PItões-Montalegre-VilarPerdizes-Pitões

Photo ofPItões-Montalegre-VilarPerdizes-Pitões Photo ofPItões-Montalegre-VilarPerdizes-Pitões Photo ofPItões-Montalegre-VilarPerdizes-Pitões

October 22, 2021
October 2021

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Rota de enduro circular, com saída e chegada a Pitões das Júnias, com passagem por:
- Pitões das Júnias e o seu mosteiro
- Planalto da Mourela
- Montalegre
- Serra do Larouco
- Vilar de Perdizes
- Vilarinho de Negrões
- Barragem do Alto Rabagão
- Barragem da Paradela

Faz-se bem, ao longo de um dia, porque não é demorada, se for sempre a andar eventualmente até se faz numa manhã comprida.
Nós saímos às 8h30 de Pitões das Júnias e regressámos pelas 18h30, mas parámos muitas vezes, muitas delas para fazer filmagens, outras só para apreciar a paisagem ou para comer.

É um trajeto rolante, alguma estrada pelo meio, algumas zonas de pedra e a subida ao Larouco com corta mato pelo meio da serra, mas nenhuma secção técnica ou trialeira que faça perder tempo. Nós embrulhámo-nos em algumas zonas de vegetação alta, que talvez possam ser evitadas, mas de resto é sempre a andar.

Um percurso variado, com zonas de pedra, zonas de gás, subida de serra, margem de albufeira, etc, muito agradável e com vistas lindas, acabando em grande no maravilhoso mosteiro de Pitões das Júnias.