Sr.ª da Piedade de Tábuas - Louçainha - Rabaçal

Photo ofSr.ª da Piedade de Tábuas - Louçainha - Rabaçal Photo ofSr.ª da Piedade de Tábuas - Louçainha - Rabaçal Photo ofSr.ª da Piedade de Tábuas - Louçainha - Rabaçal

July 28, 2019
July 2019

near Carvalhais de Baixo, Coimbra (Portugal)

Passeio de bicicleta de estrada com passagem por Carvalhais - Almalaguês - Miranda do Corvo - Sr.ª da Piedade de Tábuas - Torno - Louçainha - Espinhal - Taliscas - Vale de Todos - Venda do Brasil - Rabaçal - Condeixa - Vila Pouca de Cernache - Carvalhais.

A descida entre Almalaguês e fonte do Calvo é num pavé/calçada daquele mesmo lixado. Não me atrevi a largar os travões pela inclinação, irregularidade e pouca aderência do piso.
Totalmente desaconselhado em tempo de chuva, principalmente com pneus 700x23c, como é o meu caso. Vale pela aventura e pelo sítio que, apesar de ter alguns eucaliptos, é aprazível. Começa junto ao adro duma bonita igreja e acaba numa fonte.

Vai depois direito a Moinhos, onde inicia um constante sobe-e-desce para Miranda ao longo do rio Dueça. Uma das rampas chega aos 10%, um bom aperitivo para o que nos espera a seguir.

É que, de Miranda a Torno, a subida à Serra é um filme de terror.
Tem uns 12 ou 13% de inclinação ininterrupta, em que desde o cruzamento da Sr.ª da Piedade até ao cimo não há um bocadinho onde se possa recuperar o fôlego.
Não recomendo a quem tenha cassete com menos de 28 dentes.

De Torno em diante entra numa espécie de planalto com diversas aldeias, campos cultivados e olivais (Supegal, Souravas, Fetais Cimeiros). Aí, a vista é vasta para os lados de Miranda, Penela, Sicó, etc.

Continuando para a Louçainha, a tendência é subir, mas agora bem mais ligeiramente.
Lá chegado, topa-se a praia fluvial onde antigamente acabava o memorável troço do rali de Portugal "Lousã - Relvas", em que os carros passavam entre dois lagos. É muito gira e tem um bar de apoio, o que pode ser útil (no dia deste passeio pareceu estar fechado).

A descida para o Espinhal é um pouco mais à frente, por uma estrada em que o alcatrão que já teve os seus dias, mas que é dum curva-contracurva emocionante.

Cruza o centro do Espinhal e toma o IC3 até à cortada para Taliscas, onde contorna o Monte de Vez pelo lado Sul, entrando no Vale do Rabaçal junto à Venda do Brasil, após atravessar Vale de Todos.

Daqui até ao ponto de regresso o percurso é muito mais plano e a paisagem muda também completamente - pois da xistosa serra da Lousã passa para o maciço calcário do Sicó.

Quase no fim ainda aflora a antecâmara dos campos do vale do baixo-Mondego, seguindo até ao Sebal, Sobreiro e Avenal, zonas já bastante menos acidentadas comparativamente ao resto do percurso.