Rota Norte: terceiro dia (Bragança - Freixo de Espada à Cinta) EN218 + EN221

Photo ofRota Norte: terceiro dia (Bragança - Freixo de Espada à Cinta) EN218 + EN221 Photo ofRota Norte: terceiro dia (Bragança - Freixo de Espada à Cinta) EN218 + EN221 Photo ofRota Norte: terceiro dia (Bragança - Freixo de Espada à Cinta) EN218 + EN221

September 4, 2023
September 2023

near Bragança, Bragança (Portugal)

A Rota Norte é uma roadtrip circular que se estende por 777 quilómetros e que une o litoral ao interior no Norte de Portugal.
Traduz-se numa aventura, sem ponto de partida nem de chegada, para se fazer de bicicleta, de mota, carro ou autocaravana. A rota cobre as regiões do Minho, Trás-os-Montes, Douro e Porto, atravessando oito distritos e 35 municípios.

Conecta duas estradas épicas, a Nacional 103 e a Nacional 222. Passa ainda pelas estradas nacionais 13, 218 e 221, formando no seu conjunto o “anel dourado dos grandes viajantes”.

Por ser um percurso circular, a Rota Norte não tem pontos de partida nem chegada definidos. Quem a quiser percorrer tem a liberdade de escolher onde começar e em que sentido.
Não foi inicialmente pensada para ter esta característica, mas é uma particularidade desta rota, que lhe dá uma identidade diferente.

Dado já termos feito a rota da EN222, antes do advento da Rota Norte, propusemo-nos fazer agora o troço que liga a EN13 à EN222, no seu ponto mais Oriental, em Almenddra, percorrendo as EN103, EN218 e EN221.

3° dia: Bragança - Freixo de Espada à Cinta
Esta etapa decorre ao longo das EN218 e 221
Iniciamos o dia no Km0 da EN218 na saída de Bragança segundo a direção de Vimioso
Um desvio em Outeiro, para visitar a Basílica de Santo Cristo de Outeiro, uma das 8 basílicas do país e a única que se situa numa aldeia.
De volta à estrada, atravessamos o centro de Argozelo e Carção, pelas suas ruas empedradas, e entramos em Vimioso
De Vimioso a Miranda do Douro, não há que contar. Miranda, merece uma subida à Sé, com passeio a pé pelas ruelas do interior da muralha.
Saíndo de Miranda, tomamos a EN221 na direção de Mogadouro / Freixo.
Uma passagem por Sendim. Vista do Castelo de Mogadouro e chegada a Freixo de Espada à Cinta.
Aqui fizemos um desvio à Praia Fluvial da Congida
Nota: aqui tem início um passeio de barco pelo Rio Douro que mostra paisagens fantásticas.
Em Freixo, pode visitar o seu Centro Histórico, com a sua Igreja Matriz e Torre octogonal, igrejas e casas senhoriais que dão a Freixo o título de Vila Manuelina

# Esta publicação não pretende ser um roteiro fiel à Rota Norte, mas apenas um reflexo da nossa viagem de descoberta, com variantes, batotas, tentativas/erros e um pouco de nós.

• Photo of joaoricardo69
    joaoricardo69 Nov 28, 2023

Só uma pequena correção, o nome da praia de Freixo é Congida.