01 - Viana do Castelo - Caminha | Caminho de Santiago | Novembro 2019

Photo of01 - Viana do Castelo - Caminha | Caminho de Santiago | Novembro 2019 Photo of01 - Viana do Castelo - Caminha | Caminho de Santiago | Novembro 2019 Photo of01 - Viana do Castelo - Caminha | Caminho de Santiago | Novembro 2019

November 11, 2019
November 2019

near Ursulinas, Viana do Castelo (Portugal)

VIANA DO CASTELO A SANTIAGO DE COMPOSTELA | 2019 | 7 ETAPAS | 190KM
Etapa 06. Caldas de Reis - Padrón
Etapa 07. Padrón - Santiago de Compostela

Sobre a viagem
Esta foi a minha 7ª viagem a Santiago de Compostela e uma das mais gratificantes.
Como apenas tinha 7 dias para realizar o Caminho (como habitualmente!), e não estando nos planos voltar a realizar a maluqueira do Porto a Santiago, em 7 dias (outubro de 2018), ou a estupidez da viagem de 52km, entre Porto a Barcelos (abril de 2019), optei por ir de Viana do Castelo a Valença e, daí, a Santiago de Compostela. Uma vez mais, passados 2 anos, com a minha namorada.
Realizada em novembro de 2019, com poucos peregrinos no caminho, sem o stress de não arranjar albergues públicos e com a intenção de desfrutar de algumas paragens em cafés e saborear algo quente.

Estado do tempo
Sol (pouco) e chuva moderada a intensa. Temperatura entre os 6ºC e os 17ºC, com humidade relativa >70%.

Alterações do percurso, face a anos anteriores
Existem alterações consideráveis no percurso oficial, neste ano de 2019. Os meus tracks GPS anteriores demonstram essas alterações. Segui SEMPRE as orientações oficiais, exceto à saída de O Porriño (continuo a recusar-me fazer +1150m, apenas para não atravessar uma passadeira).
À chegada a O Porriño, segui as indicações oficiais no caminho "florestal". No entanto, o caminho "florestal", envia-nos para a N-550, em vez de continuar junto ao rio até ao albergue de O Porriño. Foi a primeira e a última vez que o fiz. Vou continuar a ir pela zona florestal, até ao albergue de O Porriño. Agora, é verdade que o caminho está traçado para entrarmos pela zona central de O Porriño, o que é compreensível., tendo em vista as igrejas e outros monumentos.
À chegada a Faramello/ Teo, já não seguimos pela nacional (que é perigosa). Vamos agora por um percurso florestal. Já alguém o tinha sinalizado, em anos anteriores, mas nunca tinha sido considerado "oficial".
À chegada a O Milladoiro, o traçado também mudou. Considero-o mais positivo, porque não temos de atravessar uma rotunda muito movimentada.

Viagens anteriores
2014 - A minha primeira ida a Santiago, de bicicleta. Na altura, sem qualquer GPS e com os caminhos menos sinalizados do que na atualidade. Segui mapas e caminhos, por entre areia. É verdade que também cortei caminho, em algumas zonas. Foi das experiências mais gratificantes que podia ter tido.
2015 - Ida de bicicleta, pelo Caminho Central, até Finisterra . Um percurso duro.
2016 (junho) - Primeira longa caminhada, em Ano Santo, no Caminho Inglês , aproveitando para ir a fazer algo que gosto: filmar e editar vídeos. Ver Vídeo 1 e Vídeo 2 .
2016 (outubro) - Caminhada, em Ano Santo , feita de forma descontraída, com uma GoPro, aproveitando para criar novo vídeo (diferente do anterior). Ver Vídeo 3 .
2017 - Caminhada pela Variante Espiritual , com uma DSLR e uma objetiva pesada + um tripé de 2kg, "apenas" para criar e editar este Vídeo 4 .
2018 - A superação pessoal, do Porto a Santiago, em 7 dias .

