Photo ofExpedição Patagônia: Carretera Austral - Parte 27 - Cochrane x Paso Roballo x Chile Chico Photo ofExpedição Patagônia: Carretera Austral - Parte 27 - Cochrane x Paso Roballo x Chile Chico Photo ofExpedição Patagônia: Carretera Austral - Parte 27 - Cochrane x Paso Roballo x Chile Chico

April 28, 2024
April 2024

near Cochrane, Aysén (Chile)

Nossa intenção era cruzar a fronteira pelo Paso Roballos mas, chegando lá, descobrimos que é necessário emitir antes pela internet um documento chamado salvo-conduto, pois não há complexo fronteiriço do lado do Chile ali (não sei informar se existe do lado da Argentina). Quem cuida da fronteira ali são os Carabineros e não há PDI nem Aduana. Inclusive, há duas redes de wi-fi ali que poderíamos utilizar para emitir os documentos, mas o carabinero não quis informar a senha (disse que não há wi-fi, o que não é verdade) e, mesmo que conseguíssemos alguma internet, teríamos que esperar algumas horas pela aprovação do documento. O local com internet mais próximo é a sede do Parque Nacional Tamango, que fica próximo às margens da Carretera Austral.

Tudo isso foi, na verdade, uma grande sorte da nossa parte pois, se conseguíssemos atravessar por ali, perderíamos uma das estradas mais estonteantes que já dirigimos: a Ruta 265, que vai da Carretera até Chile Chico, às margens do lago General Carrera. Nesse dia, passamos ali à noite, mas já foi possível ver o quão absurda era a beleza do lugar. Com isso, voltamos no outro dia até o ponto inicial da parte mais bonita para refazer o trecho. E como valeu a pena!!!!

Lição para você que está lendo: não vá pelo Paso Roballos, e sim por Chile Chico, pois é MUITO mais bonito. Paso Roballos é bonito? Sim, com certeza, mas se você passou pela Carretera, já viu coisas bem mais incríveis. Mas a Ruta 265, eu te garanto, vai te surpreender.

Atenção: 100% rípio. Baixe a calibragem para não acabar com uma pedra dentro do pneu. Venha com pneus novos.