01 A Costa dos Anéis ooo Algés - Estoril (Tamariz)

Photo of01 A Costa dos Anéis ooo Algés - Estoril (Tamariz) Photo of01 A Costa dos Anéis ooo Algés - Estoril (Tamariz) Photo of01 A Costa dos Anéis ooo Algés - Estoril (Tamariz)

August 23, 2020
June 2019

near Algés, Lisboa (Portugal)

A Costa dos Anéis

O projecto começou há muito, vai sendo concretizado sem pressas. Não há agenda, não sei nem quando nem onde termina.
A ideia é simples: partindo de minha casa em Algés rumo a Norte, sempre junto da água, cobrir a costa de percursos em anel. Os percursos tocam-se, pelo que quem quiser meter uma tenda às costas pode ignorar o "lado terra" de cada anel e seguir sempre à vista do Azul (não é legal acampamento nem bivouac em Portugal fora das áreas autorizadas, eu não disse nada 🙂 )

Todos os percursos são em anel menos o primeiro, porque não achei interesse algum e fechar anéis na zona urbana: por isso a primeira etapa é uma anel que se faz a pé de Algés ao Estoril e de comboio no regresso. Esta é também a etapa menos desafiante e menos documentada fotográficamente.

Quanto aos outros anéis, o início pode ser no extremo Norte ou, mais frequentemente, no extremo Sul. A escolha é ditada pelas nossas conveniências de momento ou, geralmente, por um pormenor logístico: lugar conveniente para estacionar a viatura.

Etapas já feitas e respectivos links, se já publicados:
Já realizadas, não publicadas:
21 A Costa dos Anéis ooo Pataias > Praia da Areeira > Paredes da Vitória

-- x --

Etapa 01 Algés > Estoril

A primeira etapa começa na estação CP de Algés e termina na do Estoril.
Começamos acompanhando o Tejo cuja água doce progressivamente se vai misturando com a do oceano. Ao longo do percurso a ondulação vai aumentando, e são já praias de mar que nos ficam aos pés quando terminamos.
Não há terra neste percurso, caminha-se sempre por passeios ribeirinhos ou o passeio de peões junto da Marginal.

As fotos que acompanham este registo são de diversas datas, pois este é um trajecto que fazemos com alguma regularidade, por estar à porta de casa e ter uma extensão (desde casa) de 20km, razoável quando precisamos treinar para alguma aventura e não temos tempo para nos deslocar para mais longe.

Normalmente aproveitamos para uma pequena paragem na Pedra do Sal, onde está o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), para comer a merenda ou para almoçar no pequeno restaurante anexo, com oferta muito variada para um rápido snack, com ampla vista para o mar.

É uma viagem plena de história e estórias. Talvez um dia as acrescente a esta por agora pequena descrição.