Activity

Circuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m

Download

Trail photos

Photo ofCircuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m Photo ofCircuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m Photo ofCircuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m

Author

Trail stats

Distance
0.49 mi
Elevation gain
0 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
23 ft
Max elevation
3,308 ft
TrailRank 
24
Min elevation
3,284 ft
Trail type
Loop
Coordinates
23
Uploaded
December 14, 2017
Be the first to clap
Share

near Paranoa, Distrig Kevreadel (Brazil)

Viewed 336 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofCircuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m Photo ofCircuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m Photo ofCircuito da Estrutura da Antiga Barragem 30m

Itinerary description

Mergulho Avançado apenas mergulhadores treinados e experientes

A Vila Paranoá foi um dos acampamentos remanescentes da época da construção de Brasília. Foi fundada em 1957, quando da implantação dos canteiros de obras para a construção da Barragem do Lago Paranoá. Após a inauguração de Brasília, em 1960, os habitantes permaneceram no local, devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. Ao longo dos anos, foram agregando-se à estrutura do antigo acampamento vilas de moradias. Na década de 1980, era considerada uma das maiores invasões do Distrito Federal. O Paranoá foi fixado mediante Decreto do Governo do Distrito Federal, como consequência da longa trajetória de resistência e luta dos moradores. No entanto, a fixação não ocorreu na área original.


Avenida principal da cidade
As missas eram realizadas em um barracão e, após mobilização da comunidade, foi construída a Igreja São Geraldo. Na antiga área, restaram alguns edifícios públicos e comunitários, entre eles, a Igreja São Geraldo, erguida durante o período da construção da barragem.

Após a fixação da Vila Paranoá, a área do antigo acampamento tornou-se um parque ecológico, aprovado pelo então Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente (CAUMA) em 3 de junho de 1992 e instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do Decreto 15899/94.[4] O objetivo dessa área do parque é preservar a vegetação da antiga Vila, árvores frutíferas plantadas pelas famílias e as edificações remanescentes como memória do antigo espaço. O Parque Vivencial do Paranoá é um marco histórico para a memória daquele núcleo pioneiro. Sua preservação e valorização, como testemunho da construção de Brasília, partiu de reivindicação da própria comunidade que residia no local.

No final da década de 1970, a construção inicial sofreu acréscimo de duas outras construções precárias, que serviram para abrigar as funções paroquiais. Essa intervenção alterou a forma original e não compõe o volume do bem tombado.

Vista de Brasília a partir do Parque vivencial do Paranoá
Em 1993, a Igreja São Geraldo, símbolo da fixação, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal, pelo decreto 15156/93. Em 2005 ela desabou, restando apenas as antigas escadas.
Wikipedia

View more external

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,287 ft

Saída na superfície

PictographWaypoint Altitude 3,281 ft

Cuidado para não ultrapassar os limites da barragem

PictographLake Altitude 3,297 ft
Photo ofInício do Mergulho

Início do Mergulho

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Procurar o cano duplo aos 15m

PictographWaypoint Altitude 3,379 ft

Estrutura da Antiga Barragem 30m

Comments

    You can or this trail