Activity

Trancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020)

Download

Trail photos

Photo ofTrancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020) Photo ofTrancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020) Photo ofTrancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020)

Author

Trail stats

Distance
1.47 mi
Elevation gain
23 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
23 ft
Max elevation
2,858 ft
TrailRank 
44
Min elevation
2,714 ft
Trail type
Loop
Coordinates
95
Uploaded
October 25, 2021
Recorded
October 2021
Be the first to clap
Share

near Trancoso, Guarda (Portugal)

Viewed 374 times, downloaded 7 times

Trail photos

Photo ofTrancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020) Photo ofTrancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020) Photo ofTrancoso - Percurso Centro Histórico (ITCEN020)

Itinerary description

Trancoso:
"O seu castelo milenar contrasta com os sobressaltos e temores vividos pelas gentes de outrora. Foi terra de fronteira, palco de diversas lutas e batalhas marcantes para a formação e independência do reino. Recebeu importantes privilégios. D. Afonso Henriques concede-lhe a carta de Foral e D. Afonso III a carta de Feira. D. Dinis manda construir as muralhas que ainda hoje protegem um burgo onde conviveram cristãos e judeus. A cintura de muralhas que ainda rodeia a antiga vila medieval, bem como o vasto património arquitetónico civil e religioso, conferem ao Centro Histórico uma imagem única."
Localizado no topo de um planalto, de onde se avista um vasto território entre a serra da Estrela e o vale do Douro, Trancoso desenvolveu-se em torno do seu castelo, fundado nos sécs. VIII-IX.
Ao longo de toda a Idade Média, foi um lugar estratégico-militar extremamente importante, instalado numa região de fronteira instável, onde ocorreram vários conflitos e batalhas, primeiro entre cristãos e muçulmanos e, mais tarde, entre Portugal e os reinos vizinhos.
Com Foral outorgado por D. Afonso Henriques (1162-65), nos primórdios da nacionalidade, Trancoso era já uma das principais povoações da região. Seria, também, um relevante centro mercantil, onde a partir de D. Afonso III (1273) se passou a realizar uma das mais antigas e concorridas feiras francas do reino, perpetuada nos nossos dias pela afamada Feira de S. Bartolomeu.
No reinado deste monarca e/ou no de seu filho, D. Dinis – que aqui celebrou as suas bodas com a Rainha Santa, D. Isabel de Aragão, em 1282 – Trancoso foi objeto de uma profunda reforma urbanística, que pautou todo o seu desenvolvimento urbano até meados do séc. XIX. Procedeu-se, então, à ampliação da primitiva cerca amuralhada da vila e, no seu interior, desenhou-se uma malha urbana que tendia para a ortogonalidade das ruas e quarteirões.
Durante a crise dinástica que se sucedeu à morte de D. Fernando, Trancoso foi palco de uma das mais fascinantes páginas da História de Portugal: a 29 de Maio de 1385, um pequeno exército liderado por Gonçalo Vasques Coutinho, alcaide de Trancoso, derrotou o poderoso exército castelhano junto à vila, contribuindo para consolidar a autoridade do Mestre de Avis, D. João, e para reforçar a viabilidade da causa portuguesa nele personificada.
Mais tarde, em 1510, a povoação recebeu Foral Novo de D. Manuel I, adaptando-se, assim, às novas exigências dos tempos modernos.
Com a instalação da Inquisição em Portugal (1536), a vila de Trancoso, que albergava uma das mais numerosas e importantes comunidades judaicas das Beiras, viveu tempos de enorme agitação social, que se prolongaram pelos sécs. XVII e XVIII. Apesar de tudo, estes foram igualmente tempos de grande dinamismo, em que se assiste a uma intensa renovação do conjunto edificado da vila.
Mais recentemente, Trancoso não passou ao lado dos muitos outros acontecimentos que marcaram a História de Portugal, de que são exemplo, já no séc. XIX, as Invasões Francesas e as lutas entre liberais e absolutistas.
Com um distinto e ilustre passado, a vila destacou-se, também, por estar associada a inúmeras figuras históricas e lendárias, como: João Tição, Gonçalo Vasques Coutinho, o Magriço, Gonçalo Annes Bandarra, Gonçalo Fernandes Trancoso, Fernando Isaac Cardoso, entre outros."
https://aldeiashistoricasdeportugal.com/aldeia/trancoso/

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,807 ft
Photo of0.WC pública não adequada a PMR Photo of0.WC pública não adequada a PMR Photo of0.WC pública não adequada a PMR

