Photo ofPedra Da Macela / Cachoeira Do Pimenta / Cachoeira Do Desterro / Lavandário - CUNHA/SP Photo ofPedra Da Macela / Cachoeira Do Pimenta / Cachoeira Do Desterro / Lavandário - CUNHA/SP Photo ofPedra Da Macela / Cachoeira Do Pimenta / Cachoeira Do Desterro / Lavandário - CUNHA/SP

September 26, 2019
September 2019

•   4.3 1 review

near Penha, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 2092 times, downloaded 74 times

O roteiro aqui demarcado consiste em conhecer alguns pontos turísticos da inspiradora Estância Climática de Cunha, todos perfeitamente conciliáveis justamente por estarem praticamente na mesma rota, sendo possível desta maneira realizar essa visita num único final de semana. A locomoção foi feita de van fretada, e a primeira parada se originou na Pedra da Macela , com a intenção de contemplar um magnífico nascer do sol do ponto mais alto da montanha. A trilha foi realizada de madrugada para essa finalidade. Depois, nos dirigimos até a Cachoeira do Pimenta, a mais bonita do dia – local este onde também almoçamos. E partimos em seguida até a Cachoeira do Desterro - a mais próxima da região – e igualmente bela. Para finalizar a tarde, nos dirigimos até o famoso campo de lavandas para apreciar o pôr-do-sol de um de seus belíssimos mirantes.

>> Pedra da Macela

Tempo médio de subida: 45 minutos á 1h00 min.;
Extensão: Aproximadamente 2 quilômetros;
Altitude máxima: 1.840 metros.

O trajeto da base da montanha até o topo é relativamente curto e consiste basicamente numa ladeira “concretada”. Exposição solar total.

Do alto do cume, olhando para o leste, é possível ver a cidade de Paraty, o litoral pertencente à Costa Verde, parte da ilha Grande e a Usina Nuclear de Angra dos Reis. Na direção Noroeste, é possível contemplar alguns cumes da Serra da Mantiqueira, dentre os quais se destaca o Pico dos Marins.
Acesso gratuito, com áreas demarcadas de camping.

>> Cachoeira do Desterro

Trilha fácil de percorrer. Pertencente à propriedade particular, porém, não cobram acesso, não há estrutura. Linda queda com poção para banho.

>> Cachoeira do Pimenta

Entrada gratuita, e com boa infraestrutura, contendo sanitários e lanchonete (Almoços mediante reservas).
Cachoeira contém três níveis de quedas, todas acessíveis por trilhas e com piscinas naturais ideais para banhos, exceto o da segunda queda, onde não é possível entrar devido a força das águas.
Não oferece nenhuma dificuldade técnica.

>> Lavandário

O Lavandário é uma propriedade privada para o cultivo de lavandas e ervas aromáticas. Está situado numa região montanhosa, e portanto, para se chegar ao topo da plantação, encontrará uma subida íngreme de cerca de 50 metros de distância. O local ainda conta com uma casa em estilo provençal, onde podem ser adquiridas mudas e demais produtos desenvolvidos com óleos essenciais e plantas.
No café servem produtos com as ervas aromáticas orgânicas cultivadas lá, como chás, sorvetes, tortinhas e cupcakes.
Acesso – R$ 10,00 reais.

Maiores informações: https://lavandario.com.br/

Organização: NOROESTE - SP
Fotos: NOROESTE - SP

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)

PictographCar park Altitude 4,757 ft

Portaria

Início da caminhada

Parte que termina a subida concretada e segue agora por curto trecho de estrada de terra. > Trajeto muito bem sinalizado! (Virando á esquerda, outra área de camping provisória).

PictographCampsite Altitude 5,902 ft

Todos os locais de camping estão devidamente demarcados.

Cume

Cachoeira Do Pimenta

Estrutura

Por trilha

Segunda Queda

Contemplação. Não é possível entrar.

Terceira e Última Queda

PictographCar park Altitude 3,527 ft

Acesso á Estrada

Porteira / Cachoeira Do Desterro

Acesso

PictographBridge Altitude 3,097 ft

Atravessar a ponte e acessar á esquerda. Região de pasto.

Parte de cima da Cachoeira

Parte de Baixo

• Photo of Nilton m
    Nilton m Aug 29, 2022

Fantástica as cachoeiras e a macela

• Photo of Ariane GS
    Ariane GS Aug 29, 2022

Agradeço o Feedback Nilton! Essa trilha e trajeto faz um tempo que eu fiz e que bom saber que continua atual. Abraços.