03-09-2022, Treino-08, Pedonal – R Mula Pedra – Amarela - R Mula.

Photo of03-09-2022, Treino-08, Pedonal – R Mula Pedra – Amarela - R Mula. Photo of03-09-2022, Treino-08, Pedonal – R Mula Pedra – Amarela - R Mula. Photo of03-09-2022, Treino-08, Pedonal – R Mula Pedra – Amarela - R Mula.

September 3, 2022
September 2022

near Penha Longa, Lisboa (Portugal)

03-09-2022, Treino-08, Pedonal – R Mula Pedra – Amarela - R Mula.
Pequeno treino com início na barragem do Rio da Mula rumo à Pedra amarela pelo trilho das pontes com regresso pelo estradão que conduz ao Campo Base.

O local denominado Pedra Amarela na Serra de Sintra é conhecido, por ser o local onde se encontra um dos marcos geodésicos da Serra bem como um dos postos de detecção de incêndios.

Dia ameno propicio para caminhar e limpo que permitiu abarcar em toda a sua plenitude a magnifica vista que dali se pode observar.
Depois de uma breve paragem foi hora de seguir novamente rumo à barragem que apresenta níveis mínimos de água, tempo ainda para antes, perto do campo base, “observar as vistas” no pequeno mirante ali existente cujo acesso se faz por um pequeno trilho mesmo junto ao Campo.

Divagações:

Decorria Agosto no seu melhor esplendor quando a dia 20 do mesmo foi decretado em Sintra a interdição total do perímetro florestal da serra, tal como abaixo transcrevo:

“Em consequência das condições meteorológicas adversas e risco de incêndio florestal muito elevado, o perímetro florestal da Serra de Sintra estará encerrado entre as 00h00 de 20 de agosto (sábado) e as 23h59 de 23 de agosto (terça-feira).
Neste sentido e por forma a garantir a salvaguarda do património natural e cultural e a segurança de pessoas e bens, o perímetro florestal da Serra de Sintra estará encerrado a partir das 00h00 de 20 de agosto, até às 23h59 de terça-feira, 23 de agosto. Também os monumentos localizados em zonas florestais permanecerão encerrados.”

Nesse dia, 20 de Agosto, por violação do estipulado, fui interpelado pela Policia Municipal e pela GNR que aconselharam a “mudar de rumo”, conselho que foi prontamente acatado tal como se encontra descrito mais pormenorizadamente aqui neste site no referido dia.

Hoje bem pertinho da Pedra amarela qual não foi o meu espanto quando verifiquei que ali mesmo tinha sido colocada uma enorme pilha de resíduos florestais, eventualmente provenientes de alguma limpeza naquela zona efectuada.
Importa referir que segundo informação encontra-se ali depositado desde Junho, encontrando-se neste momento sequíssimo bastando um pequeno descuido para estar criado um problema gravíssimo pois a jusante, encosta sul existe pinhal e não só…

Poderei estar errado mas tanto quanto me parece aquela zona já não pertence ao concelho de Sintra, porem uma coisa que todos sabemos é que o fogo não tem fronteiras…

A ligação à área da proteção civil que detive por mais de vinte anos permite-me afirmar que noutros tempos, NO CONCELHO DE SINTRA, tal era expressamente proibido e a acontecer seria sempre em quantidades ínfimas, por breve período, gerando grande de preocupação.

Vou poupar nas considerações pois as imagens falam por si.
S.I.

Trilho das Pontes

Pedra Amarela

Fotos

BARRAGEM DO RIO DA MULA

• Photo of @summit
    @summit Nov 13, 2022

Trilho muito bonito, com vários tipos de paisagem.
    GPS fácil de seguir.

• Benoît Mouille Nov 23, 2023

Le lac du barrage est très agréable, on peut marcher le long de la rive. L'observatoire à mi-chemin est sympa : belle vue sur l'océan et Lisbonne d'un côté, et sur la forêt et l'océan de l'autre côté ! Le terrain, facile, avec un gentil dénivelé, est parfait pour une balade en famille !

• Photo of S.I.
    S.I. Nov 23, 2023

Os meus agradecimentos pelos vossos comentários e avaliações.