TRILHA 007 - POSTO ESTIVAS - PITITINGA - DUNA DA ANTENA

October 25, 2020
October 2020

near Estivas, Rio Grande do Norte (Brazil)

TRILHA ORGANIZADA PELA JBF PNEUS
@JBFPNEUS

Começamos com o deslocamento do posto 30 de Setembro em Estivas até a praia de Pititinga pela BR. Calibrar os pneus com a pressão correta ao chegar na praia é fundamental para o bom desempenho do carro e melhor uso do 4x4.

Após uma pequena transposição na beira mar, entramos a direita, após a duna do Coconho, e seguimos em estrada de barro até as dunas. Não paramos no local, mas durante o deslocamento percebi uma área, do lado esquerdo, muito boa para quem gosta de brincar na lama com o carro.

Seguimos nas dunas de Maracajaú, sem muita dificuldade, até o primeiro desafio. Nesse ponto, é possível notar que eu contornei pelo meio das casas e depois acessei uma duna. Esse é um dos by pass da duna que um pouco depois desci e fiz novamente o mesmo caminho, porém dessa vez retornando pelo asfalto para os carros que não queriam subir o by pass. Após encontrar com o pessoal e agrupar com o restante do comboio, ficamos no local esperando o restante do grupo terminar a brincadeira.

Saímos das dunas de Maracajaú e fomos até a praia de Caraúbas, onde haviam mais alguns desafios para quem quisesse tentar. Desafios esses que ficam bem próximos a um dos nossos locais favoritos para fazer churrasco na beira mar. De muito fácil acesso e com um bom banho de Rio.

Seguimos em direção a barra de Maxaranguape. Trecho tranquilo pela estrada. Chegando a praia de Muriu, seguimos até mais a frente, próximo a duna da Antena, indo primeiro para a lagoa do Gaúcho, onde fizemos nosso churrasco e o pessoal parou para tomar aquele banho!
OBS.: Fiz o caminho errado ao adentrar nas dunas de Jacumã, indo no contra fluxo do local. RECOMENDA-SE que se vá em direção a duna da Antena e depois siga até a lagoa do Gaúcho para evitar acidentes e chateações com os bugueiros.

Pós banho, fomos até a duna da Antena propriamente dita e lá ficamos até o final.
OBS.: desconsiderar a ida até uma rua da praia de Muriu, esqueci de pausar a gravação da trilha nesse momento e ficou registrado.

Saindo da duna da Antena, fomos até Muriu novamente para encher os pneus no posto e de lá seguimos pela estrada de Pitangui até Natal.

Em resumo, uma boa trilha para quem não conhece os desafios dessa região e quer fazer para adquirir experiência.

Vamos as recomendações:
1 - leve água e demais bebidas para o tempo que forem ficar;
2 - o churrasco na Lagoa do Gaúcho é dispensável, uma vez que há o comércio de alimentos na Lagoa de Jacumã;
3 - SEMPRE PRESTE MUITA ATENÇÃO nas áreas de acesso e saída das dunas para que não cometa o erro que cometi hoje! Evite chateações.
4 - lembre de SEMPRE levar o seu lixo!