0.WC pública não adequada a PMR

Acesso através de escadas ou rampa em calçada portuguesa Pequeno socalco na porta de entrada que abre para o interior Sem as dimensões apropriadas Sem apoios

PictographInformation point Altitude 2,807 ft
Photo of1.Início e Posto de Turismo Photo of1.Início e Posto de Turismo Photo of1.Início e Posto de Turismo

1.Início e Posto de Turismo

Zona de inicio em estacionamento do Parque Municipal de Trancoso. Acessos com pavimentos em pedra de calçada irregular e depois lisa sem inclinação considerável. Posto de Turismo com rampa de acesso.

PictographCastle Altitude 2,814 ft
Photo of2.Portas D'El Rei Photo of2.Portas D'El Rei Photo of2.Portas D'El Rei

2.Portas D'El Rei

"Situadas nas muralhas que rodeiam a cidade, a Sul, abertas entre duas torres ameadas. Ostentam o escudo da cidade, lavrado em pedra. Exteriormente formam um arco abatido e interiormente um arco em ogiva (que indica transição para o estilo gótico). Em recuadas épocas, fechavam com grades de pau ou ferro e porta em Madeira." https://www.cm-trancoso.pt/cultura-e-lazer/centro-cultura/centro-historico/portas-del-rei/ Neste largo existe uma Estátua de D. Dinis em frente à Rainha Santa Isabel.

PictographPhoto Altitude 2,807 ft
Photo of3.Paços do Concelho e Câmara Municipal Photo of3.Paços do Concelho e Câmara Municipal

3.Paços do Concelho e Câmara Municipal

"Em frente ao edifício dos Paços do Concelho (datado de 1920), no Largo do Município, encontra-se a estátua de Gonçalo Anes Bandarra, uma famosa figura que viveu em Trancoso no século XVI. Bandarra era um sapateiro, poeta e profeta que escreveu trovas que o levaram a ser perseguido pela Inquisição de Lisboa sob suspeitas de “Judaísmo”. O seu túmulo encontra-se na Igreja de São Pedro." https://viagens.sapo.pt/planear/roteiros-planear/artigos/guia-de-viagem-trancoso-palco-da-historia-de-portugal

PictographWaypoint Altitude 2,804 ft
Photo of4.WC público Municipal Photo of4.WC público Municipal Photo of4.WC público Municipal

4.WC público Municipal

Não adequada a PMR Com degrau de acesso Portas de entrada e interiores com dimensão inadequada Louças sanitárias inadequadas a PMR Sem apoios

PictographWaypoint Altitude 2,814 ft
Photo of5.Pormenor de pavimento

5.Pormenor de pavimento

Passeios estreitos em pedra. Estrada viária em pedra de calçada grossa.

PictographReligious site Altitude 2,810 ft
Photo of6.Igreja da Misericórdia Photo of6.Igreja da Misericórdia Photo of6.Igreja da Misericórdia

6.Igreja da Misericórdia

"Começou cerca de 1747 a construção da actual Igreja da Misericórdia, a qual demorou, por evidente falta de fundos, esmolas ou legados, até ao ano de 1792, data inscrita na viga da porta de acesso ao coro. Até meados do séc. XVIII apenas existia um oratório com um altar para a celebração dos actos de culto, uma casa de despacho e uma sacristia. Esta Igreja foi saqueada pelos franceses, durante as invasões nos princípios do séc. XIX, tendo sofrido outras vicissitudes que empobreceram o valor artístico do tempo. A porta principal é encimada pelo escudo real. Tem habitualmente culto semanalmente e serve a mesma de capela mortuária, para a cidade de Trancoso. Pese embora tudo isto, é importante ter uma visão integrada da politica social e o indispensável ajustamento às necessidades locais de forma a cuidar e proporcionar aos nossos idosos, mais qualidade e bem estar, numa lógica de rede, sustentada, naturalmente, na carta social. A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso possui em funcionamento três lares de idosos no concelho, três centros de dia e apoio domiciliário em diversas localidades, um Jardim de Infância e creche com capacidade para 115 crianças e ainda cantinas sociais. Como actividades económicas possui uma farmácia, um posto de colheitas para análises clínicas e um posto de combustíveis. É um centro urbano servido por auto-estrada e constitui hoje um atractivo dentro de actividades nas áreas dos serviços turismo e comércio. A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso sempre atenta a situações sociais, considera gerar sinergias por forma a melhorar a integração social e económica das populações criando-lhe condições de vida digna e com perspectivas de futuro. É ambição prestar um serviço de proximidade." http://www.scmtrancoso.pt/2018/03/14/igreja-da-misericordia/ O acesso tem socalco/degrau, tanto na entrada principal como na lateral.

