Pedalada no Vale do Assu (Araras-Cumbe-Araras)

Photo ofPedalada no Vale do Assu (Araras-Cumbe-Araras) Photo ofPedalada no Vale do Assu (Araras-Cumbe-Araras) Photo ofPedalada no Vale do Assu (Araras-Cumbe-Araras)

July 14, 2018

near Roça, Rio Grande do Norte (Brazil)

Uma pedalada de pouco mais de vinte quilômetros na região ao redor da Barragem ARG, com um percurso meio-plano com terreno misto, sendo a maioria de terra, pedregulho e/ou areia fofa.
O itinerário começa e termina na Base IGARUANA, na vila de pescadores denominada Sítio Araras, no município de Itajá/RN.
Após um quilômetro de terra e pedras, quatro quilômetros de asfalto gasto e esburacado, entrando e atravessando parcialmente a cidade de Itajá.
Saindo em direção ao Acauã de Baixo, segue-se por dois quilômetros e meio até a beira do rio, em local perfeito por uma pausa na sombra, com pequeno lanche e banho refrescante.
Nesta época do ano, no local, o rio fica com menos de um metro de fundura e dá para atravessa-lo de uma margem para outra, com a bicicleta no ombro. A largura do rio no local é de menos de vinte metros.
A outra margem do rio é uma grande duna de areia fofa; é preciso empurrar a bicicleta por uma centena de metros, antes de poder voltar a pedalar.
Seguimos pedalando por um percurso de sete quilômetros todo de terra, com passagens por áreas de areia fofa e pedregulhos. Logo após os primeiros dois quilômetros e meio, encontra-se um povoado chamado Sítio Cumbe, já no município de Assu. Quem quiser, pode parar por tomar um refresco na vendinha da esquina.
Pegando à esquerda e saindo da vila, continuamos pedalando por quatro quilômetros e meio do mesmo, sempre apreciando o panorama amplo do Vale do Assu, em toda sua verde exuberância. Paramos na beira de um açudeco, na sombra de uma linda oiticica bem frondosa. Banho refrescante e outro pequeno lanche energético.
De lá seguimos pedalando até o paredão da barragem, onde o chão voltou a ser de asfalto gasto e esburacado.
Saindo de manhã bastante cedo, é possível executar todo o percurso e voltar à base antes do meio-dia.

Mata-burro

Mata-burros são dispositivos que impedem a fuga do gado em áreas rurais https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata-burro

PictographRuins Altitude 69 ft

Ruínas de um antigo casarão, de arquitetura típica da região

Banho à beira-rio

Local perfeito para uma pausa na sombra, com lanche energético e banho refrescante

Com a bicicleta no ombro, atravessa-se o rio com cuidado, mas sem grandes dificuldades. Conferir o percurso primeiro sem a bicicleta no ombro e depois executar a passagem molhada. Quando passamos, a fundura do rio estava menor que um metro.

PictographProvisioning Altitude 95 ft

Povoado na zona rural de Assu/RN. Para seguir a pedalada, deve-se pegar à esquerda, saindo logo da vila. Na vila tem mais de uma vendinha para comprar água e lanche

PictographLake Altitude 180 ft

Açudeco à beira da estrada. perfeito para uma pausa na sombra, com lanche energético e banho refrescante

Sangradouro barragem ARG

Povoado do Quilombo, município de Itajá/RN

• Photo of ricardo.baena
    ricardo.baena Aug 17, 2018

Mandou bem demais nas fotos!

A da boiada é fantástica!

Cê fez esse rolê todo numa Barra Forte???

Velho!

Parabéns!!!

• Photo of Igaruana
    Igaruana Aug 17, 2018

Valeu amigo! Eu uso essa bike em minhas trilhas por muitas razões, entre as quais a robustez e a popularidade (todo mundo sabe conserta-la e ninguém quer rouba-la rss). Com certo treino, pedalando em pé, dá para superar desníveis médios e, quando não dá, desço e sigo empurrando
    Um abraço

obs. confira mais fotos minhas no instagram.com/igaruana