Activity

Lagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004)

Download

Trail photos

Photo ofLagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004) Photo ofLagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004) Photo ofLagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004)

Author

Trail stats

Distance
2.75 mi
Elevation gain
256 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
256 ft
Max elevation
167 ft
TrailRank 
44
Min elevation
-187 ft
Trail type
Loop
Coordinates
198
Uploaded
January 24, 2022
Recorded
January 2022
Be the first to clap
1 comment
Share

near Lagos, Faro (Portugal)

Viewed 380 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofLagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004) Photo ofLagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004) Photo ofLagos - VAlgarviana - Lagos dos Descobrimentos (ITALG004)

Itinerary description

"Lagos é uma das cidades históricas do Algarve e dos Descobrimentos. Neste percurso áudio guiado vai percorrer ruas antigas, muralhas, monumentos e praias."
"De frente para os Antigos Paços do Concelho, siga à esquerda para a Avenida dos Descobrimentos e vire à esquerda para o Mercado Municipal.
Siga até ao Centro Ciência Viva de Lagos e, no portão vermelho, vá pela direita. Contorne a Igreja de São Sebastião e vire à direita." (...) "siga à esquerda, junto à muralha.
No Baluarte de Nossa Senhora da Conceição, desça as escadas à direita. Continue em frente, na Porta da Praça D’Armas, atravesse a estrada, caminhe à direita e suba as escadas à esquerda. Siga em frente e suba outras escadas à esquerda, até ao ponto nº 2.
No Baluarte de Santo António, desça as escadas à esquerda e siga junto à muralha até ao ponto nº 3.
No cruzamento, vire à esquerda e avistará o Baluarte da Porta da Vila. Depois, vire à direita contornando os polivalentes Porta da Vila. Vire à direita, passando pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos até à estrada principal.
Atravesse a passadeira e siga pela rua em frente até ao ponto nº 4. Ao fundo, vire à direita, passando junto ao Campo de Futebol Esperança de Lagos, e vire à esquerda em direção à Praia da Dona Ana.
Passe junto à piscina do hotel e desça as escadas à esquerda(...).
Siga pelo passeio deixando a praia à direita, e depois em frente pelo trilho de terra. Suba as escadas naturais e siga à esquerda, em direção à Praia do Pinhão, e depois pelo passeio em calçada, até à estátua de São Gonçalo.
Vire à direita e desça as escadas, seguindo depois em frente. Depois da Fortaleza da Ponta da Bandeira atravesse a estrada até à Porta de São Gonçalo, siga pelo Jardim da Constituição e pela Praça Infante D. Henrique.
Tome a rua que segue ao lado direito da Igreja de Santa Maria e vire à direita, em direção ao Museu Municipal. Na Rua Silva Lopes, siga em frente e, já na Rua 25 de Abril, vire à direita na Travessa da Senhora da Graça, (..). Vire ao fundo à esquerda pela Rua da Barroca, voltando ao início do percurso."
https://viaalgarviana.org/606/lagos-dos-descobrimentos-lagos

Waypoints

PictographCar park Altitude 127 ft
Photo of1.Início e Fim do Percurso Photo of1.Início e Fim do Percurso Photo of1.Início e Fim do Percurso

1.Início e Fim do Percurso

Estacionamento junto ao Passeio Marítimo da Av. dos Descobrimentos Atravesse a rua. Entre e visite o Mercado Municipal de Lagos. Aqui encontra elevador e WC adaptados. Mercado Municipal de Lagos: "Edifício construído em 1924, partilha com o Centro de Ciência Viva uma magnífica panorâmica sobre o plano de água da doca pesca, a avenida e a baía de Lagos." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos#

PictographMuseum Altitude 124 ft
Photo of2.Centro Ciência Viva de Lagos Photo of2.Centro Ciência Viva de Lagos Photo of2.Centro Ciência Viva de Lagos

2.Centro Ciência Viva de Lagos

Centro Ciência Viva de Lagos https://lagos.cienciaviva.pt/ Entrada adequada a PMR Pavimento exterior em calçada miúda de calcário

PictographReligious site Altitude 144 ft
Photo of3.Igreja de São Sebastião de Lagos Photo of3.Igreja de São Sebastião de Lagos Photo of3.Igreja de São Sebastião de Lagos

