Activity

.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches

Download

Trail photos

Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches

Author

Trail stats

Distance
970.2 mi
Elevation gain
30 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
26 ft
Max elevation
3,293 ft
TrailRank 
32
Min elevation
0 ft
Trail type
One Way
Coordinates
9
Uploaded
April 3, 2021
Recorded
April 2021
Be the first to clap
Share

near Charneca, Lisboa (Portugal)

Viewed 510 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 00 Lisboa - Les Houches

Itinerary description

nota: links e imagens contidas neste texto são visíveis em browser mas não na app wikiloc





Apresentação

Esta foi uma aventura que realizamos na primeira quinzena de Julho de 2018. No regresso, decidi não publicar os tracks, pois já existiam no Wikiloc bastantes partilhas deste Tour. Mas entretanto começaram a surgir os pedidos de vários amigos, e em 2019 e 2020 fui fornecendo os registos, sempre com o aviso de que não estavam editados, contendo pequenos erros ou desvios de nossa inciativa. E, claro, desprovidos de qualquer descrição associada.
A pandemia acabou por deixar algum tempo livre e em 2021 enchi-me de determinação para levar a bom porto este projecto, já que as opções seguidas na repartição do tour em etapas ou na escolha dos alojamentos ou as nossas vivências ao longo destes doze dias poderão sempre ser úteis para os que se vão lançar nesta inesquecível aventura, e que, tal como eu fiz, por certo irão beber da experiência dos que por lá passaram para delinear o seu programa.

Esta primeira "etapa" na verdade não é etapa alguma, aliás só tem meia dúzia de pontos de registo criados manualmente, um artifício para poder ser aceite como publicação pelo Wikiloc, serve sim com alicerce para fazer um sumário do nosso tour e opções seguidas nas viagens de ligação. As outras etapas serão publicadas nas próximas semanas.

Somos um casal que adora a montanha, virgem, selvagem, distante, isolada. Refúgios assistidos ou livres, bivouac. A companhia de montanheiros que a percorrem em silêncio, escutando os sons da natureza e contemplando - sejam as paisagens a perder de vista seja o mais infímo pormenor de uma flor.
Ao chegar ao final da etapa, recordamos para sempre um jantar confeccionado no Express Spyder num pequeno refúgio escuro, enquanto ouvimos lá fora no negro da noite uma coruja a piar, ou a troca do estórias da montanha com outro viajante, mas esquecemos fácilmente um albergue muito bem decorado e fervilhante de movimento e conversas em que nada aprendemos.
Esta paixão nem sempre é satisfeita no TMB, porque neste início de Verão está repleto de excursões organizadas por agências de turismo de natureza, geralmente em troços ou etapas que pelas vistas e facilidade são mais fácilmente "vendidas". A Primavera não está ao nosso alcance, aliás alguns refúgios poderão estar fechados. Talvez o início de Outono seja mais calmo, mas aí perdemos o privilégio da companhia da neve em alguns troços e perdemos todo o branco que cobre o horizonte que nos rodeia.

Mas nem por isso deixou de ser uma experiência apaixonante. Conhecedores de antemão desta realidade, e porque gostamos de nos deter, fotografar, viver a montanha, organizamos o tour em 12 etapas que nos permitiram nunca ter de correr para chegar a horas ao destino, e acima de tudo nos permitiram ficar em alguns locais cosy e sossegados, onde o anoitecer foi a cereja no topo do bolo de um dia fascinante de caminhada.
Mas claro que não é difícil fazer em dez ou menos etapas.

O guia que segui foi o Tour du Mont Blanc Complete two-way trekking guide de Kev Reynolds, adquirido em versão kindle, claro, para não pesar na bagagem.

No fim deste texto, bem como em todos os que irei publicar, está a lista das etapas, clicando em qualquer delas vai-se directo ao relato e track de mesma.

Não deixe de fazer este Tour!!!!!!!!!


O ponto de partida e as viagens de ligação

Muitas são as viagens e há que poupar; e também nos interessam sempre o mínimo de escalas, já que cada uma é um elo frágil na cadeia, onde se a mochila se extravia toda a expedição está perdida. E este TMB é um dos casos complicados, pois que devido à intensa procura na época estival, há que reservar todos os alojamentos e com boa antecedência.

Por este motivo escolhemos Les Houches. O vôo de Lisboa para Geneve pela Easyjet era muito acessível, havia boas ligações entre o aeroporto e aquela vila, e trata-se de uma localidade típicamente de montanha com a sua arquitectura romântica, as ruas estreitas e as flores em todas as janelas. Não havia que hesitar.
O sentido que adoptamos para o tour foi o anti-horário, porque nos deixa para o final a "grande varanda sul" um sector de quilómetros de miradouro por excelência do maciço do Monte Branco, e sobretudo porque este sentido me proporcionaria a luz ideal para valorizar as fotos.

Os vôos foram adquiridos em Junho, e o shuttle aeroporto de Geneve - Les Houches foi adquirido ainda em inícios de Março, tendo optado pela AlpyBus, que se revelou uma excelente opção, fácil de reservar na net e excelente o contacto em local. Logo à despedida, quando chegamos a les Houches, o motorista quis confirmar quando e em que hotel seria o nosso regresso (o serviço é prestado entre os alojamentos em Les Houches e o aeroporto de Geneve).

O regresso a Portugal foi também feito via Geneve, mas voando para Barcelona, onde tínhamos família a visitar.