PictographReligious site Altitude 2,800 ft
Photo of7.Igreja de São Pedro e Pelourinho de Trancoso

7.Igreja de São Pedro e Pelourinho de Trancoso

Igreja de São Pedro: "Em estilo românico, foi do Padroado Real no séc. XVI. Na porta principal, entre esta e a janela da fachada, encontra-se o brasão, duas chaves cruzadas sobrepujadas por uma tiara, simbolizando S. Pedro, o orago. Na parede Sul encontra-se mausoléu mandado erigir em 1641, túmulo do sapateiro e profeta Bandarra." Pelourinho de Trancoso: "Monumento manuelino, contemporâneo do foral novo. O fuste é facetado, sobre quatro degraus e remata com colunelos que formam a gaiola, em número cinco. A cimeira é cónica e remata com uma esfera armilar. Considerado Monumento Nacional." https://www.cm-trancoso.pt/cultura-e-lazer/centro-cultura/centro-historico/pelourinho-de-trancoso/

PictographPhoto Altitude 2,807 ft
Photo of8.Casa do Gato Preto ou Leão de Judá no Largo Luis Albuquerque Photo of8.Casa do Gato Preto ou Leão de Judá no Largo Luis Albuquerque Photo of8.Casa do Gato Preto ou Leão de Judá no Largo Luis Albuquerque

8.Casa do Gato Preto ou Leão de Judá no Largo Luis Albuquerque

Largo Luis Albuquerque "A casa do Gato Preto, também conhecida por casa do Leão de Judá, é um dos maiores legados do património material judaico de Trancoso. O que mais caracteriza este imóvel são os elementos esculpidos na fachada principal, que alguns autores traduzem como sendo: as portas de Jerusalém, um pelicano, quatro semblantes, uma preguiça ou a figura de um judeu a entrar na sinagoga e o leão de Judá. A proveniência destes elementos é desconhecida. No entanto só seriam ali afixados em meados do século XIX, após o termo da atividade da Inquisição em Portugal." https://aldeiashistoricasdeportugal.com/local/casa-do-gato-preto/

PictographMuseum Altitude 2,892 ft
Photo of9.Museu Isaac Cardoso e Casa Bandarra Photo of9.Museu Isaac Cardoso e Casa Bandarra Photo of9.Museu Isaac Cardoso e Casa Bandarra

9.Museu Isaac Cardoso e Casa Bandarra

Centro de Interpretação Judaico “ISAAC CARDOSO” E SINAGOGA “BEIT MAYIM HAYIM” (Casa das Águas Vivas): "Uma obra que cresce em memória da Cultura Judaica em Trancoso. O Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso” que inclui a Sinagoga “Beit Mayim Hayim” está a crescer no coração da Judiaria (antigo bairro judeu) de Trancoso numa iniciativa da Câmara Municipal que assim pretende criar um espaço de estudo, reflexão e conhecimento da presença hebraica nesta cidade (antiga vila medieval) e sobretudo das Beiras. É uma obra que é assumida pela autarquia e sobretudo pelo seu presidente, Júlio Sarmento, como uma “mais-valia que valoriza o Centro Histórico de Trancoso, tornando-o como pólo difusor do conhecimento e estudo da presença judaica mas também catalisador quer cultural quer turística e mesmo religiosa tendo em conta incluir uma Sinagoga que é um modelo da Sinagoga Sefardita da península Ibérica”. Ocupando um lote situado junto do Poço do Mestre e nas proximidades da Casa do Gato Negro (que tem inseridas na fachada as Portas de Jerusalém e o Leão de Judá, entre outras esculturas), vai ter um pequeno jardim evocativo da água (daí Mayim Hayim = Águas Vivas), duas salas de exposições temporárias com a possibilidade de organização de áreas de projecção de vídeos e completa acessibilidade a todos os espaços públicos do também conhecido por Museu Judaico, a Sinagoga, áreas de apoio." https://www.cm-trancoso.pt/informacoes/centro-de-interpretacao-judaico-isaac-cardoso-e-sinagoga-beit-mayim-hayim-casa-das-aguas-vivas/ Casa Bandarra: "Neste espaço, dá-se a conhecer quem foi Gonçalo Anes, o Bandarra, Profeta e Sapateiro, que nasceu em Trancoso no início do século dezasseis e terá falecido em meados do mesmo. Os visitantes encontrarão várias aplicações multimédia, surpresas, um vídeo sobre a vida e obra (inclui a prisão na Inquisição, em mil quinhentos e quarenta e um) e um documentário acerca das reminiscências antropológicas recolhidas na sabedoria popular, sustentado pelas tradições e não por factos históricos." https://aldeiashistoricasdeportugal.com/local/casa-do-bandarra/