3.Igreja de São Sebastião de Lagos

Igreja de São Sebastião de Lagos: "Igreja do século XV que possui três naves separadas por arcos plenos. Na fachada apresenta um portal datado de 1612, formado por duas colunas dóricas com caneluras. No interior da igreja ressaltam o retábulo da capela-mor, exemplar do século XIX mas com tribuna barroca, o retábulo da Capela do Santíssimo, do século XVIII, e um valioso conjunto de imagens, entre as quais a do Senhor crucificado, do século XVI, e a de Nossa Senhora da Glória, em estilo barroco. Por fim, um outro motivo de interesse desta igreja é a Capela dos Ossos." https://www.visitalgarve.pt/pt/453/igreja-de-sao-sebastiao.aspx "Classificada como Monumento Nacional desde 1924, é o edifício religioso de maior impacto visual em toda a cidade. Situa-se no local da anterior Ermida de N. Sra. da Conceição, edificada em 1325 e que no século XV era já Sede de Freguesia." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos À data da visita a entrada estava impedida, no entanto é notória a dificuldade de acesso a PMR devido aos degraus existentes e passeios bastante reduzidos.

PictographPhoto Altitude 183 ft
Photo of4.Praça Luis de Camões Photo of4.Praça Luis de Camões Photo of4.Praça Luis de Camões

4.Praça Luis de Camões

Sugerimos que, a partir da Igreja se desça até à praça Luis de Camões. Aprecie as ruas pavimentadas e decoradas de calçada de granito com figuras alusivas aos navegadores. Siga subindo a Rua Infante de Sagres onde também poderá admirar a calçada portuguesa até chegar à Muralha antiga. Fonte das Oito Bicas: "Obra em calcário da autoria de Rui Paula. Representa a antiga Fonte Manuelina que no Século XVI abastecia a população." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos Monumento aos Mortos da Grande Guerra: "Monumento que presta homenagem à participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos

PictographRuins Altitude 170 ft
Photo of5.Cerca Urbana Fortificada de Lagos Photo of5.Cerca Urbana Fortificada de Lagos

5.Cerca Urbana Fortificada de Lagos

Cerca Urbana Fortificada de Lagos: "Muralha resultante da intersecção de 2 cercas, a medieval (marítima), mais espessa, e a 2ª cerca (do lado terra) já com características renascentistas pontuada por 7 baluartes. Ao contrário do usual, não se situa num ponto alto mas junto ao rio. A forma dos Baluartes da Porta da Vila, da Alcaria e da Porta dos Quartos, respetivamente 1.º, 4.º e 5º baluartes da Cerca Nova, responde já às novas características da balística, introduzida no séc. 15.. A localização do baluarte da Porta da Vila, num ponto de cota elevada sobranceiro à cidade, permitindo um controlo total da muralha e área abrangente; a envolvente do Baluarte de São Francisco / Baluarte do Jogo da Bola, 7º baluarte da Cerca Nova." http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1285 O percurso Audio-guiado encaminha-nos por um estacionamento pelo exterior das muralhas que, desaconselhamos. Preferimos percorrer a Rua Infante de Sagres com a sua calçada típica portuguesa.

PictographRuins Altitude 154 ft
Photo of6.Muralhas de Lagos Photo of6.Muralhas de Lagos Photo of6.Muralhas de Lagos

6.Muralhas de Lagos

Muralhas de Lagos: "Arquitectura militar, medieval, renascentista. Planta em forma de pentágono irregular, com 9 baluartes quadrangulares - pentagonais, com orelhões e rampas de acesso para artilharia pesada. A muralha medieval envolvia todo o casario em volta da Igreja de Santa Maria do Castelo e tinha pelo menos dois pontos de passagem para o exterior, um para a praia (Porta do Mar ou da Ribeira) e outro para terra (Porta da Vila), e talvez uma poterna." http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1285 Pontos de descanso Sinalização de Flora existente ao longo do percurso Percurso em pavimento asfaltado

PictographPark Altitude 101 ft
Photo of7.Muralhas de Lagos Photo of7.Muralhas de Lagos Photo of7.Muralhas de Lagos

