Fazendas do Bloco Medonho

January 26, 2024
January 2024

near Cambuí, Maranhão (Brazil)

Rodada técnica do dia 26/01/2024

T B03 Faz Itapuá Variedade 75i76

Lavoura com potencial de 60 sc/ha.

T D01 Faz São Francisco Variedade Origem

Lavoura com potencial de 68 sc/ha. 215 mil plantas área sem Terrus.

Photo ofT D02 Faz São Francisco Variedade Origem Photo ofT D02 Faz São Francisco Variedade Origem Photo ofT D02 Faz São Francisco Variedade Origem

T D02 Faz São Francisco Variedade Origem

Potencial de 75 sc/ha Área com Terrus Espetacular

Photo ofT D05 Faz São Francisco Variedade Olimpo. Photo ofT D05 Faz São Francisco Variedade Olimpo. Photo ofT D05 Faz São Francisco Variedade Olimpo.

T D05 Faz São Francisco Variedade Olimpo.

Potencial de 60 sc/ha. Presença de nematoide de cisto

T D11 Faz São Francisco Variedade Origem

Lavoura com potencial de 65 sc/ha. Área compactada (Terrus).

Photo ofT D10 Faz São Francisco Variedade Origem Photo ofT D10 Faz São Francisco Variedade Origem Photo ofT D10 Faz São Francisco Variedade Origem

T D10 Faz São Francisco Variedade Origem

Potencial de 70 sc/ha Temos problemas de compactação, entra em 2º plano de importância dê Terrus.

T D18 Faz São Francisco Variedade FT3191

Potencial de 58 sc/ha. Área de 1º ano

T D04 Faz São Francisco Variedade Bônus

Potencial de 70 sc/ha Temos compactação no solo

Photo ofT D03 Faz São Francisco Variedade Olimpo Photo ofT D03 Faz São Francisco Variedade Olimpo Photo ofT D03 Faz São Francisco Variedade Olimpo

T D03 Faz São Francisco Variedade Olimpo

Potencial de 65sc/ha Nematóide de cisto e compactação

Talhões E02e E03 Faz Cristalina Variedade Extra

Potencial de 60 sc/ha Todos os tratos culturais realizados! Está entregue. Somente dessecação e colheita.

T F14 Faz Santo Antônio

Área de abertura. Área que precisamos fazer uma sondagem pra saber se temos ou não lajedo nessa área. Havendo lajedo fazermos pastagem permanente

T J15 Faz Santo Antônio

Área de abertura. Cascalho, sugestão de pastagem permanente nesse T também.

T H02 Faz Cristalina Variedade Origem

Lavoura com potencial de 70 sc/ha

T I02 Faz Cristalina Variedade DM81i84

Lavoura com potencial de 65 sc/ha Sanidade espetacular.

Photo ofTH05 Faz Cristalina Variedade Ataque Photo ofTH05 Faz Cristalina Variedade Ataque Photo ofTH05 Faz Cristalina Variedade Ataque

TH05 Faz Cristalina Variedade Ataque

Lavoura com potencial de 70 sc/ha Cultivar que pode ser 20% do Bloco do medonho

T H07 Faz Cristalina (Área do Rui).

Pastagem com implantação espetacular. Tivemos falhas na aplicação, que já foram plantadas resolvido esses detalhes.

T A01 Faz Itapuá Variedade Extra.

Lavoura com potencial de 62 sc/ha Sanidade e enchimento dos grãos ótima. Está entregue já.

T B01 Faz Itapuá Variedade Bônus

Potencial de 60 sc/ha. Esse ano essa cultivar (boa tradição de altos tetos), não per formou conforme o histórico dela. Perdemos muito com escaldadura na fase de crescimento e enchimento de grãos, conforme mostra as folhas requeimadas (senescencia antecipada).

Talhões A03 de A04 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 65 sc/ha Sanidade ótima, dentro das expectativas.

T A02 Faz Itapuá Variedade Extra.

Lavoura com potencial de 60 sc/ha. Mesma situação do A01. Lavoura entregue após essa última aplicação.

T C01 Faz Itapuá Variedade M8372

Lavoura com potencial de 60 sc/ha. Manchas mais verdes (onde ficou mais rala), população baixa porém compensou em engalhamento etc. área que estava nos riscos de perdas severas (Macrophomina), e se manteve bem até o enchimento completo dos grãos.

T C07 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 58 sc/ha Área que estava na lista de altas perdas (morte súbita causada pôr Macrophomina), que após chuvas, se manteve enchendo os grãos (exceto manchas mais compactadas), que hoje já estão em senescencia. Superou as expectativas da última visita.

T C03 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 54 sc/ha. Parou de perder o potencial (embora tenhamos perdido 10 sc/ha) do potencial pela doença (Macrophomina), plantas que morreram em R5.3, se mantém enchendo o restante dos grãos em 60% das plantas (plantas verdes da imagem). Dessecação prevista para dia 01/02/2024.

T C08 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 55 sacas/ha. Idem C03

T C04 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 45 sc/ha. Temos hoje: 30% de grãos verdes ainda 70% de grãos maduros com PMG de 120 g Teremos grãos avariados etc. em função da desuniforme de maturação. Plantas que morreram antes e plantas que resistiram aos problemas da doença e os intempéries climáticos.

T C05 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 55 sc/ha (podendo haver surpresas boas ainda). Após chuvas, tivemos uma recuperação ótima das plantas (temos falhas e demais intempéries já mencionados desse T), mas se manteve viva e enchendo os grãos, onde o PMG será o diferencial nessa situação.

T C14 Faz Itapuá Variedade FT3191

Lavoura com ótima recuperação, todo potencial pra definir ainda (mas hoje mostra superior a 55 sc/ha). Essa informação das área de 1º ano, se extende para todos os Talhões da 3191.

Photo ofT C09 e C10 Faz Itapuá Variedade Olimpo Photo ofT C09 e C10 Faz Itapuá Variedade Olimpo Photo ofT C09 e C10 Faz Itapuá Variedade Olimpo

T C09 e C10 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lavoura com potencial de 58 sc/ha. PMG ótimo. Acima de 180 g Porte baixo devido aos intempéries climáticos, mas com stand bom.

T C16 Faz Itapuá Variedade Extrema

Lavoura com potencial de 50 sc/ha. Esse T tivemos perdas severas de stand. (Qualidade de plantio e escaldadura), haja visto tamanhas dificuldades climáticas, que o T C11 foi replantado por completo por falta de chuvas. Talhões mais arenosos da Faz.

T C11 Faz Itapuá Variedade Origem

Área de replantio com potencial de 60 sc/ha

T B03 Faz Itapuá Variedade DM75i76

Lavoura com potencial de 55 sc/ha. Cultivar que não resistiu aos intempéries climáticos, perdeu porte drasticamente. Mesmo em área de intervenção, não expressou o potencial. Todas as áreas da Itapuá de intervenção e sem palhada, (exceto o TD13), tivemos perdas enormes no potencial produtivo em função dos estresses climáticos.

T B02 Faz Itapuá Variedade Extra

Lavoura com potencial de 55 sc/ha. Área de intervenção, sem palhada, perdeu drasticamente o potencial produtivo.