Activity

Desbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo

Download

Trail photos

Photo ofDesbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo

Author

Trail stats

Distance
77.04 mi
Elevation gain
3,642 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3,642 ft
Max elevation
1,608 ft
TrailRank 
29
Min elevation
954 ft
Trail type
Loop
Time
11 hours 27 minutes
Coordinates
7791
Uploaded
March 11, 2024
Recorded
February 2024
Be the first to clap
Share

near Aragarças, Goiás (Brazil)

Viewed 34 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofDesbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #17 - Azul das Águas em Barra dos Garça - Marcelo

Itinerary description

Dia 17

Assim como a fazenda Favo de Mel, a fazenda Recanto da Serra também só se pode fazer as trilhas/passeios com guias locais credenciados por eles. Tinha contratado antecipadamente o guia Sérgio (66) 9988 6583 e iríamos nos encontrar lá no estacionamento do supermercado Nilo, que fica ao lado do Shopping Barra Center.
Então, depois de tomar o nosso café da manhã lá fomos nós nos encontrar com o Sérgio. Assim que nos cumprimentamos, ele entrou no nosso carro e fomos em direção à fazenda recanto da serra para fazer o passeio Azul das Águas.
Sérgio acabou mostrando um caminho alternativo para poder chegar na estrada e acabou poupando algum tempo. No caminho, ele ia falando um pouco sobre a história do local e os misticismo também: toda a sua ligação com o mundo UFO e OVINIS. Até que foi engraçado, mas ele leva essa história bem a sério. Acredita mesmo.
Estradinha de chão um pouco longa para chegar no receptivo da fazenda, mas nada impossível. Qualquer carro chega.
Assim que chegamos no receptivo, vimos que ali tem internet, banheiros, uma pousada, uma piscina e água potável gelada. Também é o local onde se faz o pagamento no final do passeio. Se for um final de semana e estiver cheio, há possibilidade de deixar um almoço encomendado.
Entramos no carro e fomos em direção ao início da trilha. Porém, no meio do caminho apareceu várias de cabeça de gado na nossa frente. Tive até que parar o carro. Na minha frente tinha uma lombada gigante que eu sabia que o nosso carro baixo não iria passar. Perguntei ao Sergio se era por ali mesmo e ele ficou no celular e acabou não me respondendo. Entendi que ele tinha concordado e, mesmo sabendo que o carro não iria passar continuei avançando. E claro, o carro atolou. Lombada gigante e carro baixo, ficou com quase as 4 rodas no ar, sem contato com a estrada de chão.
Quando o carro atolou que Sergio voltou a olhar o caminho, hahaha. Mas já era, estávamos atolados. Ficamos quase uma hora tentando desatolar o carro, até que eu usei uma dica que tinha visto na internet que é colocar os tapetes do carro (o do motorista e o do passageiro) de baixo dos pneus frontais. Assim cria atrito e o carro consegue se deslocar. Foi só fazer o que falei que conseguimos desatolar.

Enquanto estávamos na luta de tentar desatolar o carro, os bois se aproximaram todos bem de perto. Depois de ver a gente (e rirem por dentro) eles foram embora. Quando eles se despersaram, vi que existia uma estrada alternativa, do lado da lombada gigante. Ai ai... não tinha visto antes justamente porque os bois estavam em cima dela. Mas enfim... Voltamos pro carro e deixamos ele estacionado em uma sombra para assim começar a nossa trilha.

O caminho é uma subidinha braba. Com o sol intenso do Mato Grosso, fica mais brabo ainda... Mas da pra fazer. Quando você está quase chegando no ponto de flutuação da pra ter o mirante que fica no topo da cachoeira. É bem bonito.
Neste mesmo mirante tem a pedra do beijo, que tem uma cor de água absurdamente linda!
Neste ponto, depois de um mihão de fotos e vídeos, você deixa suas as coisas e vai seguindo o rio adentro, flutuando. É bem legal e bonito. A cor da água com o sol fica muito bonito. Vale muito a pena conhecer.
Você vai flutuando pelo canion encantado, depois chega na cachoeira do portal. Lá em cima da cachoeira do portal, tem o poço da conquista. É muito bonito. Tivemos a sorte de estar um dia lindo.
Conhecidos estes atrativos, era hora de voltar. Satisfeitos com o passeio, voltamos tudo até o receptivo. Pagamos o passeio (não é barato. Na verdade nenhum passeio no MT é barato) e então pegamos a estrada para entregar o Sergio de volta lá no supermercado do centro de Barra dos Garça.
Realizado o passeio do dia, fomos caçar algum lugar para almoçar. Acabamos parando num lugar muito legal. Pedimos uma cervejinha pra comemorar o fim da nossa viagem desbravando o MT. Inesquecível.
A comida chegou e veio maior pratão. Muito bom. Em frente ao restaurante tem um posto de gasolina com um preço bem baratinho. No dia seguinte, onde iríamos voltar para Cuiabá, a gente ia abastecer naquele posto antes de ir embora.



O cronograma Desbravando o MT foi:

Dia 01 - Passeio em Cuiabá
Dia 02 - De Cuiabá a Vila Bela da Santíssima Trindade
Dia 03 - Cânions Jatobá e Cachoeira dos Namorados em Vila Bela
Dia 04 - Circuito da Cachoeira do Jatobá em Vila Bela
Dia 05 - De Vila Bela a Nova Lacerda
Dia 06 - De Nova Lacerda a Campo Novo do Parecis
Dia 07 - Salto Belo e Salto Utiariti na aldeia Sacre II
Dia 08 - Da Aldeia indígena Sacre II até Nobres
Dia 09 - Reino Encantando e Cachoeira dos Namorados em Nobres / Bom Jardim
Dia 10 - Lagoa Azul, Cachoeira Serra Azul e Lagoa das Araras em Nobres / Bom Jardim
Dia 11 - Aquário Encantando, Duto do Quebó e o Mirante do Cerrado em Nobres / Bom Jardim
Dia 12 - De Nobres até Mimoso e Cuiabá
Dia 13 - Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Dia 14 - Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Barra dos Garça
Dia 15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça
Dia 16 - Canyon Jatobá em Barra dos Garça
Dia 17 - Azul das águas em Barra dos Garça
Dia 18 - Barra dos Garça, Primavera do Leste e Cuiabá

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,191 ft
Photo ofReceptivo da Fazenda

Receptivo da Fazenda

tem wifi, banheiro, água gelada de graça. Se for no final de semana, também tem opção de almoço.

PictographWaypoint Altitude 1,223 ft
Photo ofOnde deixamos o carro

Onde deixamos o carro

PictographWaterfall Altitude 1,505 ft
Photo ofPonto onde deixamos as coisas e seguimos pelo rio

Ponto onde deixamos as coisas e seguimos pelo rio

A partir dali é só lugar surpreendente. Se tiver um belo dia de sol, a cor da água é incrível.

PictographWaypoint Altitude 987 ft
Photo ofAlmoço e uma cervejinha pra comemorar a viagem. Tem um posto de gasolina bem barato ali também.

Almoço e uma cervejinha pra comemorar a viagem. Tem um posto de gasolina bem barato ali também.

Comments

    You can or this trail