VVP - Verdadeira Volta a Portugal em Estrada - 2200 km - 12 dias - 28000 a. a.

Photo ofVVP - Verdadeira Volta a Portugal em Estrada - 2200 km - 12 dias -  28000 a. a. Photo ofVVP - Verdadeira Volta a Portugal em Estrada - 2200 km - 12 dias -  28000 a. a. Photo ofVVP - Verdadeira Volta a Portugal em Estrada - 2200 km - 12 dias -  28000 a. a.

1,363 mi
11 days one hour 29 minutes
August 31, 2014
August 2014

•   5 5 Reviews

near Benfica, Lisboa (Portugal)

Esta verdadeira Volta a Portugal começou como se fosse um habitual treino pela marginal e acabou por ser uma volta fechada pelas proximidades das linhas limítrofes de Portugal continental. Foi sem saber quantos dias tinha nem até onde podia evoluir que fui avançando etapa a etapa, terra a terra até perfazer estes quase 2200 km de muita dificuldade e recompensa. foram cerca de 190 km diários de média, onde - salvo erro - só não ficaram contemplados os distritos de Santarém e Viseu.
Para este projecto foram usadas 10 pousadas da juventude para pernoitar, só não aconteceu em Alandroal, por não haver nenhuma num raio muito grande. De resto foi assim em Areia Branca (Lourinhã), Aveiro, Vila Nova de Cerveira, Vilarinho das Furnas (Gerês), Bragança, Vila Nova de Foz Côa, Castelo Branco, Alcoutim, Portimão e Almograve.
Por etapas e terras mais importantes ficou assim ordenado neste périplo:
1ª Etapa - Lisboa, Damaia - Praia da Areia Branca, com passagem em:Estoril Sintra, Ericeira, Santa Cruz e Lourinhã.
2ª Etapa - Praia da Areia Branca - Aveiro, com passagem em: Serra D'el Rei Óbidos , Caldas da Rainha, Alfeizerão, Nazaré, São Pedro de Moel, Praia de Vieira, Monte Redondo, Carriço, Lavos, Figueira da Foz, Serra da Boa Viagem, Quiaios, Bom Sucesso, Mira, Vagos, Ílhavo e Aveiro.
3ª Etapa - Aveiro - Vila Nova de Cerveira, com passagem em: Esgueira, Estarreja, Ovar, Esmoriz, Espinho, Gaia, Porto, Matosinhos, Leça, Vila do conde, Póvoa de Varzim, Fão, Esposende, Neiva, Viana do castelo, Vila Praia de Âncora, Moledo, Caminha e vila Nova de Cerveira.
4ª Etapa - Cerveira - Campo do Gerês, com passagem em: Valença, Melgaço, Castro Laboreiro, Entrada em Espanha, Entrimo, Lobios, Portugal por Portela do Homem, Gerês e Vilarinho das furnas.
5ª Etapa - Campo do Gerês - Bragança, com passagem em: São Bento da Porta Aberta, Caniçada, Salamonde, Ruivães, Pisões, Sapiões, Chaves, Lebução, Rebordelo, vinhais e Bragança.
6ª Etapa - Bragança - Vila Nova de foz Côa, com passagem em: Gimonde, Milhão, Argozelo, Vimioso, Genísio, Malhadas, Miranda do Douro, Duas Igrejas, Fonte de Aldeia, Sendim, Brunhosinho, Santiago, Mogadouro, Castelo Branco, Lagoaça, Carviçais, Torre de Moncorvo, Poçinho e Vila Nova de Foz Côa.
7ª Etapa - Vila Nova de Foz Côa - Castelo Branco, com passagem em: Almendra, Vilar de Amargo, Figueira de Castelo Rodrigo, Vilar Torpim, Almeida, Cerdeira, Rapoula do Côa, Sabugal, Santo Estevão, Terreiro das Bruxas, Penamacor, Pedrogão, São Miguel da Achada, Escálos de Cima e Castelo Branco.
8ª Etapa - Castelo Branco Alandroal, com passagem em: Sernadas do Rodão, Vila Velha de Rodão, Nisa, Alpalhão, Fortios, Portalegre, Arronches, Santa Eulália, Barbacena, Vila Fernando, Terrugem, Borba e Alandroal.
9ª Etapa - Alandroal - Alcoutim, com passagem em: Terena, Reguengos, Mourão, Póvoa de São Miguel, Moura, pias, Serpa, Santa Iria, Mina de São Domingos, Moreanes, Mértola, Cortes Pereira e Alcoutim.
10ª Etapa - Alcoutim - Portimão, com passagem em: Guerreiros do Rio, Foz de Odeleite, Castro Marim, Vila real de santo António, Monte Gordo, Vila nova de Cacela, Conceição, Tavira, Luz de Tavira, Olhão, Faro, Boliqueime, Alcantarilha, Porches, Lagoa e Portimão.
11ª Etapa - Portimão - Almograve, com passagem em: Odiaxere, Lagos, Vila do Bispo, Sagres, Carrapateira, Aljezur, Rogil, Maria Vinagre, Odeceixe, São Teotónio, Cabo Sardão e Almograve.
12ª Etapa - Almograve - Troia - Setúbal - Cacilhas - Lisboa, com passagem em: Longueira, Cruzamento de Almograve, Vila Nova de Mil Fontes, Brunheiras, Sines, Santo André, Melides, Carvalhal, Comporta, Ferry de Tróia, Setúbal, Palmela, Azeitão, Quinta do Conde, Coina, Almada, Cacilhas, Cais do Sodré (Lisboa) e Benfica (Damaia).

