Volta à serra do Barroso, com subida ao miradouro Teto do Mundo

Photo ofVolta à serra do Barroso, com subida ao miradouro Teto do Mundo Photo ofVolta à serra do Barroso, com subida ao miradouro Teto do Mundo Photo ofVolta à serra do Barroso, com subida ao miradouro Teto do Mundo

December 18, 2020
December 2020

near Venda Nova, Vila Real (Portugal)

Início da volta junto à barragem da Venda Nova, subi em direção à vila de Salto.
Ao chegar a Borda D'Água virei para R311 e segui está estrada até ao Boticas Parque.
Ao longo desta estrada passamos por várias aldeias pitorescas, isoladas na serra do Barroso.
Em vários locais desta estrada, podemos usufruir de panorâmicas fantásticas.
Chegando ao Boticas Parque, dei uma pequena volta pelo parque, local onde aproveitei para almoçar e depois tomar um café na recepção do Parque.
De seguida voltei para trás e segui pela M520 em direção a Carvalhelhos e depois até às Alturas do Barroso, esta estrada até Alturas do Barroso é uma das melhores estradas para pedalar em Portugal.
Quando cheguei ao cruzamento de Alturas do Barroso, segui um bocado pela estrada que se embrenha na serra e que vai dar a Covas do Barroso, mas dei a volta e decidi subir ao miradouro do Teto do Mundo
Muito perto de alturas do Barroso existe um miradouro que poucos conhecem, mas de onde se tem uma das mais bonitas panorâmicas de Portugal.
É o Miradouro Teto do Mundo.

"Também existe uma via Ferrata para subir ao miradouro, que também já fiz.
É o Nuno Teixeira, do Boticas Parque, que aluga o material e faz de monitor para fazer a via Ferrata."

Quando cheguei ao local onde se inicia a subida ao miradouro Teto do Mundo, não dá para subir de bicicleta, coloquei a bicicleta às costas e fiz o trilho até ao topo.
Que paisagem!!!
Após o miradouro, segui em direção à barragem dos Pisões, boas paisagens e uma grande descida até à Barragem dos Pisões.
Após passar pela Barragem dos Pisões, segui pela Nacional 103 até ao local onde iniciei a volta.
Esta volta para quem gosta de subidas, estradas de montanha, quase sem trânsito, aldeias que ainda vivem ao sabor das estações, está é uma volta que recomendo vivamente.
Feita a solo como eu fiz, têm outro significado, pois somos só nós e a bicicleta, dá para libertar a mente de todas as preocupações e stress do dia a dia.