7.Muralhas de Lagos

Percurso ao longo do exterior das Muralhas de Lagos Percurso delimitado para peões com pavimento em asfalto Pequenos troços em escadas que impossibilitam a passagem de PMR Parque de recreio infantil e de skate (Parque Biosaudável) Muralhas: "A chamada Cerca Velha ficou concluída no século XIV e abrangia um burgo de urbanismo ortogonal com uma “rua direita” e respetivas travessas, que corresponde ao núcleo primitivo da cidade de Lagos conhecido como Viladentro. A muralha renascentista, conhecida como Cerca Nova, cujo plano global foi traçado na primeira metade do século XVI, incorporou no seu perímetro abaluartado as duas paróquias da Cidade, Santa Maria e São Sebastião. Esta obra foi impulsionada durante o reinado de D. João III e concluída na primeira metade do século XVII." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos#270-muralhas

PictographCar park Altitude 101 ft
Photo of8.Transição entre parques Photo of8.Transição entre parques Photo of8.Transição entre parques

8.Transição entre parques

Transição entre parques através de passadeira PMR Junto ao Parque de estacionamento Parque da cidade com rampa em calçada portuguesa ou lanços de escadas Pontos de lazer e descanso Placar de informação de fauna Vista para a muralha de Lagos Baluarte de Santa Maria

PictographPark Altitude 229 ft
Photo of9Parque da cidade de Lagos Photo of9Parque da cidade de Lagos Photo of9Parque da cidade de Lagos

9Parque da cidade de Lagos

Acesso em rampa com pavimento em calçada portuguesa Campo desportivo Pormenor de transição de pavimentos em rampa Parque de lazer com pontos de descanso não adaptados a PMR com pavimento em calçada portuguesa

PictographCar park Altitude 229 ft
Photo of10.Bombeiros Voluntários de Lagos Photo of10.Bombeiros Voluntários de Lagos Photo of10.Bombeiros Voluntários de Lagos

10.Bombeiros Voluntários de Lagos

Estacionamento PMR com rebaixo no passeio Passadeira PMR com rebaixo e pavimento pitonado

PictographPanorama Altitude 176 ft
Photo of11.Miradouro para a Praia de Dona Ana Photo of11.Miradouro para a Praia de Dona Ana Photo of11.Miradouro para a Praia de Dona Ana

11.Miradouro para a Praia de Dona Ana

"Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas. Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar. Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas. O areal da praia D. Ana desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas. Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos. Dona Ana é uma praia afamada e muito frequentada, tendo já sido considerada uma das melhores praias do mundo por publicações da especialidade." https://www.visitalgarve.pt/pt/2170/praia-dona-ana.aspx

PictographPanorama Altitude 176 ft
Photo of12.Praia do Pinhão Photo of12.Praia do Pinhão Photo of12.Praia do Pinhão

12.Praia do Pinhão

Praia do Pinhão: "Esta praia pode ser alcançada através dum trilho pedonal que parte da Praia D. Ana, percorrendo o topo da arriba ao longo de 300 metros, e onde se pode observar alguma da vegetação típica do litoral: pampilho-marítimo, açafate-de-prata, salgadeira e barrilha crescem profusamente nas cavidades rochosas. Para o interior dominam espécies características dos matos como a aroeira e o zambujeiro. A praia encontra-se dividida por uma formação rochosa que exibe arcos e grutas; os areais são pequenos e encontram-se encaixados entre arribas altas, talhadas em rochas carbonatadas de cores quentes. No setor norte da praia, mais exíguo, foi construído um miradouro com uma escadaria que desce até mar, permitindo, na maré cheia, mergulhar na água salgada sem passar pela areia. Uma extensa área rochosa imersa convida aos passeios subaquáticos. Apesar de se encontrar já perto da malha urbana de Lagos, a praia é relativamente tranquila." https://www.visitalgarve.pt/pt/2171/praia-do-pinhao.aspx Foi impossível continuar o trilho pois o caminho pedonal no topo da arriba estava resvalado.

PictographRisk Altitude 163 ft
Photo of13.Miradouro da Praia do Pinhão Photo of13.Miradouro da Praia do Pinhão Photo of13.Miradouro da Praia do Pinhão

13.Miradouro da Praia do Pinhão

Sinalização de Perigo! Esta parcela do percurso deveria estar interdita conforme sinalização e porque parte do trilho resvalou na arriba que não tem qualquer tipo de gradeamento nem pavimento seguro.

