Subida ao monte de S. Domingos pelo pavé.

Photo ofSubida ao monte de S. Domingos pelo pavé. Photo ofSubida ao monte de S. Domingos pelo pavé. Photo ofSubida ao monte de S. Domingos pelo pavé.

December 3, 2023
April 2014

near Esposada, Porto (Portugal)

Volta circular a partir da barragem de Crestuma.
A ideia desta volta era fazer a subida de são Domingos, subida em pavê.
O monte de São Domingos e a sua capela pertencem ao município de Castelo de Paiva.
Da barragem segui pela estrada N108 sempre junto do rio Douro segui por esta estrada até á ponte de entre os Rios.
Na ponte de entre os rios segui pela estrada que vai para santa Maria da Sardoura - Touriz - Paraíso.
O início da subida para o monte de São Domingos, fica no entroncamento em Oliveira de Arda.
Do entroncamento até á capela é sempre a subir, pela estrada em paralelo. (Pavê)
São cerca de 3,5km com +-10% de inclinação de subida média.
Junto á capela as vistas, para o rio Douro são fantásticas.
Daí foi seguir sempre pela N222 até Crestuma.
Antes de chegar a Crestuma, vi uma rampa com uma placa com 14% de inclinação, não resisti e tive que fazer esta rampa, é curta 980m mas com uma inclinação brutal, nestes 980m subimos 90m a primeira rampa antes da curva é onde têm a inclinação dos 14%.
Uma volta com boas subidas e belas paisagens.

Com passagem por:
- Igreja De Melres (10.4 km)
- Miradouro de Sebolido (19.4 km)
- Igreja de Santa Maria de Sardoura (27.5 km)
- Miradouro Meia Barcaça (51.9 km)
- Mirador de lomba (61.9 km)
- Capela de São Paio Várzea (71.5 km)

Monte de São Domingos

No monte de S. Domingos, miradouro natural rodeado por profundos vales onde correm os rios Arda e Douro, é possível admirar a paisagem deslumbrante, onde o verde cobre a montanha e lhe dá vida. Aqui existem várias mesas e bancos para convívio e piqueniques, bem como zonas relvadas e arborizadas com muita sombra. Um local ideal para passar bons momenos com a família.