Os alojamentos

Os alojamentos foram todos eles marcados no site do TMB, na primeira quinzena de Janeiro de 2018. O site funciona muito bem, tudo correu sobre rodas, sem problemas com os meios de pagamento - o site agrupa automáticamente os pagamentos conforme o meio disponível e/ou escolhido pelo cliente - PayPal, cartão de Crédito, etc.
Há uma tecla que dá acesso ao utilitário de booking, que permite construir passo a passo e guardar todo o itinerário que desejamos fazer bem como alojamentos escolhidos, e daí passar à sua reserva . Deixei os links em Francês, mas claro que o site permite a escolha de outras línguas. Este planeador também vai automáticamente permitindo conhecer a despesa envolvida, à medida que "construímos" o percurso. Em geral é possível logo na reserva contratar os sacos pic-nic a levar pela manhã, para comer no caminho.
Em todos encontramos mantas sobre os beliches, e a maior parte deles também aluga sacos de dormir ou toalhas de banho, para os que quiserem viajar mais leves, o que não foi o nosso caso.

Todas as marcações são depois objecto de uma confirmação, dando-nos assim a segurança de saber que o alojamento está de facto a contar connosco. Assim mesmo, alguns pediram que telefonássemos dois ou três dias antes da nossa chegada, para confirmarmos presença e darmos antevisão da hora de chegada.


Clima e terreno

É montanha. No mesmo dia podemos atravessar um vale quente e abafado, batido pelo sol e subir depois a uma zona alta, atravessar um campo de neve pelo meio de nevoeiro ou de ventos fortes, cheios de frio. Quando fizemos a Via Francigena, ao subir ao Colo do Grande São Bernardo (2,469m), não longe de um extremo deste TMB, apanhamos sol, chuva, neve, granizo, vento forte, trovoada, tudo num período de pouco mais de duas horas. São necessárias roupas leves, mas também forros polares, calças, impermeáveis e rain cover.

Os trajectos não são difíceis. Há algumas zonas com forte desnível acumulado, travessia de campos de neve ou línguas de neve escorregadias em encosta, alguns poucos e fáceis troços de escadas metálicas na rocha.


Les Houches e o Gîte Michel Fagôt

Les Houches fica em França, mas tem toda a ambiência que sempre imaginamos de uma vila Suiça de montanha. Fica na Alta Saboia, a 6km da Chamonix, e a sua população nem chega a 3000 habitantes. É famosa pelo esqui, com pistas que descem ladeadas por zonas de floresta, com vistas magníficas sobre o maciço do Monte Branco e lá em baixo o vale de Chamonix. É servida por comboio, e de carro o acesso é fácil com a auto-estrada a passar lá tão perto.
Isto toda a gente sabe. Mas o que poucos sabem é que a vila é também famosa pela École de Physique des Houches, fundada por Cécile DeWitt-Morette. Os cursos funcionam no Verão e duas dúzias de laureados Nobel lá andaram, como alunos ou professores, antes de receberem tão alta distinção.

Alojamentos não faltam, escolhemos o albergue, o Gîte Michel Fagôt, que funciona numa edifício muito arejado e bem situado, onde fomos muito bem recebidos e ficamos bem alojados, o albergue é super asseado e bem decorado. Aproveitamos logo à chegada para pedir uma tábua de enchidos e queijo (9.00 eur) e as inevitáveis "demi pression". O jantar (é servido às 19:30) e pequeno almoço (7:00 às 9:00) foram razoáveis, ao nível a que nos habituamos nos albergues.
Como chegamos cedo demos uma volta por ali, e não resistimos a provar a pastelaria local logo ao lado, na Eric Jacquier... :)



As etapas

Etapa 00 Lisboa - Les Houches
Etapa 01 14.52 km Les Houches - Auberge Le Truc
Etapa 02 17.75 km Auberge Le Truc - Refuge de La Croix du Bon Homme
Etapa 03 12.18 km Refuge de La Croix du Bon Homme - Refuge des Mottets
Etapa 04 18.79 Km Refuge Des Mottets - Rifugio Maison Vieille
Etapa 05 09.85 Km Rifugio Maison Vieille - Rifugio Giorgio Bertone
Etapa 06 12.24 Km Rifugio Giorgio Bertone - Rifugio Elena
Etapa 07 12.06 Km Rifugio Elena - Auberge des Glaciers (La Fouly)
Etapa 08 17.37 Km Auberge des Glaciers (La Fouly) - Gîte Bon Abri (Champex)
Etapa 09 14.62 Km Gîte Bon Abri (Champex) - Auberge du Mont Blanc (Trient)
Etapa 10 14.41 km Auberge du Mont Blanc (Trient) - Auberge de la Böerne (Trés Le Champ)
Etapa 11 9.69 Km Auberge de la Böerne (Trés Le Champ) - Refuge de La Flégère
Etapa 12 19.38 Km Refuge de La Flégère - Rocky Pop Hotel (Les Houches)
Track gps integral 175.69 Km Gîte Michel Fagot (Les Houches) - Rocky Pop Hotel (Les Houches)

Waypoints

PictographProvisioning Altitude 3,278 ft

Boulangerie Éric Jacquier

PictographWaypoint Altitude 1,375 ft

Cointrin - Geneve

PictographOvernight Altitude 3,266 ft
Photo ofGite Michel Fagot Photo ofGite Michel Fagot Photo ofGite Michel Fagot

Gite Michel Fagot

Gite Michel Fagot 2 Allée Des Sortbiers 74310, Les Houches, Auvergne-Rhône-Alpes, FRA +33 4 50 54 42 28

PictographWaypoint Altitude 340 ft
Photo ofHumberto Delgado - Lisboa

Humberto Delgado - Lisboa

PictographReligious site Altitude 3,295 ft
Photo ofÉglise Saint-Jean-Baptiste Photo ofÉglise Saint-Jean-Baptiste

Église Saint-Jean-Baptiste

Église Saint-Jean-Baptiste Les Houches, Auvergne-Rhône-Alpes, FRA

Comments

    You can or this trail