Fazenda Itapuá

February 19, 2024
February 2024

near Cambuí, Maranhão (Brazil)

Rodada técnica do dia 19/02/2024

Photo ofT C03 Faz Itapuá (milho Safrinha P3845). Photo ofT C03 Faz Itapuá (milho Safrinha P3845). Photo ofT C03 Faz Itapuá (milho Safrinha P3845).

T C03 Faz Itapuá (milho Safrinha P3845).

Lavoura bem implantada (milho com coeficiente de 15%), Brachiaria muito em estabelecida (stand dentro das expectativas). Já realizado a Atrazina. Foram realizados duas doses de Tricoderma, minha sugestão é de fazermos mais uma aplicação em V5. Motivo desse investimento (Tricoderma), alta pressão de Macrophomina, tanto das palhadas de milho remanescentes e a soja que tivemos as perdas (histórico recente).

T C04 Faz Itapuá

T C09 Faz Itapuá (Milha Safrinha).

T C16 Faz Itapuá Variedade Extrema

Mantém o potencial de 55 sc/ha. Precisamos fazer o Herbicida (Glifosato e Cletodin), na sequência Brachiaria sobre semeadura

T C11 Faz Itapuá Variedade Origem

T C14 Faz Itapuá Variedade FT3191

Lavoura com ótimas surpresas no potencial produtivo (tivemos uma reação espetacular dos micros etc). Pode chegar a 60 sc/ha ou mais. Está em R5.3 ou seja temos que avaliar em R6 para uma precisão melhor desse potencial. O que temos hoje, é uma resposta espetacular dos investimentos.

Photo ofT B03 Faz Itapuá Milho safrinha AG 8480 Photo ofT B03 Faz Itapuá Milho safrinha AG 8480 Photo ofT B03 Faz Itapuá Milho safrinha AG 8480

T B03 Faz Itapuá Milho safrinha AG 8480

Área que foi realizado a intervenção, plantio de soja precoce. Não atingiu as expectativas de produção (tivemos escaldadura e demais intempéries de clima), perdendo o potencial em 20 sc/ha na soja. Colheita em tempo chuvoso, e os rastros das máquinas está visível de um grande problema para a próxima safra, como já temos isso no bloco C. Após a colheita do milho safrinha, (onde teremos palhada de Brachiaria e milho), fazermos a descompactação desses rastros com o Terrus, inclusive, se necessário, migramos das áreas programadas para essas etc. Minha sugestão: Não fazermos investimentos em intervenção em áreas de soja precoce (preferencialmente sempre milho verão nessas áreas “com Brachiaria “), não havendo economicidade desse manejo, não fazermos intervenção, somente Brachiaria.