PictographPanorama Altitude 176 ft
Photo of14.Miradouro da Praia da Batata Photo of14.Miradouro da Praia da Batata Photo of14.Miradouro da Praia da Batata

14.Miradouro da Praia da Batata

Miradouro da Praia da Batata Percurso por rampa de passeio pedonal em calçada portuguesa

PictographMonument Altitude 131 ft
Photo of15. Miradouro São Gonçalo de Lagos e Forte da Ponta da Bandeira Photo of15. Miradouro São Gonçalo de Lagos e Forte da Ponta da Bandeira Photo of15. Miradouro São Gonçalo de Lagos e Forte da Ponta da Bandeira

15. Miradouro São Gonçalo de Lagos e Forte da Ponta da Bandeira

Estátua a São Gonçalo de Lagos: "Localizada no cimo da Avenida dos Descobrimentos, perto do local panorâmico conhecido por Chão Queimado, encontra-se o monumento a São Gonçalo, padroeiro da cidade, da autoria do artista lacobrigense Tolentino Abegoaria." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos Forte da Ponta da Bandeira: "Fortaleza do século XVII, construída à entrada da barra da ria de Bensafrim, permite desfrutar de uma magnífica vista. Apresenta planta quadrangular, é rodeada por um fosso e possui uma imponente porta de armas com ponte levadiça que dá acesso ao interior. Lá dentro pode-se visitar uma capela do século XVII coberta de azulejos." https://www.visitalgarve.pt/pt/449/forte-da-ponta-da-bandeira.aspx Padrão Comemorativo do 10 de Junho: "Da autoria de Jorge Mealha, foi inaugurado no dia 10 de Junho de 1996 pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Neste ano Lagos foi palco das comemorações nacionais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Localizado na Avenida dos Descobrimentos, perto do Forte Ponta da Bandeira." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos#249-padrao-comemorativo-do-10-de-junho

PictographMonument Altitude 131 ft
Photo of16.Jardim da Constituição Photo of16.Jardim da Constituição Photo of16.Jardim da Constituição

16.Jardim da Constituição

Arco de São Gonçalo: "Oratório edificado nos anos 40 para perpetuar a memória do Santo Padroeiro de Lagos que terá nascido em 1360, segundo a tradição, numa casa situada junto das Portas do Mar, no local onde hoje se encontra o seu nicho e imagem." Cais Antigo: "Entre o Castelo dos Governadores e a antiga Casa da Dízima existiam duas portas que, articuladas com a muralha quinhentista e funcionando como antecâmara da cidade, permitiam a circulação entre muros e o acesso ao Cais da Ribeira." Castelo dos Governadores: "O Castelo dos Governadores, também conhecido como Castelo de Lagos e provável Paço do Infante D. Henrique, é um imóvel construído na segunda metade do século XV, que autores locais referem como tendo origem árabe." Estátua a Gil Eanes: Localizada no Jardim da Constituição, esta estátua da autoria de Canto da Maia é uma homenagem ao lacobrigense, escudeiro do Infante D. Henrique, que em 1434 dobrou o Cabo Bojador. Brasão de Lagos: "Obra em calcário representando a Heráldica Municipal de Lagos, constituída por um pano de muralha com duas torres, encimadas pelas Armas do Infante D. Henrique. Da autoria do lacobrigense José Arvelos, está situado no Jardim da Constituição." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos#

PictographMonument Altitude 117 ft
Photo of17.Praça Infante D. Henrique Photo of17.Praça Infante D. Henrique Photo of17.Praça Infante D. Henrique

17.Praça Infante D. Henrique

Estátua ao Infante D. Henrique: "Localizada na Praça Infante D. Henrique, antiga Praça da República/ da Constituição/ do Município/ do Pelourinho/ dos Touros, foi inaugurada em 1960. De autoria do escultor Leopoldo de Almeida, constitui uma obra de arte que imortaliza a figura do Infante e a sua estadia em Lagos durante parte significativa da sua vida. Daqui terá dirigido a fase inicial dos Descobrimentos Portugueses. É conhecido mundialmente pelo cognome de "O Navegador"." Armazém Regimental: "Datada de 1665, este imóvel destinado ao armazenamento dos produtos trazidos pelas naus que aportavam a Lagos, situa-se na Praça do Infante, e ostenta na sua fachada principal, sobre cada uma das portas, um escudo de Armas do Reino do Algarve e, entre eles, a chancela do Conde de Avintes." Igreja de Santa Maria: "Em 1498 foi construída a Igreja da Misericórdia, à qual foi adossado posteriormente o hospital da mesma casa. Sofreu restauros e ampliações nos sécs. XVI e XVII, acabando por ser instituída igreja paroquial, dedicada a Santa Maria, aquando da destruição pelo terramoto de 1755 do antigo templo da paróquia. Edifício de arquitectura neoclássica composto por nave única com três capelas colaterais e sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Com a frente voltada à Praça do Infante, apresenta uma composição simétrica, tendo como elementos centrais sobrepostos, a porta da entrada, a janela da sacada e um nicho para imagem. A simetria é reforçada pelas duas torres laterais, com campanários. O interior encontra-se enriquecido com retabulística da segunda metade do século 18." Mercado de Escravos: "Edifício construído em 1924, partilha com o Centro de Ciência Viva uma magnífica panorâmica sobre o plano de água da doca pesca, a avenida e a baía de Lagos." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos#

