Desbravando o MT - Dia #15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça - Marcelo

Photo ofDesbravando o MT - Dia #15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça - Marcelo

March 11, 2024
February 2024

near Aragarças, Goiás (Brazil)

Dia 15

Depois de tomar nosso café da manha, fomos até a casa do guia buscá-lo. O passeios por lá na fazenda "Favo de Mel" só podem ser feitos com guias, e com guias credenciados deles. Isso devido à uma briga de família entre os dos donos das fazendas e com isso houve uma divisão entre quem está do lado de quem. Mas não se preocupe: já está tudo acertado e bem dividido entre os donos de terra. Não há perigo.

Fizemos o passeio deste dia, e do dia seguinte, com o guia Flavio (66) 9246-8622. Recomendo.
Depois de pegar o Flavio fomos dirigindo até a entrada da fazenda. No caminho até lá, ele mostrou a cachoeira da bailarina que, de tão grande, da pra ver de longe na estrada. Porém, ele falou: se a gente está vendo a cachoeira daqui, é um sinal que teve muita chuva por lá esses dias e as cachoeiras não devem estar tão cristalinas.
Uma pena, mas seguimos o nosso caminho.
A ideia ao chegar ali na fazenda, era fazer a trilha "batéia parte baixa", porque tinha uma cachoeira bem bonita. Porém, ali no receptivo, eles nos mostraram uma foto de como estava esta cachoeira no dia anterior, e por causa das chuvas de uns dias atrás, a transparência da água realmente estava prejudicada. A água que costuma ser azul, estava cor de barro. Esta é a consequência de quem não viaja na melhor do ano, hehehe. Eles nos deram outra opções de trilhas por ali mas achei tudo muito sem graça. Somado ao fato de as águas estarem turvas, os passeios não serem baratos, então teria que ser algo legal. Resolvemos então fazer a trilha mais longa dali que é ir no Santuário das Araras. Isso porque, mesmo que a água estivesse turva, teríamos os ninhos das araras para contemplar.
Decidido qual o passeio fazer, entramos no carro e fomos em direção ao início da trilha. Até lá, tem uma subidinha de estrada de chão que é bom ir embalado e evitando a terra muito fofa, senão não sobe.
Após chegar no local onde deixamos o carro, começamos a andar. O nosso guia Flávio ia falando diversas curiosidades sobres as plantas do cerrado e lendas daquela região. Ele é muito gente boa.
No caminho tem umas subidas que dão pra cansar bastante. Como tem pouco vento e calor absurdo que faz se no Mato Grosso, isto faz com que a trilha seja um pouco desgastante. Mas da pra ir.
O bom de ter feito a trilha nesta época é que, embora a gente não tenha águas cristalinas, podemos ver umas cachoeiras que só surgem neste época. Uma delas foi bem no topo de uma subida. Nossa, é maravilhosa! Água na temperatura certa. Embora pequena, não dava vontade de sair. Uma delícia!
Depois de passar uns minutos se refrescando nesta cachoeira, continuamos a andar. Passamos por uma árvore bem bonita, mas a próxima parada foi mesmo ao lado de um dos paredões que fazem parte da serra do roncador. Um pouco mais abaixo deste paredão, tem uma pequena queda d'água onde o barulho que a água fazer ao se chochar nas pedras é bem diferente: parece de uma onça rugindo! É muito legal!
Em outras partes dessa serra, o barulho do vento, faz com que pareça o som de um ronco, e por isso ganha esse nome de serra do roncador.
Depois que pegar um pouco de água ali na pedra que faz barulho de onça, continuamos a nossa caminhada, passando por algumas pedras até que chegamos finalmente no santuário das araras.
Como já esperávamos, a água não estava aquele azul cristalino que vimos nas fotos. Estava um verde turvo, mas em compensação tinha uma cachoeira que só fica disponível nestas épocas de chuva. Bem bonita, por sinal.
Além da cachoeira em si, tem os ninhos das araras vermelhas. São várias! Muito bonito e com uma energia muito boa.
Uma dica é, se tiver uma câmera e uma lente teleobjetiva, vale muito a pena este passeio. Assim você consegue dar um belo zoom nos casais de araras.
Depois de tirar um milhão de fotos, mergulhar, fazer um lanche e ainda se batizar na cachoeira; voltamos o caminho todo até o receptivo. Ali nós almoçamos uma comida muito boa feita por uma senhorinha deles, que deve ser parente do dono da fazenda.
De barrigão cheio e felizes pela aventura do dia, pegamos o carro e voltamos para o centro de Barra dos Garças. Deixamos o guia em casa e voltamos para a pousada pra descansar um pouco.
A noite ainda demos uma voltinha pela cidade para conhecê-la. Gostamos muito da praça matriz e da orla ali perto do rio Aragarças que tem alguns restaurantes.
Na praça matriz tem um busto em homenagem ao Coronel Inglês Percy Fawcet, que em 1925 partiu para tentar localizar uma civilização perdida (de El Dorado) e nunca mais foi visto.

