Activity

Estrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita

Download

Trail photos

Photo ofEstrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita Photo ofEstrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita Photo ofEstrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita

Author

Trail stats

Distance
86.23 mi
Elevation gain
8,314 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
8,196 ft
Max elevation
2,546 ft
TrailRank 
32
Min elevation
149 ft
Trail type
One Way
Time
6 hours 18 minutes
Coordinates
7904
Uploaded
September 29, 2021
Recorded
June 2019
Be the first to clap
Share

near Viseu, Viseu (Portugal)

Viewed 261 times, downloaded 7 times

Trail photos

Photo ofEstrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita Photo ofEstrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita Photo ofEstrada Nacional n.º 2 - Viseu - Venda da Gaita

Itinerary description

EN 2 entre Viseu e Picha, atravessando uma das zonas de toda a EN 2 que mais foi alterada relativamente ao percurso original.
Duas infraestruturas posteriores - a Barragem da Aguieira e o IP3 - castigaram bastante a estrada entre Santa Comba Dão e Penacova.

Há várias partes da N2 desaparecidas sob as águas, nomeadamente na Foz do Dão, completamente submersa.
Aí, após Pinheiro do Ázere e o Chamadouro - no km 51 deste percurso - a EN2 desaparece na direção da água.
Houve pois que circundar a albufeira, através das vias de serviço ao IP3 e, nas pontes, em cima do próprio IP3, para depois ir cruzar o Mondego ao açude da barragem, retomando o percurso original logo após ele reaparecer das águas, no km 57 deste percurso.

Pois mesmo fugindo ao máximo o IP3, a tendo a preocupação de acompanhar o mais possível o que sobra da estrada original, há duas partes em que não dá o para evitar o Itinerário Principal - na ponte sobre o Rio Dão e na Ponte sobre o Rio Cris.

Porém, em Oliveira do Mondego, em vez de entrar no IP3 para voltar a sair no Porto da Raiva, preferi seguir por uma ligeira alternativa de 1 km, que sobre ao IC6 e desce logo a seguir para a Raiva.
Embora nessa parte o IP3 seja mais fiel ao percurso original, o desvio que proponho é mais tranquilo e não desvirtua o propósito de seguir a EN2, que corre em paralelo.

Entre Viseu e Santa Comba Dão o percurso é calmo, com o fluxo transito quase a cessar quando nos afastamos da cidade.
Daí para baixo é um pouco confuso até à barragem, a sinalização para a EN2 não é muita (penso que o problema vai ser corrigido em breve), mas consegue-se fazer sem grande pressão de trânsito, visto que as duas pontes do IP3 se cruzam bem pelas bermas, e é legal a circulação de bicicletas.

De Penacova para Poiares, e de Góis em diante, preparem-se para subir. O transito diminui ainda mais, e o alcatrão é sempre bom.

Bons passeios

Comments

    You can or this trail