Circular Rota do Ferro Morro Vermelho

Photo ofCircular Rota do Ferro Morro Vermelho Photo ofCircular Rota do Ferro Morro Vermelho Photo ofCircular Rota do Ferro Morro Vermelho

April 10, 2020
December 2019

•   4.7 1 review

near Alto Cabral, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 2085 times, downloaded 89 times

- Partindo do Centro de Atendimento ao Turista na cidade de Sabará, segue-se por um trecho de asfalto em direção ao bairro Pompéu, onde a Rota do Ferro tem início. Até a cidade de Caeté, todo trecho da antiga estrada de ferro é em terra. Seguindo em direção ao vilarejo de Morro Vermelho, passamos novamente por trechos em asfalto dentro da cidade de Caeté. Restante do percurso até a volta para a cidade de Sabará é em estrada de terra.

- Padarias e botecos pelas cidades garantem reabastecimento de comida e água pela rota. Em Morro Vermelho a uma torneira na praça com água potável, botecos e o restaurante Alpenrose.

- A Rota do Ferro percorre um antigo ramal da estrada de ferro Sabará a Sta Bárbara construído em 1895. Era também conhecido como Ramal Nova Era. Os locais o chamava de Ramal do Ferro.

- A cidade de Caeté teve início no ciclo do ouro. Encontra-se na cidade a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a primeira de Minas Gerais construída em alvenaria de pedra, com obras do barroco e do rococó. Museu Regional e Casa João Pinheiro (Solar do Tinoco), do século XVIII. Caeté, em língua Tupi, significa "mato verdadeiro". Era conhecida no passado como Villa Nova da Rainha. Também faz parte da cidade a Serra da Piedade, com 1746m de altitude onde encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e o Observatório Astronômico Frei Rosário que pertence a UFMG.

- Sobre a cidade de Sabará e o vilarejo de Morro Vermelho, ver a descrição do trecklog "Sabará Circular Morro Vermelho" aqui no Rota Gravel.