• Photo of Jantunes
    Jantunes Sep 2, 2014

Excelente, a divulgação deste trabalho é de verdadeiro interesse público.

nés Sep 2, 2014

Obrigado Jael,
    faço-o com todo gosto...Além de ter prazer em percorre tb o tenho, em que outros o possam fazer.
    Bons passeios e boas pedaladas (se for o caso)
    Cump,
    João Galvão (Nés)

• jabas Sep 7, 2014

Parabéns!!!! A verdadeira volta a Portugal é mesmo esta!! Espectáaaaaaaculo!!

• Photo of Jorge_Pinto
    Jorge_Pinto Oct 2, 2014

Parabéns!!!!!
    um “trabalho” hercúleo sem duvida...
    faço minha também, a escrita do Jael Antunes.
    também pedalo mas à sua beira sou um bebé (em kms e, preparação).
    acompanha este espaço de partilha com todo o prazer.
    abração
    Jorge Pinto

• Photo of Deni Vargues
    Deni Vargues Jan 25, 2021

Vou tentar realizar esta volta, vou seguir este track e tentar fazer c bike e cada as costas em 20 dias, mais lento ver se consigo chegar ao fimmm

nés Jan 25, 2021

... claro que sim, deni. Será uma viagem inesquecível. Tenta evitar as estradas com mais fluxo de carros e camiões. Na zona de Aveiro, lembro me que escolhi uma muito má. Mas as coisas agora tb estão bastante mais calmas. Boa aventura. Saúde

• Photo of Álvaro Pardelhas
    Álvaro Pardelhas Oct 28, 2021

Vou po-la nos favoritos para 2022. Claramente algo que mais tarde me dará muito orgulho👌

• Photo of Rui Silva_1974
    Rui Silva_1974 Mar 9, 2022

Tiro-lhe o meu chapéu por mais este seu feito!! Que espectáculo bombástico. Muitos PARABÉNS pela coragem e resiliência 👏👏.
    Todo este trajeto foi 100% feito com bicicleta de estrada e sempre em asfalto e/ou alguma calçada?
    Este é + um da minha "Bucket List" 💪😉 ... muito obrigado pela partilha

• Photo of Nuno Filipe Rodrigues
    Nuno Filipe Rodrigues Mar 19, 2022

TOP, TOP, TOP!!!

nés Mar 19, 2022

Obrigado a todos pelos elogios. É tudo estrada. Já não me lembro se tem algum troço em pavê. Mas não será nada de significativo. Boas Pedaladas.

• Jorge Samurai May 25, 2022

Isto é a verdadeira volta a Portugal! Muitos parabéns pela iniciativa e pela preparação física. Já sonhei muito que adoraria fazer algo do género, infelizmente nunca terei tempo para fazer tudo seguido, mas aos bocados está no meu plano. Vou usar isto como inspiração e estudo, muito obrigado pela partilha.

• Photo of fredinou
    fredinou Oct 3, 2022

Parece incrível sabendo que foi feito em 12 dias. Dá quase 200 km por dia sabendo que é tudo menos plano. É de tirar o chapéu e com reverência! De certeza que esta aventura vai inspirar muitos adeptos! Também gostava de um dia o poder fazer.