Volta de estrada - Zonas históricas do distrito de Lisboa (Belas, Mafra, Sintra, Belém, Monsanto)

Photo ofVolta de estrada - Zonas históricas do distrito de Lisboa (Belas, Mafra, Sintra, Belém,  Monsanto) Photo ofVolta de estrada - Zonas históricas do distrito de Lisboa (Belas, Mafra, Sintra, Belém,  Monsanto) Photo ofVolta de estrada - Zonas históricas do distrito de Lisboa (Belas, Mafra, Sintra, Belém,  Monsanto)

February 16, 2014
February 2014

near Damaia, Lisboa (Portugal)

Zonas históricas
Boa volta de estrada com quase 120 quilómetros e perto dos dois mil metros de acumulado ascensional. Passa em algumas das regiões com mais história do distrito de Lisboa. Nomeadamente: - Belas, Mafra, Sintra (vila e Serra), Belém e Monsanto.
Muitas destas zonas estão em boas elevações que, como é óbvio, temos que escalar, trazendo com elas as respectivas descidas vertiginosas. Lembro-me das ascensões para o "Clube de Golfe de Belas" e para o estabelecimento prisional de Pêro Pinheiro, depois, até Cheleiros, temos a descida vertiginosa para o Lizandro e a ainda maior subida para Mafra, com paredes de mais de 10% de inclinação. Com a aproximação da costa, depois do Zambujal, voltamos a descer ao Lizandro e a subir para a Carvoeira. Voltamos a descer, desta vez, para a Praia de São Julião, de onde temos uma desafiante escalada com médias de mais de 10%, após a Ribeira do Barril. Seguindo para Sul, até chegarmos a Sintra não há grandes obstáculos. A entrada na zona de Sintra, também dá o inicio à maior escalada desta Volta, pela Serra de Sintra, via Capuchos, terminando na Malveira da Serra. Depois da descida contínua até à Vila de Cascais, segue-se uma longa parte essencialmente plana, pela Marginal, de onde se acaba por sair em Alcântara, onde, via Avenida de Ceuta e Bairro da Liberdade / Serafina, se dá o início da progressão até ao ponto mais alto do parque Florestal de Monsanto (prisão). Após mais esta subida é só voltar a fechar a volta pela rotunda de Pina Manique.

Mais Voltas de Estrada no Blog no NezClinas:

• Photo of João Tomé
    João Tomé Apr 1, 2018

Boa volta com paisagens fabulosas.

• giuseppe.matteo80@gmail.com Nov 9, 2020

Olá nés. Estava á procura de um trak de estrada Lisboa Ericeira. Acha que este é o melhor caminho para evitar trânsito? Obrigado

• Photo of nés
    nés Nov 9, 2020

OLá Giuseppe,
    Pelo lado de Belas e Mafra tem menos carros. Pela costa é mais frequentado.
    De qualquer maneira, e mesmo em período de pandemia, que há muito menos trânsito, aconselho a viagem num dia de semana.