PictographFlora Altitude 2,810 ft
Photo of10.Rua das hortênsias Photo of10.Rua das hortênsias

10.Rua das hortênsias

"Há uma rua em Trancoso onde apetece morar. Um deleite, mesmo para quem não é apaixonado por flores. São de perder a conta, de um lado e do outro da rua, flores, flores, flores, sobretudo hortênsias frondosas, farfalhudas, azuis e cor-de-rosa, que enchem o olho a quem atravessa a muito justamente chamada Rua da Alegria." https://www.aldeiashistoricasdeportugalblog.pt/2019/01/02/hortensias-em-flor-na-aldeia-historica-de-trancoso/

PictographWaypoint Altitude 2,815 ft
Photo of11.Pormenor de pavimentos Photo of11.Pormenor de pavimentos Photo of11.Pormenor de pavimentos

11.Pormenor de pavimentos

pavimento em pedra grossa

PictographCastle Altitude 2,830 ft
Photo of12.Vista para o Castelo Photo of12.Vista para o Castelo Photo of12.Vista para o Castelo

12.Vista para o Castelo

Acesso por estrada inclinada em calçada de pedra grossa E depois, embora exista uma rampa de acesso à porta principal do castelo, o início na rampa apresenta um socalco considerável, dificultando o acesso à mesma. No interior do Castelo o pavimento é sinuoso, inclinado, em terra batida e pedras soltas. Existe um lanço único de escadas de acesso à torre. O posto de informação é no interior do castelo e por isso de difícil acesso a PMR devido ao pavimento.

PictographCastle Altitude 2,833 ft
Photo of13.Ponto de informação do castelo, acessos e pavimento Photo of13.Ponto de informação do castelo, acessos e pavimento Photo of13.Ponto de informação do castelo, acessos e pavimento

13.Ponto de informação do castelo, acessos e pavimento

"Trancoso encontra-se ainda hoje rodeada de muralhas, da época dinisiana, com um belo castelo também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado. Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos Centros Históricos do país, visitado anualmente por muitos milhares de pessoas. Destacam-se, entre todos, as Igrejas paroquiais de Santa Maria e de S. Pedro, a Casa dos Arcos, de séc XVI, a Igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto, um curioso edifício do antigo Bairro Judaico e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino. No exterior da muralha, podem ver-se a Fonte Nova, de linhas clássicas erguida no sec. XVI, a Capela de S. Bartolomeu, exemplar barroco, a Igreja da Senhora da Fresta e Capela de Santa Luzia, templos da transição do romântico para o gótico, as capelas do Senhor da Calçada e de Santa Eufémia, do séc. XVIII e, ainda, o antigo Convento dos Frades Franciscanos, com elementos do séc XVI ao séc XVIII, hoje recuperado e transformado em Auditório Municipal." https://www.cm-trancoso.pt/cultura-e-lazer/centro-cultura/centro-historico/castelo-e-muralhas/

PictographMonument Altitude 2,814 ft
Photo of14.Porta do carvalho e Pormenor de pavimento Photo of14.Porta do carvalho e Pormenor de pavimento Photo of14.Porta do carvalho e Pormenor de pavimento

14.Porta do carvalho e Pormenor de pavimento

Porta do carvalho: "Também conhecidas por Portas do Cavalo, góticas, encontra-se a elas ligada a lenda de João Tição da Fonseca. Tem a figura de um cavaleiro numa saliência de pedra." https://www.cm-trancoso.pt/cultura-e-lazer/centro-cultura/centro-historico/portas-do-carvalho/ Pavimento prevalece em pedra de calçada grossa.

