Bolívia #07 - Downhill na Estrada da morte (death road) - Marcelo

Photo ofBolívia #07 - Downhill na Estrada da morte (death road) - Marcelo Photo ofBolívia #07 - Downhill na Estrada da morte (death road) - Marcelo Photo ofBolívia #07 - Downhill na Estrada da morte (death road) - Marcelo

August 28, 2023
February 2023

near Chijini, La Paz (Bolivia)

Assim que terminei de tomar o meu café da manhã no hostel, a van já apareceu para me buscar. Ela foi pegando os turistas pelo caminho e partimos em direção a estrada. Depois de alguns minutos, chegamos na laguna Estrelani, que é formada pela represa Estrelani. Ali a gente fez um café da manhã (comi de novo) e tinha um doce de leite muito bom. Também foi o ponto onde os integrantes do passeios começaram a conversar e se conhecer. Vários franceses no grupo. Fui até conversando em espanhol com um deles. Tentei me arriscar no francês com uma menina, mas ainda sou muito iniciante. Depois de todos comerem o desayuno, ganhamos do guia as roupas e os itens de proteção. Além dos itens, recebemos alguma orientações como o fato de não ser uma competição e que é só para montar na bicicleta e se deixar levar. Não precisa nem pedalar.
Depois de todos aparamentados, cada um recebeu uma bicicleta com um número. Era pra gente decorar este número para quando fosse pegá-la mais uma vez. Já com a bike em mão, fomos caminhando ao ponto inicial da descida.
O começo é todo num asfalto muito bom. Lisinho e bem sinalizado. Fomos descendo nesta estrada absurdamente linda beirando o precipício na cordilheiras dos andes. É lindo e inesquecível.
A primeira parada foi diante de um túnel, onde passamos pela lateral até para não ficar tão perigoso. Depois dele, voltamos a descer pela estrada RN3 Bolivia - Caravani.
Continuamos o Downhill até a primeira placa da estrada da morte (death road). Tiramos algumas fotos e ali sim começava a estrada da morte de verdade! Pra Valer! Já não era mais em asfalto e sim em estrada de chão. O abismo cada vez mais eminente. É bem interessante... e perigoso.
Depois de um determinado ponto, voltamos para a van e ela nos leva até um lugar onde podemos fazer um pequeno lanche lá por volta do meio dia. Este local é o mirador de Chuspipata.
De barrigão cheio, mais um vez voltamos a descer pela estrada que ficava cada vez mais exposta e cada vez mais linda. É inesquecível.
Ao chegarmos na segunda placa da Death Road, ela fica bem de frente para um linda cachoeira: a cascata San Juan. Mas não acabava por ali! Ainda tinha mais descida e o caminho foi ficando cada vez mais legal: passamos por baixo de duas quedas da cascata San Juan.
O passeio estava incrível e eu estava muito feliz por estar ali. Era um sonho realizado. Um sonho de muitos anos. Continuamos a descer até que chegou um ponto onde a estrada estava bloqueada por máquinas de obras: elas estavam desbloqueando a estrada já que houve um deslizamento de terra uns dias antes. Infelizmente o passeio acabava por ali, mas foi inesquecível. Voltaria sem pensar duas vezes. Recomendo a todo mundo que vai a La Paz a fazer este passeio.
Assim que acabou o passeio, os guias lavaram as bicicletas na cachoeira, entramos na van e voltamos para La Paz. Agora era só descansar porque o dia seguinte eu iria fazer o passeio do Chacaltaya e o Valle de la Luna.
Acompanhaê!

O projeto:
Fica registrado aqui o meu mochilão onde o propósito era conhecer algumas cidades da Bolívia e finalizar no Chile. A ideia seria sair de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cruzar a fronteira da Bolívia, chegando em Puerto Quijarro. Já dentro da Bolívia, a ideia era seguir para Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Torotoro, La Paz, Isla del Sol, Sucre, Potosí e, para finalizar, mas não menos importante, descer até a cidade de Uyuni para cruzar o maior deserto de sal do mundo: o deserto de Uyuni. Atravessando este, a viagem terminaria no deserto do Atacama em San Pedro de Atacama, já no Chile. Como o projeto desta viagem surgiu do sonho de conhecer os desertos do Uyuni e do Atacama, chamei este projeto de "Los Desiertos".

20/02/2023 - Corumbá (MS/BRA) e Puerto Quijaro (BOL)
21/02/2023 - Santa Cruz de la Sierra
06/03/2023 - Deslocamento de Potosí x Uyuni
07/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 1
08/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 2
09/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 3 - Chegada no Deserto do Atacama (CHL) e um Passeio por San Pedro do Atacama
10/03/2023 - Deserto do Atacama - Valle de la Luna
11/03/2023 - Deserto do Atacama - Pukara de Quitor e Catarpe
12/03/2023 - Deserto do Atacama - Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas
13/03/2023 - Deserto do Atacama - Ruta dos Salares
14/03/2023 - Volta pra casa

PictographPayment required Altitude 13,693 ft

26/fev/2023 10:58:07

PictographInformation point Altitude 15,319 ft

26/fev/2023 11:13:53 - Recebemos algumas orientações e colocamos as roupas e proteções.

26/fev/2023 12:15:50

26/fev/2023 14:46:43

26/fev/2023 15:10:18

PictographRisk Altitude 7,017 ft

26/fev/2023 15:17:29 - parte do passeio é bloqueado porque estrada caiu em uma certa parte. Mas mesmo assim vale a pena o passeio.

Pausa pra eles lavarem as bikes na cachoeira no final do passeio

26/fev/2023 15:43:52

PictographProvisioning Altitude 12,040 ft

Pausa pra almoçar, no final do passeio