Galapaguera, Puerto Chino e Laguna El Junco: PN Galápagos

Photo ofGalapaguera, Puerto Chino e Laguna El Junco: PN Galápagos Photo ofGalapaguera, Puerto Chino e Laguna El Junco: PN Galápagos Photo ofGalapaguera, Puerto Chino e Laguna El Junco: PN Galápagos

May 6, 2019
May 2019

near Puerto Baquerizo Moreno, Galápagos (Ecuador)

Este dia fizemos um tour de carro que atravessa a Ilha de San Cristóbal. Passamos por 3 atrações principais: o centro de criação de tartarugas Galapaguera, a praia de Puerto Chino e a lagoa vulcânica El Junco.

No dia anterior a este passeio paramos alguns táxis na rua para pedir informações de passeios turísticos. Logo de cara encontramos o Christian, um local muito gente boa que ofereceu ser nosso motorista por um dia ao preço de 70 dólares para o grupo (infelizmente, perdi seu contato). O passeio para as 3 atrações citadas durou 6 horas e tomamos o tempo que quisemos em todas as paradas, porque o Christian não nos apressou em nenhum momento.

Logo de manhã, ele nos buscou no nosso hostel e dirigimos por 25 minutos até chegar na Galapaguera. Este centro de criação é menos visitado que o Darwin Center, mas não menos bonito. É possível ver as tartarugas em todas as fases da vida e, quando adultas, elas possuem um casco bem diferente da forma observada nas tartarugas de Santa Cruz.

Ficamos duas horas no centro e depois partimos para Puerto Chino. O estacionamento para esta praia está a menos de 5 minutos de distância da Galapaguera. Caminha-se 15 minutos mais e voilà! Surge a singela praia de águas límpidas e azuis.

Andamos pelo costão da Praia de Puerto Chino e encontramos um booby super tranquilão. Fiquei fascinado por estas aves e suas patas de coloração azul intenso.

Na sequência, voltamos ao carro e dirigimos até a parte alta da ilha para visitar a Laguna El Junco, um lago de origem vulcânica de 200 metros de diâmetro. No período de 1h20min caminhamos até o mirante com vista pra lagoa, descemos até o nível da água e demos a volta na trilha que a circunda.

Há uma infinidade de fragatas que voam do mar até a lagoa, a qual está na cota 650 m, para se limparem do sal do mar. Esta lagoa é a única de água doce do arquipélago.

Por fim, dirigimos por mais 15 minutos para chega de volta à vila.

Distância percorrida de carro ida e volta: 49 km
Distância caminhada Galapaguera + Puerto Chino + El Junco: 6 km
Tempo total gasto ida e volta: 6 horas

Vila El Progreso

PictographCar park Altitude 1,913 ft

Estacionamento

Galapaguera (centro de criação de tartarugas)