Photo of06-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 1ª Etapa, S. Pedro de Sintra Mafra Photo of06-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 1ª Etapa, S. Pedro de Sintra Mafra Photo of06-05-2022, S. Pedro de Sintra - Cova da Iria - 1ª Etapa, S. Pedro de Sintra Mafra

May 6, 2022
May 2022

near Chão de Meninos, Lisboa (Portugal)

Partida de S. Pedro de Sintra pelas oito da manhã com alguma neblina que muito ajudou até meio da manhã a efectuar este primeiro dia de caminhada, face às elevadas temperaturas que se verificaram particularmente no período da tarde.

Primeira paragem, Várzea de Sintra, local previsto para encontro com o meu convidado que me acompanhou neste primeiro dia uma vez que nos subsequentes seguirei sozinho em autonomia total.

Com exepção da zona entre a Ribeira de Sintra e o acesso à Várzea, onde o trânsito é bastante elevado e algo perigoso, dado tudo vir muito apressado… o restante trajecto é bastante agradável sendo uma grande extensão efectuada fora de estrada aproveitando o traçado do "trilho dos palácios" prova anual que liga o Palácio Nacional de Sintra ao Palácio Nacional de Mafra.
Passagem no Carvalhal de Mafra, um dos dois pontos baixos deste traçado, com pausa para um café afim de recupera forças para a subida que se avinhava, que quando vencida me levou a pensar que já estaria na quota de Mafra, porem pouco depois da passagem sob a autoestrada iniciamos nova descida acentuada que posteriormente, já em piso de asfalto, obrigou a novamente a subir sob intenso calor intenso com total inexistência total de sombreamento.
Cerca de 40 minutos depois estávamos a entrar em Mafra, efectuando o términos do percurso na esplanada de uma conhecida pastelaria pois estávamos ambos bastante cansados.
A classificação deste percurso como "moderado" será porventura um pouco aquém da exigência requerida que não sendo muito difícil diria que é um trajecto bastante exigente.

Boa companhia, bom caminho, vistas fantásticas e bom tempo para caminhar fizeram deste primeiro dia de peregrinação um dia muito bem passado.

Tempo total 7:03:39
Tempo em movimento 6:12:46
Velocidade média 3,7 km/h
Velocidade média de deslocação 4,2 km/h.