres Vedras

Não fosse a elevada temperatura digna de genuíno veraneio e o pouco sombreamento do trajecto este teria sido o dia mais agradável desta peregrinação, sendo executado maioritariamente fora de estrada com diversos atravessamentos por pomares e vinhas, algumas de plantação recente.

Mais uma vez errei as minhas previsões pois quado seria expectável já ter vencido todas as grandes subidas “descobri” que não era bem assim, faltava a "penosa" subida ao topo da Serra da Capucha, um trilho agradável que parece acabar a cada curva porem ultrapassada a nova curva continua até à próxima e assim sucessivamente.

Facto foi que chegado ao cume todo o esforço despendido ficou esquecido com o arrebatador panorama que dali pode ser avistado, literalmente a perder de vista, estive uns instantes ali parado a “absorver” toda aquela arrebatadora vista que dali pode ser observada.
Continuei saindo dos trilhos para o asfalto em sentido descendente até Torres Vedras e o único óbice, digno de tal registo, ocorre mesmo na entrada de Torres Vedras onde para quem, tal como eu, vem da localidade de Serra da Vila em direcção a Torres pelo seguimento da Rua Miguel Jerónimo fica obrigado a atravessar uma enorme e movimentada rotunda da N8 com total inexistência de atravessamentos pedonais, posteriormente até ao ponto de entrada na cidade a situação mantém-se agora com a única circulação possível a ser efectuada num acesso de uma só via que se dirige para a N8...

Ultrapassadas estas "anomalias" faltava ainda o atravessamento quase completo da cidade rumo ao alojamento, sendo a primeira parte deste caminho bastante agradável com o atravessamento de um belo e concorrido parque ali existente, já na zona histórica, por sinal bem preservada, já muito perto do alojamento a surpresa foi a “descoberta” de uma igreja dedicada a Santiago... algo que mereceu atenta visita.