Fundão - Covilhã - Torre - Loriga - Tortosendo - Fundão

Photo ofFundão - Covilhã - Torre - Loriga - Tortosendo - Fundão Photo ofFundão - Covilhã - Torre - Loriga - Tortosendo - Fundão Photo ofFundão - Covilhã - Torre - Loriga - Tortosendo - Fundão

8 hours
August 16, 2019
August 2019

near Donas, Castelo Branco (Portugal)

Passeio de bicicleta de estrada - Do Fundão à Torre, Serra da Estrela, pelo lado da Covilhã e Penhas da Saúde.
Percorre a EN18 até à cortada do Refúgio, por onde sobe suavemente à Covilhã, atravessando a cidade pelo seu centro - com passagem pela UBI, câmara municipal, etc.

Desde os 400m onde a EN18 cruza o Zêzere até aos 1993m do cimo da Torre vão cerca de 29 kms, sendo os últimos 20 uma subida de respeito, principalmente na zona do Parque de Campismo do Pião e do Sanatório.
Mas fazem-se surpreendentemente bem se não houver pressa.

Da Torre segue-se a descida até à Lagoa Comprida, cortando um pouco antes para Loriga e Alvoco da Serra, pelo famoso "Adamastor". A pendente é expressiva e as curvas são perigosas se a velocidade for desadequada. E é bem fácil ganhar ali velocidade.

Apanha depois a EN 230 no cruzamento do inóspito café/restaurante "Pedras Lavradas" (que vende um belo queijo da serra), porto de montanha por onde a Serra do Açor se liga à Serra da Estrela.

Inflecte direito a Tortosendo, e corta para Erada. A ideia inicial era continuar por Paúl, Barco e Aldeia de Joanes, para fazer um caminho de regresso que não coincidisse com o de ida.
No entanto, problemas com rodas, travões e câmaras de ar - que me condicionaram o passeio todo desde que iniciei a descida da Torre - fizeram-me retornar à EN 230, seguindo por Cortes do Meio e Tortosendo, apanhando novamente a EN18 para voltar ao Fundão.

Volta dura, tinha a ideia de que a única dificuldade digna estava na subida à Serra pela encosta da Covilhã, mas enganei-me. Alcançando Loriga o sobe e desce é constante e massacra umas pernas já cansadas.
As paisagens são inexcedíveis!