Segundo Wikipedia :

"Em 1925 convidou seu filho mais velho, Jack Fawcett, para acompanhá-lo em uma missão em busca de uma cidade perdida, a qual ele tinha chamado de "Z". Após tomar conhecimentos de lendas antigas e estudar registros históricos, Fawcett estava convencido que essa cidade realmente existia e se situava em algum lugar do estado do Mato Grosso, mais precisamente na Serra do Roncador. Curiosamente antes de partir ele deixou uma nota dizendo que, caso não retornasse, nenhuma expedição deveria ser organizada para resgatá-lo. O seu último registro se deu em 29 de maio de 1925, quando Fawcett telegrafou uma mensagem a sua esposa dizendo que estava prestes a entrar em um território inexplorado acompanhado somente de seu filho e um amigo de Jack, chamado Raleigh Rimmell. Eles então partiram para atravessar a região do Alto Xingú, e nunca mais voltaram."

Tem um filme bem legal sobre isso "Z: a cidade perdida". Vi esse filme uns anos antes de planejar esta viagem para o MT, e chegar ali foi uma experiência/realização bem legal.

O cronograma Desbravando o MT foi:

Dia 01 - Passeio em Cuiabá
Dia 02 - De Cuiabá a Vila Bela da Santíssima Trindade
Dia 03 - Cânions Jatobá e Cachoeira dos Namorados em Vila Bela
Dia 04 - Circuito da Cachoeira do Jatobá em Vila Bela
Dia 05 - De Vila Bela a Nova Lacerda
Dia 06 - De Nova Lacerda a Campo Novo do Parecis
Dia 07 - Salto Belo e Salto Utiariti na aldeia Sacre II
Dia 08 - Da Aldeia indígena Sacre II até Nobres
Dia 09 - Reino Encantando e Cachoeira dos Namorados em Nobres / Bom Jardim
Dia 10 - Lagoa Azul, Cachoeira Serra Azul e Lagoa das Araras em Nobres / Bom Jardim
Dia 11 - Aquário Encantando, Duto do Quebó e o Mirante do Cerrado em Nobres / Bom Jardim
Dia 12 - De Nobres até Mimoso e Cuiabá
Dia 13 - Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Dia 14 - Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Barra dos Garça
Dia 15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça
Dia 16 - Canyon Jatobá em Barra dos Garça
Dia 17 - Azul das águas em Barra dos Garça
Dia 18 - Barra dos Garça, Primavera do Leste e Cuiabá

ali você vai pegar as perneiras e almoçar no final do passeio.

só disponível em época de chuva (verão). Essa cachoeira é uma DELICIA!!!!

Faz parte da serra do roncador.

a água fica turva em épocas de chuva (verão). Pra pegar ela cristalina, vá no inverno e/ou primavera. Porém, para quem vai no verão é que tem uma cachoeira que só existe nesta época. tem várias araras vermelhas (ipiranga) por ali. Diferente das araras ca

Árvore com uma bela vista