02ABR2016 - PR8 Serra Galega Porto de Mós

April 2, 2016
April 2016

near Fonte do Marco, Leiria (Portugal)

Eram 7horas da manhã quando saímos, eu e o Zé Agostinho para verificar as condições do Trilho a fazer no dia seguinte pelo Sola de Alparcata. Manhã fria, em que aos poucos o sol foi querendo aparecer, mas sem grande sucesso.
Início no parque de merendas de Valicova (estrada Porto Mós / Alqueidão da Serra), agradável de se fazer e ultrapassar o tempo de subida, não muito acentuada, em cerca de 2/3 do percurso. Chegados ao alto, junto à antena e marco geodésico, a visibilidade era notada até Pataias... com um pouco mais de azul, teríamos possivelmente avistado o mar.
Este trilho é em 95% feito em carreiros entre serra.
Percurso feito em 2h20m, o que em Grupo maior e com reabastecimento se prevê durar cerca de 3h15m.
Sendo um PR sinalizado, as marcações requerem alguma manutenção pela parte dos responsáveis, não estando bem visíveis na maioria delas.
E pronto, reconhecimento feito bem cedinho, para que tudo corra bem (valha-nos este espírito de alguns caminheiros)... O dia vai ser apertado hoje, já que tenho que sair ainda para Leiria e mais tarde estar pelas 14h na 1ª Mostra de Teatro das Useniores em Pataias. Até breve e disfrutem :)