Nota prévia:
VIANA DO CASTELO a VALENÇA = "CAMINHO DE CABRAS" (Piso duro. Muito granito e asfalto).
VALENÇA a SANTIAGO = "ALCATIFA" (Piso muito mais regular. Os espanhóis estão a nivelá-lo tanto que qualquer dia vamos em passadeiras rolantes).

DADOS GPS
Distância: 29,66 km
Tempo em andamento: 06:08
Tempo parado: 01:35
Média em andamento: 4,8 km/h
Média geral (com paragens): 3,5 km/h

NOTAS SOBRE A ETAPA
A maior parte das pessoas utiliza os passadiços, junto ao mar, para fazer o Caminho da Costa. No entanto, não estava nos planos andar a cortar caminho, pelo que segui sempre as indicações oficiais. O caminho é bonito, mas é duro, considerando o tipo de piso.
A zona de Afife e Âncora é particularmente custosa, pois é de "altos" e "baixos" e, com chuva, o piso é bastante lamacento. De resto, a partir de Vila Praia de Âncora, o terreno é plano, de fácil progressão e bastante bonito (exceto a reta extensa antes de Caminha!).
Este percurso GPS inicia-se na estação ferroviária de Viana do Castelo, pois fiz a viagem do Porto a Viana, no Celta.

PictographTrain stop Altitude 105 ft
Photo ofEstação Ferroviária de Viana do Castelo Photo ofEstação Ferroviária de Viana do Castelo Photo ofEstação Ferroviária de Viana do Castelo

Estação Ferroviária de Viana do Castelo

Saída de Viana do Castelo

Escola Superior de Saúde

Rua Estreita

Rua da Barrosa

Areosa | Avenida de Areosa

Photo ofAreosa | Rua das Pereiras e Largo da Boa Viagem Photo ofAreosa | Rua das Pereiras e Largo da Boa Viagem Photo ofAreosa | Rua das Pereiras e Largo da Boa Viagem

Areosa | Rua das Pereiras e Largo da Boa Viagem

Saída de Areosa

Saída de Areosa 2

Entrada em Carreço

Carreço | Passagem perigosa !

Carreço

Entre Carreço e Afife

Entre Carreço e Afife 2

Entre Carreço e Afife 3

Photo ofEntre Carreço e Afife 4 | Convento de São João de Cabanas Photo ofEntre Carreço e Afife 4 | Convento de São João de Cabanas Photo ofEntre Carreço e Afife 4 | Convento de São João de Cabanas

Entre Carreço e Afife 4 | Convento de São João de Cabanas

Afife

Gravuras rupestres

Âncora

Vila Praia de Âncora

Photo ofVila Praia de Âncora | Restaurante 'O Escondidinho' | 18,5km Photo ofVila Praia de Âncora | Restaurante 'O Escondidinho' | 18,5km Photo ofVila Praia de Âncora | Restaurante 'O Escondidinho' | 18,5km

Vila Praia de Âncora | Restaurante 'O Escondidinho' | 18,5km

Vila Praia de Âncora

Photo ofEntre Vila Praia de Âncora e Moledo Photo ofEntre Vila Praia de Âncora e Moledo Photo ofEntre Vila Praia de Âncora e Moledo

Entre Vila Praia de Âncora e Moledo

Moledo

Photo ofReta de perder de vista até Caminha Photo ofReta de perder de vista até Caminha Photo ofReta de perder de vista até Caminha

Reta de perder de vista até Caminha

Caminha

Caminha - Centro | 28,7km

Caminha - Igreja Matriz

Photo ofAlbergue de Peregrinos de Caminha | 29,5km Photo ofAlbergue de Peregrinos de Caminha | 29,5km Photo ofAlbergue de Peregrinos de Caminha | 29,5km

Albergue de Peregrinos de Caminha | 29,5km

• Photo of @Cristovao
    @Cristovao Aug 18, 2023

Obrigado

• Photo of hfiuza
    hfiuza Sep 29, 2023

Um trilho muito de acordo com o traçado original do Caminho de Santiago (da Costa)