PETAR - Dia 02 - Trilha da Caverna do Diabo e Queda do Meu Deus / SP - Marcelo

Photo ofPETAR - Dia 02 - Trilha da Caverna do Diabo e Queda do Meu Deus / SP - Marcelo Photo ofPETAR - Dia 02 - Trilha da Caverna do Diabo e Queda do Meu Deus / SP - Marcelo Photo ofPETAR - Dia 02 - Trilha da Caverna do Diabo e Queda do Meu Deus / SP - Marcelo

September 8, 2023
September 2023

near Bairro da Serra, São Paulo (Brazil)

Trilha gravada no dia 08/09/2023. Gravei tanto o caminho de carro como o a pé.

Depois de tomar o café da manhã no camping, fomos pra agência se encontrar com o pessoal. Depois do grupo todo reunido, cada um entrou em seus carros e fomos em direção a El Dorado, para ir na primeira atração do dia: a Caverna do Diabo.
São cerca de 50 Km de distancia dali da agencia até o receptivo da caverna, ou seja, quase uma hora de estrada. Como no dia dia da chegada no PETAR, chegamos à noite/madrugada, não vimos a beleza que é este caminho. Só ela em si já vale o caminho. É margeando o rio Ribeira e é bem bonito.
Depois de uma subidona, chegamos no receptivo do Caverna do Diabo. Ali também tem uma pequena loja com lembrancinhas para vender, mas sem muitas opções (e nada me agradou muito). Também tem um restaurante para quem deseja almoçar por ali.
Começamos a caminhada e eles têm um guia próprio da caverna. O nosso guia da agência ficou esperando a gente no receptivo enquanto íamos com o guia próprio deles, que é muito gente boa por sinal. Ele ia contando as histórias e lendas do local e o porquê de se chamar Caverna do Diabo.
Caminho é bem fácil e acessível à toda família. Até cadeirantes podem ir! A caverna tem toda uma iluminação especial e rende ótimas fotos. É absurdamente lindo lá dentro. Vale a pena conhecer.
No final da trilha, ainda há opção de ir na (pequena) cachoeira do Araça e uma subida até o mirante do governador. O guia falou que da pra ir sozinho e sem guia neste mirante, mas demora cerca de umas duas horas pra ir e voltar. O povo preferiu não ir então voltamos pros carros e fomos para o Vale das Ostras. Lá a gente ia conhecer o complexo de cachoeiras da Cachoeira do Meu Deus.
Depois de uma pequena estrada asfaltada até o Vale das Ostras, se entra em uma estradinha de chão e subindo. A subidinha até o estacionamento da Cachoeira do Meu Deus é um pouco chatinha, mas da pra ir. Carro baixo chega também e não precisa ser um 4x4 não! Só ir de vagar e com cuidado.
Assim que estacionamos o carro, começamos a fazer a trilha descendo morro. Quando se chega lá embaixo, vai molhar os pés o tempo todo: passa por cerca de dez cachoeiras e atravessando o rio diversas vezes.
Quando chegamos na última cachoeira, que é a Cachoeira do Meu Deus, eu entendi o nome que é dado: realmente da vontade de falar "meu Deus!". É muito bonita e bem grande! Da pra tirar ótimas fotos ali.
Quando chegamos estava um pouco cheio, mas com o tempo ela foi esvaziando. Valeu muito a pena ter conhecido esses lugares. Vale a pena a sua visita.
Depois de curtir bastante, voltamos para os carros e pegamos a longa estrada de volta até Iporanga. Lá a gente comeu um pastel que é o point de encontro pós trilha ali do PETAR.
Agora era descansar para conhecer mais cavernas no próximo dia.
Acompanhaê!

PictographCar park Altitude 1,224 ft

PictographInformation point Altitude 1,460 ft

PictographCave Altitude 1,178 ft

Muito bonito e estruturado lá dentro

Cachoeira do Araçá

PictographCar park Altitude 702 ft

vai molhar o pé quase que o tempo todo. Vai de bota e tudo mesmo.