Desbravando o MT - Dia #16 - Canion Jatobá em Barra dos Garça - Marcelo

Photo ofDesbravando o MT - Dia #16 - Canion Jatobá em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #16 - Canion Jatobá em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #16 - Canion Jatobá em Barra dos Garça - Marcelo

March 11, 2024
February 2024

near Aragarças, Goiás (Brazil)

Dia 16

Começamos o dia indo até a casa do nosso guia Flavio. Tínhamos dito a ele no dia anterior que não provamos o tererê ali do Pantanal. Quando chegamos na casa dele para buscá-lo, ele veio com um cuia grande pra gente provar. Ele ainda colocou um pouco de limão e ficou MUITO bom. Adoramos.
Depois de provar o tererê, pegamos a estrada sentido a fazenda Favo de Mel. No caminho eu vi que tinha pouca gasolina, mas não falei com ninguém e resolvi arriscar. Um erro meu, reconheço. Digo isso porque a estrada não era tão perto quanto eu imaginava e tinha esquecido que estrada de chão, em algumas partes onde é necessário mais força do carro, gasta-se mais combustível. Consequência: Assim que chegamos no receptivo da fazenda, a luz da reserva acendeu.
A gente sabia que dava pra rodar um pouco ainda, mas não o suficiente pra voltar para o centro de Barra dos Garça. Por sorte, ou experiência, a fazenda Favo de Mel tinha uns galões de gasolina pra vender, justamente para essas emergências.
Porém, quando chegamos no receptivo, o Vinícios, dono da fazenda, não estava no local e não sabíamos se poderíamos pegar ou não e se aqueles galões eram exatamente de gasolina.
Deu a nossa hora e então pegamos o carro, ainda com o combustível na reserva e fomos em direção ao início da trilha. No caminho até o ponto onde costuma-se deixar o carro estacionado, tem um subida em estrada de chão que pede um pouco mais de força e de atenção do motorista, mas não é na da demais. Não pra quem está com o tanque cheio, hehe. Como a gente estava na reserva, resolvemos não subir essa parte e fomos andando.
O inicio da trilha é até parecida com a do dia anterior. Chega em um determinado ponto que viramos para um lado e seguimos um outro caminho. Este caminho, é claro, também é subindo. Mas pelo menos é uma subida um pouco mais leve.
O dia estava muito bonito e uma das nossas primeiras paradas foi em lugar que tinha tipo uma mesa de sacrifício. É bem bonito o local. Bem fotogênico. Ali você consegue ver, além da mesa do sacrifício em si, vê também os paredões rochosos da serra do roncador.
Continuamos o nosso caminho até chegar em um fonte de água. Infelizmente, as águas do MT não são geladas, logo, as águas pra beber também não são. Mas, da pra matar a sede. É fresquinha.
Conforme a gente ia avançando pelas pedras, dava pra ver alguns poços refletidos pela luz do sol e ficavam bem bonitos.
Nossa caminhada terminou quando chegamos tipo numa queda d'água. Ali era a entrada do cânion. De início não entendi muito, mas era só deixar as coisas ali e seguir pelo rio que logo eu iria entender. Praticamente virando a esquerda do lugar onde paramos já estávamos de cara para o cânion do Jatobá.
Neste cânion, se você for na época de seca, conseguirá ver ele bem cristalino e azulzinho. Como fomos na época de chuva, ele estava na coloração verde, mas mesmo assim valeu muito a pena. É um tipo de passeio onde a transparência da água não afeta em nada, porque o lugar em si já é lindo (e aventureiro).
Entrar naquele rio passando por dentro do canion é uma experiência bem legal. Tem partes que o sol bate e fica absurdamente lindo e transparente. Vale muito a pena conhecer. Lá mais pra dentro, tem uma cachoeira. Da pra subir uma via ferrata e ver a cachoeira lá de cima e, claro, pular lá do alto até o rio. É bem divertido.
Depois de um milhão de fotos e vídeos, e ter curtido o lugar até dizer chega, pegamos nossas coisas e começamos a voltar.
Ao chegar no receptivo da fazenda Favo de Mel, o Vinicíos falou por telefone que os galões que tinham ali era de gasolina pura. Ótimo! Depois de almoçar e descansar o barrigão, abastecemos metade deste galão no carro e voltamos para o centro de Barra dos Garça com este galão.
Parai no posto e pedi para completar o meu carro e abastecer a metade do galão que havia usado. O nosso guia Flavia iria levar de volta o galão para a fazenda no dia seguinte.
Mais um dia com um passeio incrível. Agradecemos muito ao Flavio e nos despedimos. Dia seguinte a gente iria fazer um passeio mas era em outra fazenda e já estava reservado com outro guia.

O cronograma Desbravando o MT foi:

Dia 01 - Passeio em Cuiabá
Dia 02 - De Cuiabá a Vila Bela da Santíssima Trindade
Dia 03 - Cânions Jatobá e Cachoeira dos Namorados em Vila Bela
Dia 04 - Circuito da Cachoeira do Jatobá em Vila Bela
Dia 05 - De Vila Bela a Nova Lacerda
Dia 06 - De Nova Lacerda a Campo Novo do Parecis
Dia 07 - Salto Belo e Salto Utiariti na aldeia Sacre II
Dia 08 - Da Aldeia indígena Sacre II até Nobres
Dia 09 - Reino Encantando e Cachoeira dos Namorados em Nobres / Bom Jardim
Dia 10 - Lagoa Azul, Cachoeira Serra Azul e Lagoa das Araras em Nobres / Bom Jardim
Dia 11 - Aquário Encantando, Duto do Quebó e o Mirante do Cerrado em Nobres / Bom Jardim
Dia 12 - De Nobres até Mimoso e Cuiabá
Dia 13 - Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Dia 14 - Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Barra dos Garça
Dia 15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça
Dia 16 - Canyon Jatobá em Barra dos Garça
Dia 17 - Azul das águas em Barra dos Garça
Dia 18 - Barra dos Garça, Primavera do Leste e Cuiabá

Mesa do sacrifício

Almoço

e comprei um pouco de gasolina lá com eles.

Completei com álcool e paguei o tanto de gasolina que peguei da fazenda Favo de mel.