PictographCar park Altitude 2,791 ft
Photo of15.Parque de estacionamento no exterior e pormenor de pavimentos Photo of15.Parque de estacionamento no exterior e pormenor de pavimentos Photo of15.Parque de estacionamento no exterior e pormenor de pavimentos

15.Parque de estacionamento no exterior e pormenor de pavimentos

Parque de estacionamento no exterior e pormenor de pavimentos

PictographRuins Altitude 2,794 ft
Photo of16.Estrada medieval Photo of16.Estrada medieval

16.Estrada medieval

Seria neste ponto que se continuaria por uma estrada medieval que, optou-se por não se fazer devido ao declive e pavimento em pedras soltas e terra batida.

PictographReligious site Altitude 2,794 ft
Photo of17.Cruzeiro do senhor da Boa Morte Photo of17.Cruzeiro do senhor da Boa Morte Photo of17.Cruzeiro do senhor da Boa Morte

17.Cruzeiro do senhor da Boa Morte

Cruzeiro do senhor da Boa Morte: "É um cruzeiro de características populares, com uma figuração escultórica de Cristo Crucificado que conserva vestígios de pintura policroma. Em 1728/29, foi protegido com um alpendre de filiação classicista, sustentado por quatro colunas toscanas e com cobertura piramidal." https://aldeiashistoricasdeportugal.com/local/cruzeiro-do-senhor-da-boa-morte/

PictographInformation point Altitude 2,791 ft
Photo of19.Tribunal de Trancoso Photo of19.Tribunal de Trancoso Photo of19.Tribunal de Trancoso

19.Tribunal de Trancoso

Tribunal de Trancoso Estacionamento PMR Placar de informação Pormenor da passadeira e passeios

PictographReligious site Altitude 2,794 ft
Photo of18. Capela de Santa Luzia Photo of18. Capela de Santa Luzia Photo of18. Capela de Santa Luzia

18. Capela de Santa Luzia

Capela de Santa Luzia: "Data do séc. XII, em estilo românico de transição para o gótico (ogival) com arco cruzeiro. A cabeceira está ornada com chachorrada. No séc. XVIII foi-lhe introduzido o portal que olha ao Sul. O portal deve ter pertencido ao extinto Convento de Santa Clara." https://www.cm-trancoso.pt/cultura-e-lazer/centro-cultura/centro-historico/capela-de-santa-luzia/

PictographCastle Altitude 2,797 ft
Photo of20.Portas do Prado e Boeirinho Photo of20.Portas do Prado e Boeirinho Photo of20.Portas do Prado e Boeirinho

20.Portas do Prado e Boeirinho

Porta do Prado: "Portas semelhantes às d’ El Rei, góticas, mas tendo de ambos os lados da face interior duas guaritas. Subindo a estas muralhas por uma escada na face interna, vislumbra-se a cidade e o centro histórico." https://www.cm-trancoso.pt/cultura-e-lazer/centro-cultura/centro-historico/portas-do-prado/ Porta do Boeirinho: "Embora a sua construção recue, pelo menos, ao séc. XII, a cerca amuralhada hoje existente é o resultado da ampliação efetuada pelos reis D. Afonso III e/ou D. Dinis (1248-1325). No reinado de D. Fernando, foi amplamente reformada com a construção de muros e torres e, ao longo dos séculos, foi alvo de reparações mais ou menos avultadas, sendo, por isso, difícil atribuir uma datação precisa aos vários elementos que a constituem. Deste modo e apesar das demolições perpetradas nos sécs. XIX e XX, o antigo núcleo urbano de Trancoso está ainda hoje delimitado, em quase toda a sua extensão, pela imponente cintura de muralhas medieval. Para além de algumas das torres, conservam-se, também, três das quatro portas principais (Portas d’El Rei, Portas do Prado e Porta do Carvalho), assim como as duas portas secundárias (Porta da Traição e Olhinho do Sol) e um postigo (Boeirinho). As Portas d’El Rei e as Portas do Prado são as mais imponentes, estando enquadradas por duas robustas torres, e a Porta do Carvalho é encimada por uma figura escultórica que muitos consideram ser o lendário cavaleiro João Tição. A cerca amuralhada foi classificada como Monumento Nacional em1921." https://aldeiashistoricasdeportugal.com/local/muralhas-e-portas-da-vila/

PictographCar park Altitude 2,791 ft
Photo of21.De regresso ao ponto de partida Photo of21.De regresso ao ponto de partida Photo of21.De regresso ao ponto de partida

21.De regresso ao ponto de partida

Pavimento em passeio de calçada Passadeiras rebaixadas em alguns casos.

Comments

    You can or this trail