Gruta do Spar em Inoã - Marcelo

32 minutes
March 4, 2018
March 2018

near Barreto, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha gravada no dia 03/03/2018 em Inoã, na cidade de Maricá/RJ.

Trilha muito legal de se fazer. Tem uma sinalização com fitas vermelhas e outras com fitas rosas. Resolvemos seguir a com fitas rosas. Obrigado para quem as deixou.
Leve lanterna (ou lanterna do celular mesmo) para poder explorar bem o local.

A gruta em si é um antiga galeria de minas desativada há aproximadamente 50 anos. Foi desativas devido à desvalorização do feldspato e malacacheta. No alto da gruta há a possibilidade de fazer rapel. Dentro da gruta possui alguns morcegos, o que deixa tudo mais emocionante. Hehe.

Assim que chegamos onde eu deixei o carro, fui conversar com os locais. Faça o mesmo. Sempre bom conversar com quem é da área. Logo no início, tem um casa que vende sacolé, mas como tinha deixado o dinheiro no carro, nem pude comprar.

No final da para dar um mergulho num poço natural que existe dentro da gruta. Não sei dizer se a água é limpa, mas é CRISTALINA! Não resisti e tomei um "banho". Na verdade só me molhei/dei um (vários) mergulho(s).

Vale a pena conhecer. Uma ótima aventura e não é difícil. Só ter disposição para caminhar.
Perto das grutas, existe um outro caminho que te leva ao topo dela. Ali da para fazer um rapel, para quem gosta.

Preserve o lugar. Não deixe lixo. NÃO use produtos de limpeza na água da gruta.
Procure sempre o MINIMO de impacto ambiental. Como se você não estivesse ali.
Vamos cuidar do que é nosso.

Mais dicas e fotos:

PictographCar park Altitude 141 ft

Onde deixei o carro - Perto de uma pracinha

Perguntei aos locais se poderia deixar o carro por ali e se tinha algum problema. Tudo ok.

vimos que esquerda daria onde estava a fita vermelha. Resolvi subir um pouco para explorar. Só uma vista legal da antiga pedreira. Depois voltei para o caminho normal

PictographTree Altitude 265 ft

pitstop para comer umas frutas

Vista para a pedreira

Gruta do Spar

PictographRuins Altitude 751 ft

Gruta

PictographThermal waters Altitude 774 ft

Agua para relaxar

• marcelomelloramos Apr 9, 2018

Recomendo a trilha, ela faz a entrada completa das cavernas mas pode-se entrar bem antes da trilha acabar. A trilha corre por fora, pra quem tem medo do escuro e não encara os túneis é uma maneira de conhecer tudo.

• Photo of mar_celoferreira
    mar_celoferreira Apr 9, 2018

Obrigado pelo comentário meu xará Marcelo. A trilha é bem legal né? Curti bastante e não é difícil. Tem vários caminhos realmente e com marcações com fitas. Me senti bem a vontade nessa trilha. Com certeza voltei lá.

• Photo of @foraderoteiro
    @foraderoteiro Jun 19, 2018

Trilha muito bacana, está destruída o pessoal de moto cavaram um buraco bem no meio, mas dá para andar ainda de boa, com um pouco de dificuldade. Mas vale a pena!

• Photo of mar_celoferreira
    mar_celoferreira Aug 7, 2018

Verdade. Uma pena mesmo. Pessoal costuma muito ir de moto pra lá e iluminar as grutas com os faróis. É uma pena porque acaba degradando muito o ambiente... Além dos barulhos dos motores que acabam desagradando todo mundo. Uma pena.