Passeio de bicicleta Pontével,Valada,Cartaxo,Pontével

Photo ofPasseio de bicicleta Pontével,Valada,Cartaxo,Pontével Photo ofPasseio de bicicleta Pontével,Valada,Cartaxo,Pontével Photo ofPasseio de bicicleta Pontével,Valada,Cartaxo,Pontével

November 1, 2022
November 2022

near Pontével, Santarém (Portugal)

Iniciei a volta no Rio da Fonte em Pontével. Mas, é possível iniciar o passeio de bicicleta em Casais de Amendoeira, em Vale da Pedra, em Valada ou Cartaxo. A subida de Pontével a Casais de Amendoeira se faz bem. Parar no semáforo no Cruz do Campo e seguir em frente. Esse trajecto até a estação de comboio Santana é um descanso. Quase plano. Pode sentir-se na Holanda. Vamos ao encontro de Vale da Pedra. Mais à frente tem uma pequena subida. A ponte que passa por cima da linha de comboio. Antes de chegar a Valada tem se pedalar uma recta longa. Nada difícil. Valada, o Tejo, fazer um pic nic ou tomar uma uma bebida ou um snack num dos Cafés da Aldeia ou na esplanada no Café ao pé do Tejo. Continuar a volta. Estámos a chegar a Morgado. Passar por baixo da ponte Dona Amélia e o próximo ponto de referência é Santana. Para passar a Ponte Velha ao pé de Santana o trânsito está alternado. Um semáforo dirige qual é o lado que pode andar. Os intervalos entre vermelho e verde são, e para quem anda de bicicleta, apertados. Depois passar a linha de comboio a estrada na direcção de Cartaxo começa a subir. Mas também se faz. Já estamos a chegar a Ribeira do Cartaxo. Para passar Cartaxo tem-se subir e descer. Há ruas com sentido único e não sei o que mais, que brincam com os ciclistas. Para chegar de Cartaxo a Pontével passei nas Várzeas e sai ao pé da serração antiga já perto de Pontével. Uma estrada calma, mas com subidas e descidas. Alternativa é, escolher a estrada de Cartaxo a Aveiras de Cima que começa a partir da redonda ao pé do Intermarché. Virar na direcção de Pontével logo no primeiro cruzamento um pouco mais a frente da Adega de Cartaxo. Essa estrada se faz com menos esforço do que passar nas Várzeas, as subidas são constantes e ligeiras. Desvantagem: a estrada é altamente movimentada. Independente da escolha, em 10 minutos chega-se de Cartaxo a Pontével. E, no Rio da Fonte terminei a volta.