Fazenda Itapuá

January 6, 2024
January 2024

near Cambuí, Maranhão (Brazil)

Rodada técnica do dia 06/01/2024 (parcial do dia).

T C04 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Colapso (morte súbita) causada pôr Macrophomina. Outra suspeita de alta severidade para essa ocorrência, são as viroses em soja, que só através de exame laboratorial para confirmar esse tamanho problema. Estou levando plantas para analisar em Porto Alegre RS sobre essa dúvida nossa. Ponto esse com 80% das plantas mortas e ou contaminadas . Está em R5.3 Perdas severas de até 40% da produção nessa situação (hoje).

T C05 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Entrou em colapso da mesma forma do C04.

Lavoura aparentemente normal no visual, porém o fungo está alastrado dentro das plantas, e os riscos de morte súbita pôr Macrophomina são eminentes e danosos infelizmente. Danos na produção: Em média 1,0 sc/ha de perda do potencial por dia de antecedência da maturação normal. Nessa situação que estamos nesse momento nesses Talhões hoje, temos prospecção de adiantar 15 a 18 dias do ciclo normal (15 a 18 sc/ha de perda do potencial estimado), que era de 65 sc/ha. Estima-se hoje 47 sc/ha.

TC05 Faz Itapuá

Imagens das plantas em pré sucumbência e colapso generalizado.

T C03 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Mesma severidade ora relatado dos demais Talhões (C04 e C05).

T C02 Faz Itapuá Variedade M8372

Conforme mostra nas imagens, temos os mesmos sintomas de (Macrophomina), nas raizes e hastes das plantas.

T C07 Faz Itapuá Variedade Olimpo

Lesões iniciando nas raizes e folhas em pré colapso (folhas carijós), indicando os riscos da infecção da Macrophomina. Em condições de ótima umidade no solo, as plantas se mantém enchendo os grãos, mas temos grandes riscos do problema ora mencionado anteriormente.