Fazenda Tecohá

47 minutes
July 7, 2021
July 2021

near Querência, Mato Grosso (Brazil)

Rodada Técnica do dia 07/07/2021

T 06 Tecohá, Escarificação

Perfil de 30 a 35cm de profundidade. Serviço espetacular.

Talhões 01 e 02 Tecohá

Avaliação e interposição dos mapas de colheita, mapas de fertilidade e mapa de colheita, mostrando e confirmando a deficiência de potássio e enxofre, bem como imagens das raizes mostrando compactação do solo. Com relação à doença de colmo, está sem danos.

T 23 Tecohá Híbrido FS 512

Conforme avaliação in loco, interpolando os dados de fertilidade, bem como mostra as imagens, estamos com problemas sérios de acamamento, devido a alta pressão de MACROPHOMINA no colmo. Quanto a fertilidade, não justifica esse acamamento, e sim os problemas de doença do colmo, acima citado.

T 36 Híbrido FS 512

Conforme interpolação dos dados de fertilidade, que estão a contento e dentro dos padrões, o acamamento que está iniciando nesse híbrido nesse talhão se refere à exaustão dos colmos por conta do estresse Hídrico, no entanto, mostra infestação de ANTRACNOSE no colmo, sem obviamente à presença de Macrophomina comparado ao T23 com o mesmo híbrido, onde não se justifica problemas de fertilidade. Com essas informações, precisamos avaliarmos com levantamento monitorado todos os híbridos no quesito das doenças de colmo e fertilidade.

T 36 Híbrido FS 500

Conforme avaliação do Híbrido FS 512 no mesmo talhão, que tem obviamente as mesmas características de fertilidade, mostra os mesmos sintomas de Antracnose no colmo, sendo o estresse Hídrico, o principal fator pela exaustão dos colmos.

Após analisarmos as imagens de NDVI, apresentou nesse ponto, nos dois Híbridos, uma imagem vermelha na questão de massa foliar, no entanto, só se justifica ser problemas com chuva e compactação conforme mostram as raizes.

Photo ofTalhões 30/34, 31. Híbrido Fórmula VIP 2 Photo ofTalhões 30/34, 31. Híbrido Fórmula VIP 2 Photo ofTalhões 30/34, 31. Híbrido Fórmula VIP 2

Talhões 30/34, 31. Híbrido Fórmula VIP 2

Conforme avaliação in loco, híbrido com ótimo performance em todos os quesitos, mesmo sabendo que essas áreas são mais favoráveis na questão Hídrica, no entanto os investimentos foram aquém da média da Fazenda. Quanto ao histórico de fertilidade, está sendo ajustado para alto padrão, garantindo o potencial produtivo de todas as culturas.

T 21 Tecohá Híbrido Fórmula VIP 2

Essa área tem histórico de reter água (Área baixa), baixo investimento, com ótimo potencial produtivo pela época de plantio e com 75 dias sem chuvas no ciclo. Sanidade espetacular com apenas uma aplicação de Fungicida. Híbrido interessante para fechamento de plantio. Vamos rever nosso planejamento nesse quesito.