Fazenda Alvorada

January 16, 2022
January 2022

near Morro do Mato, Tocantins (Brazil)

Rodada Técnica do dia 16/01/2022

Photo ofT 15 Faz Alvorada. Variedade CZ 58B28 Photo ofT 15 Faz Alvorada. Variedade CZ 58B28 Photo ofT 15 Faz Alvorada. Variedade CZ 58B28

T 15 Faz Alvorada. Variedade CZ 58B28

Lavoura com ótimo potencial produtivo. Sanidade espetacular. Todos os tratos culturais realizados com sucesso. Temos reboleiras com porte menor, onde a sugestão, é de analisarmos o solo e raizes, (Área boa e área menor), sendo análise química, e Nematóides. (0 a 20 cm com raizes). Objetivo: Entender as possíveis diferenças, que podem ser também por compactação e ou até mesmo alagamentos em alguns casos específicos nessa Fazenda.

Photo ofT 01 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 01 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 01 Faz Alvorada. Variedade Extrema

T 01 Faz Alvorada. Variedade Extrema

Lavoura com bom potencial produtivo, porém estamos com manchas de solo por alagamentos. Precisamos fazer estudos aprofundados nesse quesito para tomada de decisões da drenagem!

Photo ofT 02 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 02 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 02 Faz Alvorada. Variedade Extrema

T 02 Faz Alvorada. Variedade Extrema

Lavoura com bom potencial produtivo, porém, tivemos problemas de abortamento de vagens por conta do clima chuvoso e falta de luz. Sanidade dentro das expectativas. Podemos alocar essa variedade para as áreas mais fracas.

Photo ofT 03 Faz Alvorada. Variedade NS 8383RR Photo ofT 03 Faz Alvorada. Variedade NS 8383RR Photo ofT 03 Faz Alvorada. Variedade NS 8383RR

T 03 Faz Alvorada. Variedade NS 8383RR

Lavoura com ótimo potencial produtivo. Sanidade boa, porém temos presença de Mancha Alvo. Quanto a população dessa variedade, em minha opinião, em solos corrido, no máximo 240.000 plantas/ha.

Photo ofT 04 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 04 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 04 Faz Alvorada. Variedade Extrema

T 04 Faz Alvorada. Variedade Extrema

Lavoura com ótimo potencial produtivo. Importante salientar que foi plantado no dia 17/10/21, com influência favorável do fotoperiodismo, reduzindo porte e consequentemente mais vagens sadias por planta.

T 05 Faz Alvorada. Variedade Bônus

Lavoura com bom potencial produtivo. Sanidade espetacular. Dessecação imediata.

T 17 Faz Alvorada. Variedade Bônus

Lavoura de área que fizemos intervenção, porém, estamos com uma anomalia do 9° ao 11° nó reprodutivo sem vagens em 50% das plantas. Vamos aguardar a maturação, para a conclusão do relato, onde temos possibilidade de infestação de Nematóide Aphelencoide (a confirmar ainda essa anomalia). Demais detalhes, dentro da normalidade, porém esse evento da anomalia, temos perdas do potencial produtivo.

T 06 Faz Alvorada. Variedade Bônus

Lavoura com bom potencial produtivo. Baixa incidência de doenças, em destaque para Mancha Alvo, porém sem danos ao potencial. Demais tratos culturais serão realizados dentro do planejado.

Photo ofT 11 Faz Alvorada. Variedade TMG 2381 Photo ofT 11 Faz Alvorada. Variedade TMG 2381 Photo ofT 11 Faz Alvorada. Variedade TMG 2381

T 11 Faz Alvorada. Variedade TMG 2381

Lavoura com potencial produtivo médio, tivemos problemas de acamamento, prejudicando o potencial. Sanidade dentro da normalidade, com presença de Mancha Alvo. Podemos reduzir a população, nas condições de solo corrigido. Tivemos problemas com vento e chuva forte, acamando mais ainda as plantas.

T 10 Faz Alvorada. Variedade Bônus

Lavoura com ótimo potencial produtivo. Estamos com presença de Mancha Alvo, sem danos no potencial. Área com resteva de milho verão, contribuindo muito no resultado.

Photo ofT 12B Faz Alvorada. Variedade TMG 2381 Photo ofT 12B Faz Alvorada. Variedade TMG 2381 Photo ofT 12B Faz Alvorada. Variedade TMG 2381

T 12B Faz Alvorada. Variedade TMG 2381

Lavoura com ótimo potencial produtivo. Doenças, ervas e pragas com excelente controle. População adequado para as áreas de cascalho (230.000 /ha).

Photo ofT 12 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 12 Faz Alvorada. Variedade Extrema Photo ofT 12 Faz Alvorada. Variedade Extrema

T 12 Faz Alvorada. Variedade Extrema

Photo ofT 14 Faz Alvorada. Variedade FT 3191 Photo ofT 14 Faz Alvorada. Variedade FT 3191 Photo ofT 14 Faz Alvorada. Variedade FT 3191

T 14 Faz Alvorada. Variedade FT 3191

Lavoura com ótimo potencial produtivo. 3ª Aplicação de Fungicida com Fox dentro do planejado, e as duas aplicações subsequentes ao Fox, 2 aplicações com cronus 2,2 l/ha com intervalo de 15 dias entre as aplicações.

Photo ofT 20 Faz Alvorada. Variedade Guaporé Photo ofT 20 Faz Alvorada. Variedade Guaporé Photo ofT 20 Faz Alvorada. Variedade Guaporé

T 20 Faz Alvorada. Variedade Guaporé

Lavoura com ótimo potencial produtivo. Sanidade espetacular. Todos os tratos culturais realizados com sucesso até o momento. Área modelo de manejo, pelas dificuldades e histórico do talhão. Conclusões: Implantação das lavouras com ótima qualidade operacional. Todos os tratos culturais estão sendo realizados com muito capricho, mesmo com as adversidades do clima etc. Parabéns equipe Alvorada.