Quinta do Covelo Eco-trilho

7 minutes
April 24, 2022
April 2022

near Ameal, Porto (Portugal)

Este é um percurso de fácil realização, no entanto, aconselha-se algum tempo extra para se aproveitar as vistas e observar bem a grande diversidade de arvores e plantas que residem neste parque. É possível observar plantas muito comuns em Portugal como carvalhos e pinheiros-bravos, mas também outras mais raras como a cerejeira-negra. Além da vasta biodiversidade, este é um local com um rico valor histórico que data o século XVIII. Desde esse tempo até aos dias de hoje, a quinta passou por diversas mudanças, passando por ser um local de acolhimento para doentes com tuberculose, por volta de 1908. Mas não foi esquecido com o tempo, pois foram criadas novas estruturas como é o caso, há não muito tempo da abertura de uma horta pedagógica, em 1997, que evoluiu mais tarde para o Centro de Educação para a Sustentabilidade e ainda, a abertura de um parque infantil. Convém de qualquer das formas que leve uma garrafa de água e uma toalha caso pretenda se sentar em alguma das paragens ao longo do percurso. Pode não ser um percurso longo, mas é sem dúvida inesquecível.

PictographFlora Altitude 491 ft

Um arvoredo diversificado

Começamos o nosso percurso, e como podemos ver pelo título "Um arvoredo diversificado", esta estação caracteriza se por ter um número elevado de espécies diferentes de árvores como o carvalho e o acer negundo logo à entrada da estação, sendo que à volta encontramos outras árvores: eucaliptos, castanheiros-da-índia, sobreiros, magnólias-brancas e até um pilriteiro. Foi precisamente por isso que escolhemos este lugar como 1ª estação, assim os visitantes terão uma ideia do que esperar ao longo do percurso, pois estas árvores podem ser encontradas em todo o parque, porém, este é o sítio que descobrimos que apresenta uma maior diversidade de árvores (mesmo que não seja o lugar com um maior número absoluto de árvores). Neste sítio, além da vasta biodiversidade, à direita, é possível ver um efeito produzido pela queda da água, paned´eau. Este efeito da água pode não parecer nada de especial, aliás pode ser um aspeto ignorado por muitos dos visitantes da quinta, porém, ao contrário do que parece, é difícil de o fazer com sucesso, e por isso achamos pertinente destacar a existência desta pequena “cortina de água”. Para se disfrutar ao máximo o que este ponto tem para oferecer, sugerimos tentar encontrar as árvores de que falamos à sua volta!

PictographFlora Altitude 482 ft

Um afloramento invadido

Subindo as escadas entre as estações, vamos acompanhando o canal de água até atingirmos o nosso objetivo atual a segunda estação, “Um afloramento invadido”. Esta estação caracteriza-se por dois fatores importantes: o grande afloramento de granitos pela estação inteira e várias plantas invasoras. Estas plantas invasoras são principalmente acácias e giestas, todas de coloração amarela nesta altura do ano (primavera). Além destas, é possível ver árvores mais comuns como pinheiros-bravos e mansos, outra que se encontram em quase todas as estações, os sobreiros, entre outras plantas mais subtis como o rabo-de-raposa. Esta é uma das nossas estações favoritas graças à privacidade e calma que lá existem, pois encontra-se mais afastada do resto das atrações principais da quinta como o parque infantil. É um ótimo local para atividades como meditação ou um piquenique se até preferir. Recomendamos que nesta paragem se sente confortavelmente e feche os olhos focando-se no som da natureza à sua volta.

PictographFlora Altitude 509 ft

Um pequeno oásis

E aqui chegamos ao “Pequeno Oásis”, que indica metade do nosso percurso, sendo que a sua característica mais marcante é um lago artificial com pedras no meio. Uma atividade interessante para se realizar é saltar pelas pedras, mas recomendamos para tal que esteja munido de um calçado que não deslize demasiado, de preferência. Esta é uma estação com pouca diversidade de árvores como loureiros, sobreiros e carvalhos, mas com uma diversidade plantas de menor porte como ligustros, alhos selvagens e agave-azul. Propomos como uma atividade que tente encontrar estes dois últimos, visto que se encontram perto um do outro e pode até, se tiver fome, comer os alhos selvagens que, como pode estar à espera, sabem a alho! Yummi! Uma pequena curiosidade, esta planta é usada muitas vezes como remédio contra males do estômago e intestino, por ter propriedade bactericida.

PictographFlora Altitude 513 ft

Fonte de loureiro

“Fonte de loureiro”, este é um jogo de palavras que tem como inspiração a grande quantidade de loureiros que se encontra neste local (em comparação com os outros) e a pequena fonte, não funcional, localizada na parede. Mais uma vez, esta estação também não tem como ponto de foco a diversidade de árvores. Além da abundância de loureiros, estão presentes outras árvores comuns como carvalho. No entanto temos plantas diversificadas como uma das mais raras neste parque, a cerejeira-negra. Esta, encontra-se ligeiramente escondida, numa rampa do lado oposto à fonte, por trás de uma giesta. Também é possível ver várias heras na parede e no chão, ao longo da estação. Uma boa atividade para realizar nesta estação é tentar ouvir os pássaros que passam por aqui como as garças e periquitos monges.

PictographFlora Altitude 517 ft

À volta do carvalho

Aqui chegamos ao final do nosso percurso, “À volta do carvalho”. O título é intuitivo devido à presença de um enorme carvalho que é o centro das atenções desta estação. Recomendamos a todos os artistas ou pessoas com interesse em desenho que tentem fazer um retrato desta árvore de diferentes ângulos e diferentes horas do dia, visto que, graças às grandes copas das árvores, com a mudança da posição do sol, os raios de luz criam visões fantásticas desta estação. A biodiversidade deste ponto, é caracterizada por árvores altas como carvalhos, ciprestes, pinheiros-bravos e árvores invasoras como acácias e austrálias. Esta estacão tem também uma vasta gama de plantas menores que recomendamos que descubra por si mesmo, instalando no seu smartphone a aplicação PlantNet. Antes de retornarem ao início deste percurso, devem relaxar e descansar neste local, pois encontra-se longe de tudo o que causa ruído, sendo muito calmo e pacífico, excelente para um merecido descanso.