Trilha da Cachoeira do Segredo, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo

Photo ofTrilha da Cachoeira do Segredo, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo Photo ofTrilha da Cachoeira do Segredo, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo Photo ofTrilha da Cachoeira do Segredo, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo

August 23, 2019
August 2019

•   4.3 1 review

near São Jorge, Goiás (Brazil)

Trilha gravada no dia 17/08/2019, nosso último dia na vila de são jorge. Depois partimos para o camping em alto paraíso.
Gravei tanto o caminho motorizado como o a pé.

Caminho motorizado (dificuldade moderado):
Comecei a gravar assim que saí do carro, no estacionamento. Antes de chegar ali, se pega uma estrada de chão que não está nas melhores condições mas nada complicado. Qualquer carro chega com facilidade, só ir de vagar.
Assim que se chega na portaria, paga-se o ingresso caso ainda não o tenha comprado lá na agencia no centro de são jorge, e anda mais uns km atravessando rios com o carro, mas não é nada d+. Qualquer carro passa na época de seca. Sempre pergunte na portaria como está a condição da estrada e se da para ultrapassar os rios com o carro.

Caminho a pé (dificuldade fácil):
Já a trilha a pé é bem tranquila. Para toda a família. Ultrapassa alguns rios também, mas é muito fácil. Sem complicações, pelo menos na época que fui: época de seca.
Essa cachoeira só bate sol em alguns meses do ano. Não lembro quais. Somado ao falto da água ser um pouco gelada, não bater sol, e ainda ventar um pouco ali, a sensação de frio é um pouco maior.

Depois de curtir a cachoeira do segredo, voltamos para o camping, arrumamos nossas coisas, e partimos sentido a alto paraíso. No meio do caminho paramos no vale da lua e depois paramos para ver o por do sol no jardim de maytrea.

Mais informações e fotos:

Roteiro na Chapada dos Veadeiros:
Dia 01 - 13/08/2019 - Deslocamento RJ x Brasília; Brasília x Vila de São Jorge
Dia 02 - 14/08/2019 - Trilha do Mirante da Janela
Dia 03 - 15/08/2019 - Trilha dos Cânions, no Parque Nacional
Dia 04 - 16/08/2019 - Trilha dos Saltos, Carrocel e Corredeiras, no Parque Nacional
Dia 05 - 17/08/2019 - Cachoeira do Segredo , Vale da Lua, Jardim de Maytrea e Chegada em Alto Paraíso
Dia 06 - 18/08/2019 - Cachoeira das Almécegas e São Bento
Dia 07 - 19/08/2019 - Cachoeira da Loquinhas
Dia 08 - 20/08/2019 - Cachoeira Santa Barbara e Capivara
Dia 09 - 21/08/2019 - Catarata dos Couros
Dia 10 - 22/08/2019 - Deslocamento Alto paraíso x Brasilia; Brasília x RJ

PictographCar park Altitude 1,959 ft

Onde deixamos o carro

PictographThermal waters Altitude 1,978 ft

PictographThermal waters Altitude 2,002 ft

PictographThermal waters Altitude 1,994 ft

Piscina

PictographThermal waters Altitude 2,017 ft

só bate sol em poucas épocas do ano. Como a água é um pouco gelada, não bate sol e ainda venta um pouquinho ali, a sensação de frio é maior... mas nada impossível.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jun 20, 2022

Tanto o trajeto pela estrada quanto a trilha sofreram modificações e o acesso foi facilitado. O trajeto pela estrada possui uma pequena diferença no trecho final, porém há algumas placas nas bifurcações. Agora não é preciso mais atravessar o córrego de carro, já que logo antes da chegada à portaria foi construída uma ponte. Qualquer tipo de veículo chega à portaria, principalmente na estação seca. No entanto a estrada é estreita e muito poeirenta na seca.

Teve alterações também na trilha, não é mais preciso atravessar o córrego em nenhum momento. Foram construídas várias passarelas e pequenas pontes, facilitando e muito o trajeto. Agora a extensão é de aproximadamente 3.5km, sendo que só na chegada à cachoeira que é preciso andar um pouco pelo leito do córrego.

Em jun/22 o ingresso cobrado foi de R$50 por pessoa. Somente dinheiro no local.

• Photo of mar_celoferreira
    mar_celoferreira Jun 20, 2022

Caramba, quantas mudanças. Obrigado pelas atualizações hélio. Um bom motivo pra voltar lá, hehe.