PictographReligious site Altitude 117 ft
Photo of18.Igreja de Santo António e Museu Municipal de Lagos Photo of18.Igreja de Santo António e Museu Municipal de Lagos Photo of18.Igreja de Santo António e Museu Municipal de Lagos

18.Igreja de Santo António e Museu Municipal de Lagos

Igreja de Santo António: "Edificada em 1707, foi reconstruída após o terramoto ter destruído a maior parte do edifício e da sua talha dourada. É uma construção em estilo Barroco, cuja simplicidade exterior contrasta com a riqueza decorativa do interior. A decoração em talha dourada é considerada das mais belas do País. A obra do retábulo, que sobreviveu ao terramoto, foi encomendada em 1718 ao entalhador Gaspar Martins. A restante obra de talha é atribuída ao entalhador Custódio Mesquita. O tecto, imitação de uma abóbada de berço, apresenta pintura em perspectiva, com as armas de Portugal ao centro. No altar, sobre o trono, está colocado o padroeiro Santo António, com o Menino no braço. Um silhar de azulejos azuis e brancos complementa este interior, onde predomina um forte sentido de ilusão e imaterialidade, provocada pela conjugação do brilho do ouro e do azulejo. No pavimento da igreja, a lápide sepulcral de Hugo Beaty, Comandante do Regimento de Infantaria de Lagos e responsável pela reedificação da Igreja em 1769." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos#266-igreja-de-santo-antonio Museu Municipal de Lagos: "(...)contacto com a história e a cultura do concelho de Lagos através dos seus vários núcleos e espaços museológicos, uma autêntica viagem que atravessa os séculos para apresentar a todos um destino único com um património singular." https://museu.cm-lagos.pt/ O acesso à Igreja faz-se através de degraus. O acesso ao museu é possível para PMR.

PictographPhoto Altitude 176 ft
Photo of19.Rua da Barroca e Palácio da Justiça Photo of19.Rua da Barroca e Palácio da Justiça Photo of19.Rua da Barroca e Palácio da Justiça

19.Rua da Barroca e Palácio da Justiça

Rua da Barroca: "Uma das ruas mais típicas de Lagos, sobretudo devido aos seus arcos. Antes de 1960 confinava com o rio, fazendo parte do sistema defensivo das muralhas da cidade." Palácio da Justiça: "Também denominado por Tribunal Judicial e Tribunal da Comarca. Foi edificado em 1968 segundo planta do Arq. Luís Amoroso Lopes."

PictographMonument Altitude 176 ft
Photo of20.Praça Gil Eanes Photo of20.Praça Gil Eanes Photo of20.Praça Gil Eanes

20.Praça Gil Eanes

Praça Gil Eanes e Zona Circundante: "Praça localizada no centro da cidade, muito movimentada e com grande atividade comercial. É frequentemente palco de espetáculos de rua, sobretudo musicais. As artérias circundantes são pedonais e apresentam zonas ajardinadas que convidam ao passeio. O comércio de rua (venda ambulante) é bastante usual e concorre com as lojas da zona." https://www.allaboutportugal.pt/pt/lagos/atividades-de-passeio/praca-gil-eanes-e-zona-circundante Estátua a El Rei D. Sebastião: "Localizada na Praça Gil Eanes, esta escultura é da autoria de João Cutileiro. Inaugurada em 1973, perpetua a memória de D. Sebastião que elevou Lagos a cidade em 1573 e daqui partiu, em 1578, à conquista de Alcácer Quibir, na fatal expedição militar a Marrocos." https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/patrimonio-e-monumentos# Onde se situa o Posto de Turismo de Lagos

Comments  (1)

You can or this trail